faculdades e cursos para trabalhar em fazenda
Sem categoria

Quais faculdades e/ou cursos uma pessoa deve fazer para trabalhar em uma fazenda?

faculdades e cursos para trabalhar em fazenda

Faculdades e cursos necessários para trabalhar em uma fazenda (Foto: Reprodução/Isto é Saúde)

O setor agropecuário é um dos mais rentáveis do Brasil e por isso mesmo cada vez mais pessoas tem se voltado para as formações que habilitam para esse segmento. Devido ao crescimento e profissionalização de atividades como criação de gado e cultivo de alimentos está cada vez mais imprescindível ter qualificação obtida através de cursos de graduação e formação. A seguir vamos falar um pouco mais sobre os cursos que podem contribuir para quem deseja trabalhar numa fazenda.

Conheça Faculdades e/ou Cursos Para Trabalhar em uma Fazenda

Curso de Engenharia Agronômica

Esse talvez seja o curso mais completo para quem deseja atuar numa fazenda e tem como foco o aumento da produtividade em rebanhos e plantações. O engenheiro agrônomo é preparado para realizar todas as etapas de administração de um agronegócio.

Dentro das atividades que podem integrar a rotina desse profissional estão processos de criação de animais (da reprodução até o abate), definição das melhores instalações para cada espécie, planejamento de compras de ração e outros insumos para a fazenda além da supervisão da propriedade.

Curso de Medicina Veterinária

Embora haja uma relação comum do médico veterinário e o cuidado de animais domésticos, esse profissional, pode atuar cuidando da saúde e nutrição de rebanhos em fazendas também. O profissional pode se dedicar a exames e diagnósticos dos animais assim como elaborar uma dieta rica em nutrientes necessários para cada atividade que se espera que eles desempenhem. Cabe ainda ao veterinário a função de inspeção do fabrico de alimentos de origem animal bem como a verificação das condições de higiene em ambientes como criadouros e abatedouros.

Curso de Ciências Rurais

O profissional formado nesse curso tem conhecimentos amplos a respeito de processos envolvidos nas atividades rurais bem como de ciências agrárias para o aumento da produtividade com manutenção do equilíbrio do ambiente da fazenda.

Curso de Zootecnia

O objetivo da faculdade de Zootecnia é preparar profissionais com arcabouço de conhecimento para melhorar procedimentos para o fabrico de alimentos de origem animal. O zootecnista atua elaborando melhorias genéticas e nutricionais em animais da fazenda assim como pode contribuir com a elaboração de projeto agropecuário focado na produção de gado (de corte e de leite), suínos, aves e ovinos.

Curso de Engenharia Agrícola 

O profissional graduado em Engenharia Agrícola está habilitado para projetar, implantar e administrar equipamentos e técnicas que são necessários para a produção numa fazenda. O profissional dessa área tem amplos conhecimentos a respeito dos procedimentos pertinentes a uma propriedade rural.

Curso de Ciências Biológicas

O foco do profissional graduado em Ciências Biológicas é o estudo da vida por meio de observação em seu habitat e também a realização de pesquisas. Numa fazenda esse profissional pode se dedicar a elaborar métodos de melhoramento genético dos rebanhos assim como desenvolver planos de preservação da fauna e da flora.

Curso de Biossistemas e Biotecnologia

O objetivo do profissional que envereda por esse caminho é de alinhar conhecimentos das áreas de biologia, química e novas tecnologias buscando encontrar soluções de saúde, ambientais e químicas. Com o crescimento da aplicação da tecnologia ao setor agropecuário os profissionais habilitados em biotecnologia têm sido cada vez mais procurados.

Curso de Engenharia da Pesca

Um dos cursos menos conhecidos da lista, mas que pode ter ótima contribuição para profissionais atuantes em fazendas. O engenheiro da pesca atua realizando planejamento do cultivo, captura e posterior comercialização de peixes e outros seres aquáticos. Com o crescimento de fazendas aquáticas com foco no desenvolvimento de produtos esse profissional tem sido cada vez mais necessário.

Curso de Aquicultura

Outro curso direcionado para a criação e comercialização de animais aquáticos. Tendo caráter tecnológico esse curso habilita profissionais a desenvolver o melhor ambiente para a criação de espécimes marinhos. O aquicultor pode desenvolver e controlar todos os aspectos envolvidos na criação e comercialização de seres aquáticos sendo de grande relevância para o desenvolvimento desse tipo de negócio.

Curso de Administração Rural

Uma fazenda é um negócio e dessa forma precisa também de um profissional preparado para assumir a posição de líder. Algumas instituições no Brasil já oferecem cursos focados em administração para o meio rural. Em geral esses cursos possuem ênfase em algum aspecto relevante como custo de produção, desenvolvimento de cadeia produtiva, fabrico e comercialização de produtos entre outros.

Cursos Livres

Para quem já é formado num curso de graduação ou então está em busca de qualificação, mas dispõe de menos tempo para estudar a dica é procurar por cursos livres focados em atividades da rotina da fazenda. Fazer cursos que o tornem preparado para o manejo de animais da fazenda, por exemplo, pode ser uma forma de se inserir nesse segmento. O mais importante é ter uma qualificação pertinente as atividades que são desempenhadas no ambiente rural.

Ficou interessado em algum dos cursos que apresentamos ao longo dessa lista? Esperamos ter ajudado na sua escolha profissional.