Como escolher a manta certa

Escolher a manta ideal para o seu cavalo é muito importante, especialmente se o animal participa de algum tipo de competição. Esse acessório é erroneamente associado apenas a uma questão estética, contudo, ele possui uma função prática de proteção para alguns equinos. Entender isso é o primeiro passo para encontrar a melhor alternativa para os seus animais.

Dicas para escolher a melhor manta para o seu cavalo

Há uma grande variedade de tipos de manta para cavalo, por isso é importante se informar sobre esses modelos antes de ir às compras. Alguns modelos são específicos para animais que praticam esportes, ao passo que outros têm função principal de decoração. Até mesmo para finalidades estéticas, como aquelas mantas que cobrem o pescoço e a cauda, é necessário observar a adequação de tamanho e design para não machucar os equinos.

– Atenção ao tamanho da manta

Quando as pessoas compram roupas, buscam peças do tamanho correto para o seu corpo. No caso dos cavalos também funciona assim. Se a manta escolhida for maior do que o equino, ficará se movimentando e pode causar hematomas e machucados; por outro lado, se for muito pequena irá deixá-lo desconfortável. Além de demonstrar falta de atenção com seu cavalo, a escolha de tamanho inadequado pode resultar em situações de risco como irritabilidade com coices e outros tipos de agressão.

– Corte

O corte também é muito importante na hora de escolher a “roupa” de seu cavalo. Uma peça mal cortada, além de deixar o visual desleixado, pode ser um incômodo. O animal precisa de liberdade para se mover com esse acessório parado no lugar. Na hora de escolher o item, observe se ele tem uma costura ao longo do dorso, que deve ficar virada para o lado de fora com bom arremate.

– Cuidado com as costuras

É essencial que todas as costuras da manta sejam viradas para fora, para não criar pontos de pressão e/ou atrito na pele do equino. Para maior conforto do cavalo, a linha do pescoço deverá ser bem alta, evitando pressão sobre as espáduas.

– Pregas

Se o seu cavalo for utilizar a manta por um período mais longo,pode ser melhor investir em peças que tenham pregas, pois elas são menos incômodas a longo prazo.

– Mantas ortopédicas

Para os equinos que executam atividades com constantes impactos é interessante investir em mantas ortopédicas, desenvolvidas para reduzir a sensação desses impactos na coluna vertebral do animal. Essas peças se caracterizam por oferecer alívio tanto na centelha quanto no dorso, além de aliviar a pressão sobre o animal. Fique atento para as opções fabricadas com materiais antifúngicos, que permitem evitar infecções em seus cavalos.

– Neoprene

O neoprene é um material que tem sido cada vez mais empregado no fabrico de mantas com finalidade de absorção de impactos. Ele apresenta como característica diferencial a memória elástica, retornando à forma original ao ser retirada do animal. Materiais como borrachas de alta resistência funcionam bem para cavalos em diferentes âmbitos.

– Mantas com inserção de gel

As peças que têm camada de gel ajudam a distribuir o peso de forma mais equilibrada sobre o cavalo, tornando as suas atividades menos desgastantes no dia a dia. São peças que ajudam a evitar lesões.

– Conforto do animal em primeiro lugar

Na hora de escolher a manta para o seu cavalo não se esqueça do quanto é importante que a peça seja confortável para o equino. Muitos criadores pecam nesse quesito, especialmente quando estão comprando mantas com finalidades estéticas. Não opte por modelos que impeçam de alguma maneira os movimentos dos cavalos, eles deixarão o animal irritado, o que é muito perigoso. Uma dica é prestar atenção à forma como o animal está se comportando: se o equino tentar rasgar ou retirar a manta é porque está desconfortável.

– Sobremantas

As sobremantas são peças geralmente feitas de algodão e têm como utilidade ficar sobre as mantas para evitar o acúmulo de sujeira e deixar o visual do equino mais elegante.

As mantas para cavalos devem oferecer mais conforto para os equinos, sejam animais utilizados para práticas esportivas ou para trabalho em fazendas. Essas peças devem ser escolhidas com foco na adequação de tamanho e atividade praticada pelo equino para que entreguem os melhores resultados.

Quem estiver procurando as melhores opções de mantas para seus cavalos, indicamos uma passada no site da Rodeo West, que conta com uma grande variedade de modelos!