Fertilizante Orgânico
Agronegócio

Conheça algumas dicas de fertilizante orgânico para sua fazenda

Conhecer opções de fertilizante orgânico é importante para quem está investindo no cultivo de alimentos orgânicos, um segmento que vem crescendo significativamente nos últimos anos devido ao aumento da demanda dos consumidores por opções mais saudáveis para levar a sua mesa. 

Fertilizante orgânico: confira algumas dicas para sua fazenda

A agricultura orgânica é um ramo que ganha cada vez mais destaque e se caracteriza por um conjunto de processos focados em produzir de forma ética e natural. Nesse contexto, não cabe utilizar fertilizantes industriais para contribuir com o crescimento dos produtos orgânicos. Se você está considerando enveredar por esse caminho na sua fazenda, vai gostar das dicas de opções que apresentaremos abaixo. 

Urtigas

É possível preparar um eficiente fertilizante orgânico a partir de folhas de urtigas. Para isso, colha folhas dessa planta e coloque de molho em um balde com água, que deverá ficar nesse processo por uma semana. O conjunto de água e folhas de urtigas deve ficar distante do sol ou exposto a temperaturas muito elevadas ou muito baixas. 

Passados sete dias, é necessário remover as folhas da água de molho, fique apenas com o líquido que deverá ser borrifado nos vegetais ou no solo. É fundamental usar luvas quando for manipular urtigas. 

Minhocas

As minhocas são grandes aliadas de quem deseja um solo mais saudável e enriquecido de nutrientes. Uma forma de trabalhar com as minhocas é montando um minhocário para produção de húmus e biofertilizante líquido natural. Esse viveiro de minhocas pode ter uma estrutura dividida em três andares, sendo que no primeiro os animais se misturam à terra e a restos de folhas e plantas. 

No segundo andar ficam represados os compostos depositados pelas minhocas. Por fim, no terceiro andar o líquido que escorre dos três primeiros andares fica armazenado para que possa ser usado como biofertilizante líquido. 

Cascas de crustáceos

Você sabia que cascas de crustáceos são bastante benéficas para o solo? Elas oferecem quantidade significativa de nitrogênio e fósforo para a terra, tornando-a mais apta para o cultivo de alimentos orgânicos. As cascas de camarão, caranguejos ou lagostas devem ser enterradas em um buraco com aproximadamente 40 cm de profundidade por um mês. Passado esse período, você pode extrair os restos da terra e enterrá-los em outra área, obtendo os mesmos resultados. 

Grama cortada

A grama cortada da sua propriedade pode se tornar mais uma das opções de fertilizantes orgânicos, para isso, você só precisa juntar alguns punhados e jogar sobre a terra. Isso ajudará a deixar o ambiente mais verde e ainda contribuirá para aumentar a presença de nitrogênio no solo. A grama recém-cortada contribui para o enriquecimento do solo, enquanto passa pelo processo de decomposição, oferecendo benefícios para o desenvolvimento de qualquer vegetal. 

Consolidas

O cultivo da erva Symphytum officinale, conhecida popularmente como consolida, pode ser uma ótima alternativa de fertilizante orgânico para cultivo de alimentos orgânicos. Trata-se de uma erva rica em nutrientes como fósforo, magnésio, potássio, vitaminas e sais minerais. 

Após colher as consolidas, você deverá misturar as suas folhas à água, seguindo a proporção de meio copo para cada folha. Em seguida, deixe o conjunto de água e folhas exposto ao sol por um período entre um e três dias. Depois, escoe a água e aplique o restante as folhas dos cultivares ou a terra. 

Cinzas de madeira

Cinzas de madeiras contribuem para aumentar a resistência das plantas e ainda ajudam no combate de pragas. A dica é fazer uma mistura de um quarto de xícara de cinzas para cada um litro de água e borrifar mensalmente na sua plantação orgânica. 

Compostagem

Compostagem pode ser uma ótima opção de fertilizante para quem está investindo em uma vertente de produção orgânica de agronegócio. Basicamente, se trata de triturar restos de comida e substâncias que possuam muito nitrogênio para, em seguida, misturar com outros elementos, como folhas secas, palha e grama. 

Essa mistura pode ser adicionada e misturada à terra antes de plantar uma nova muda ou ser depositada sobre a terra. Ambas as opções têm potencial para entregar bons resultados. 

Esterco animal

O esterco de animais herbívoros, como ovelhas, vacas e cavalos funciona muito bem como adubo orgânico. No entanto, é imprescindível saber que os dejetos desses animais não podem ser depositados diretamente na terra, mas sim ser misturados e diluídos em água pelo menos duas semanas antes. Também devem ficar expostos ao sol na maior parte do dia.

O líquido gerado nesse processo deverá ser usado para borrifar as plantas, você também poderá usar o estrume curtido para adubar a terra. Quando se usa o esterco do animal sem a diluição e exposição ao sol, se corre o risco de os dejetos queimarem e acabarem quebrando as raízes das plantas.

Gostou de saber mais sobre opções de fertilizantes orgânicos? Comece a colocar em prática na sua fazenda agora mesmo! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/pt/home