Tourada
Curiosidades

Tourada e Vaquejada – Descubra as principais características de cada modalidade

Eventos como festas do peão e rodeios fazem sucesso no Brasil e costumam ser comparadas com outras modalidades, como tourada, por exemplo. Para quem tem dúvidas sobre os formatos dos diferentes eventos competitivos do campo vamos apresentar os principais a seguir! 

Tourada

A tourada é tradicional e originária dos países ibéricos Portugal e Espanha, sendo realizada no Brasil durante algum tempo. Contudo, essa atividade tornou-se proibida por lei em 1934, com a permissão do então presidente Getúlio Vargas. A modalidade, que pode ser chamada também de “Corridas de Touros”, conta com a figura do toureiro, cuja função é atiçar os ânimos dos touros, realizando manobras para desviar dos ataques. 

Em alguns desses eventos, os touros podem ser imobilizados pelos toureiros ou ainda serem golpeados com lâminas até a sua morte, é uma competição bastante chocante e marcada por certa violência contra os touros. Embora haja alguma resistência em relação à prática da vaquejada, é importante dizer que a forma de tratar o animal participante é mais suave. 

Vaquejada

Essa é uma modalidade esportiva originária da região Nordeste do Brasil, em que uma dupla precisa cercar e derrubar um boi, mantendo as quatro patas do animal voltadas para cima. O objetivo central é que a dupla desenvolva um trabalho em equipe para alcançar o resultado esperado. Os cavaleiros e o boi dividem o espaço da arena. Eventos de vaquejada são realizados nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Uma prática comum nesse meio competitivo é o chamado “Bolão da Vaquejada”, em que são feitos grandes investimentos dos peões que precisam vencer três bois em sequência. Há certo receio por parte dos grupos de proteção dos animais em relação à forma como eles são tratados durante as vaquejadas, no entanto, ao longo dos anos dessa tradição foram desenvolvidos mecanismos e cuidados para garantir ao máximo o bem-estar dos bovinos. 

Um dos itens criados para reduzir o incômodo causado aos bois é o protetor de cauda, uma vez que é por essa parte do corpo que os bovinos são puxados para serem levados ao local demarcado da arena. 

Como nasceram as vaquejadas 

A tradição das vaquejadas teve início nos séculos 17 e 18, no sertão do Brasil em que era comum que as propriedades deixassem os animais soltos sem cercas. No momento em que os coronéis desejavam recuperar os seus bois, contratavam peões especializados nessa tarefa para trazer os animais de volta à propriedade.  

Rodeio

Os rodeios se tornaram eventos muito populares no Brasil ao longo das décadas, isso é perceptível ao avaliar a proporção da Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, a maior da América Latina. Basicamente, é um evento com foco em apresentações voltadas para a temática rural. São realizadas diversas competições, algumas com cavalos e outras com bovinos. Certamente, a modalidade mais famosa dos rodeios é a montaria em touro, em que o peão deve permanecer 8 segundos sobre o animal. 

Podemos destacar cinco atividades como sendo as principais dos rodeios: bullriding (montaria em touros ou cavalos), laço do bezerro, sela americana, bareback e cutiano (montaria se sela em cavalo). Já faz algum tempo que a atividade conhecida como bulldog (imobilização do animal com as mãos) vem ganhando espaço nos rodeios. 

Origem das provas e dos rodeios 

Uma curiosidade é que as provas de rodeios surgiram como formas de os peões demonstrarem seus talentos para realizar as atividades cotidianas de manejo com os animais de fazendas. A origem dos rodeios é norte-americana, os cowboys dos Estados Unidos deram início a essa tradição que se espalhou pelo mundo todo. 

Tourada, Vaquejada e Rodeio: quais são as principais diferenças?

As três atividades envolvem competições em que o ser humano precisa de alguma forma superar a força dos animais, porém, existem diferenças bem particulares entre elas. A seguir vamos apresentar as principais diferenças. 

Cronômetro

Entre as três atividades, somente o rodeio é cronometrado, devido à regra de que o peão deve permanecer 8 segundos sobre o touro ou cavalo. 

Duplas

Somente as competições de vaquejada são realizadas em dupla, é função de ambos os competidores cercar estrategicamente o boi e deixá-lo com as patas viradas para cima. 

Confronto arriscado

Todas as três atividades apresentam algum risco para os competidores, no entanto, com certeza a mais perigosa é a tourada. O toureiro se coloca em uma posição bastante vulnerável ao ataque dos touros e o fim da competição pode não ser nada bom, nem para o animal e nem para o ser humano. Esse é um dos motivos que corroboraram para a proibição da prática de touradas no Brasil. 

Quer conferir mais novidades do mundo country? Confira outros artigos do blog da Rodeo West e fique por dentro de tudo! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home