Cuidados com a sela Western

sela para cavalos

Você sabe quais são os cuidados com sela Western para mantê-la conservada e pronta para as mais diversas atividades? Se ainda não, é importante ficar a par dos produtos que devem ser utilizados para a sua manutenção assim como as ferramentas e a maneira correta de armazená-la.

Conheça os cuidados com sela Western

Os cuidados com selaria são imprescindíveis para garantir que a sela tenha uma vida útil maior e seja mais bem utilizada pelo peão cotidianamente. Continue lendo e descubra como cuidar bem da sua sela!

1 – Conheça as características da sela Western

A sela western (também chamada de sela vaqueira americana) é a mais adequada para cavalos de fazenda que são utilizados na lida com o gado. Facilmente ajustável a diferentes cavalos, é uma sela pesada, mas que se mostra bastante versátil.

2 – Limpeza da sela

A limpeza da sela é essencial para que ela conserve a sua função de estabelecer uma comunicação eficaz entre o cavaleiro e o animal. No decorrer do uso, a sela pode acumular resíduos de sujeira e poeira em geral.

Quem faz uso recorrente da sela deve limpá-la pelo menos uma vez por semana. Os produtos para sela devem ser adequados para a sela, usar produtos que não sejam feitos para couro pode estragar a sua sela em curto prazo.

3 – Escolha uma boa escova

Uma das ferramentas mais importantes para a limpeza e manutenção das selas western é a escova. Opte por um produto de cerdas macias que não machuque o couro e que permita esfregar quando necessário.

Fique atento ao design da peça para facilitar a limpeza do acessório. A escova pode ser usada em outras tarefas valendo a pena investir um pouco mais na compra desse elemento e, nesses casos,  as cerdas macias sempre são as melhores.

4 – Sabão para couro

Dentre os itens relevantes está o sabão líquido para couro, um produto desenvolvido especialmente para esse material de maneira a não lhe causar nenhum tipo de prejuízo ou desgaste. Esses produtos têm como principais características limpar, amaciar, hidratar e manter a cor da peça. Mas antes disso, remova a poeira da sua sela com um pano limpo e macio.

Aplique sabão de glicerina numa esponja e passe-a sobre a sela para formar espuma, faça movimentos circulares de pressão sobre o couro. Usando um pano úmido remova a espuma e deixe que a sela seque a sombra, jamais ao sol.

Vale lembrar que se o couro da sela estiver muito sujo vai demandar inúmeras limpezas. Então, não deixe o acessório ficar com muita sujeira acumulada, pois isso reduz o conforto para o cavaleiro e para o animal.

5 – Condicionador para couro

Depois de ter removido a sujeira da sela você poderá deixá-la mais macia e maleável com a aplicação do condicionador para couro. Esse produto deve ser aplicado sobre o couro seco com o auxílio de um pano macio e limpo. Aguarde que a primeira demão tenha sido absorvida pelo couro e então aplique a segunda camada.

Finalize polindo a sela com uma escova macia ou uma flanela macia. Agora, se o couro da sua sela estiver ressecado  aplicações constantes de condicionador são necessárias. O óleo de mocotó ajuda a hidratar o couro com mais facilidade.

Algo importante de mencionar, é que alguns condicionadores de couro aparentemente escurecem a peça ao serem aplicados, mas com a absorção esse efeito é reduzido. Portanto, esteja atento!

6 – Água morna ou quente

A água usada para a limpeza da sela deve estar quente ou morna, pois assim ajuda a abrir os poros do couro para permitir que os produtos que serão aplicados penetrem mais profundamente. O resultado da limpeza, condicionamento e hidratação são mais pertinentes com água morna do que com água fria.

7 – Cuidados de armazenamento das selas

Se você deseja que a sua sela tenha uma vida útil prolongada é essencial que seja armazenada de maneira correta. Um dos itens mais importantes para essa conservação é a capa para sela, produto que pode ser fabricado em vinil ou plástico. Uma dica legal é que algumas dessas capas se transformam em bolsas para carregar a sela com mais cuidado.

Quando a sela não estiver em uso é importante que esteja protegida do ambiente para não ficar acumulando pó e nem sujeita a ação de intempéries como a umidade. Os itens que são usados para selar o cavalo devem ser guardados com organização e de maneira que não fiquem expostos ao tempo.

Uma dica é ter prateleiras e nichos no quarto de sela evitando dessa forma que os itens fiquem espalhados. Lembre-se que todos esses produtos tiveram um custo significativo e que não devem ser deixados estragando.
Gostou de saber mais sobre os cuidados com sela western? Então, que tal conferir como selar seu cavalo?