Artigos Indispensáveis Para Seleiro

Acessorios para seleiros

Você deseja se tornar um seleiro em excelência no o trato com os animais? Então, vai gostar de conhecer mais detalhadamente alguns dos artigos indispensáveis para a tarefa de selar animais. As selas devem ser utilizadas com assertividade para que não gerem incômodo nos equinos e ofereçam um melhor desempenho para o cavaleiro.

Se você já selou um cavalo sabe que é importante que todos os itens da sela estejam devidamente preparados para o uso, assim como sejam de qualidade elevada. A seguir, vamos apresentar os itens fundamentais para realizar essa tarefa.

Estribo

Peça essencial para que o cavaleiro ou a amazona montem no cavalo, o estribo faz parte do dia a dia de quem pratica montaria. Recomendamos que você adquira uma peça feita com material de qualidade, como metal e madeira. A segurança e a confiança no estribo é essencial para garantir uma boa montaria. Também há excelentes opções de estribos de alumínio. A borracha para estribo é outro item indispensável para quem é seleiro.

Loro

Os estribos ficam presos às laterais da sela através de uma peça chamada de loro que geralmente é feita de couro. Fique atento à qualidade das fivelas para regulagem, afinal elas devem ser seguras. Tem opções de loro com estribo sendo comercializadas. E não esqueça de ter também uma boa trava de loro para ajudar você a segurar e regular a altura dos estribos.

Látego e contralátego para arreios e selas

Dois itens imprescindíveis para o processo de selagem de animais, pois eles ficam presos por argolas na armação. A função desses itens é promover o ajuste da barrigueira e da cilha. Escolha peças de materiais resistentes, como couro para manter a segurança do cavaleiro ou da amazona.

Fivelas

O seleiro precisa contar ainda com boas opções de fivelas em aço inox para conseguir confeccionar itens como gamarras, cabeçadas ou outros acessórios. É interessante ter também um bom passador de aço inox.

Alicate vazador furador de couro

No dia a dia do seleiro, é importante contar com ferramentas que o auxiliem a trabalhar com as peças de couro. O alicate vazador de couro é ideal para situações em que você precisa fazer furos em peças rígidas de couro para tornar mais fácil seu manuseio. Essa é uma peça que demanda conhecimento para ser manuseada para evitar se machucar e usar de maneira errônea.

Restaurador e condicionador de couro

É fundamental para o seleiro ter sempre à mão um bom produto restaurador e condicionador de couro que pode ser usado em selas, botas, arreios, cintos, bolsas e até em jaquetas. Esse produto age como um restaurador da qualidade do couro nas peças mais antigas e como um condicionador que amacia as peças mais novas. O ideal é usar produtos que ofereçam a função de repelente de roedores também.

Óleo mineral para couro

Outro produto que pode ajudar a amaciar o couro é o óleo mineral, perfeito para peças que são novas e apresentam rigidez excessiva podendo comprometer seu uso como selas e botas. Também é um produto interessante o óleo de mocotó que é reconhecido como um dos melhores amaciantes de couro do mundo, sendo feito a partir de ossos das patas de bois.

Bolsa para ferrador

Carregar as suas ferramentas com segurança e praticidade é essencial para ter os melhores resultados enquanto ferrador. Uma bolsa que tenha compartimentos internos para alocar todas as ferramentas torna mais simples esse processo, se tiver uma alça fica ainda melhor.

Kits de margaridas

Recebe o nome de margarida as peças de metal que têm como função fixar algumas partes da sela ou mesmo só enfeitar o artigo. Geralmente, as margaridas são vendidas em kits com 10 unidades e podem ter diferentes formatos como cruz, formatos abstratos, floral prata, temas religiosos, entre outros. Além das margaridas de prata envelhecida, você pode usar margaridas de couro cru.

Kit com tentos de couro

Um bom kit de tentos de couro, é importante para quem deseja atuar como seleiro devido ao fato de que permite fabricar peças de couro para diferentes usos no dia a dia.

Kit de arreamento

Claro que para um bom seleiro não pode faltar um kit de arreamento que possua artigos como látegos, contralátegos, barrigueira dianteira e traseira, estribos e loro. Adquirir os produtos num kit pode ser mais econômico para quem deseja fazer esse investimento para se tornar um seleiro.

Tão importante quanto adquirir os produtos que são indispensáveis para ser um seleiro é saber como utilizá-los em seu máximo potencial, então dedique algum tempo a aprender mais sobre essess itens.

Gostou de conhecer mais sobre os artigos indispensáveis para seleiro? Então, você também vai gostar de conferir dicas de como cuidar dos animais clicando aqui.