Férias
Animais

Veja como cuidar dos cavalos nas férias

Dar férias para o cavalo atleta é imprescindível após uma temporada de competições em que seu físico foi extremamente exigido. O animal vai acumulando o estresse muscular e psicológico ao longo dos eventos de que participa, merecendo um descanso. Continue a leitura e confira dicas de cuidados para tornar esse período mais revigorante. 

Férias: dicas de como cuidar do seu cavalo nesse período

Ao longo do ano, os cavalos atletas são submetidos a diversos treinos e competições, de forma que no fim da temporada é essencial dar uma folga a eles. Considere o cansaço físico e mental do animal e atente-se para o fato de que precisa planejar o período de descanso para que ele seja o mais satisfatório possível. Abaixo você pode conferir algumas dicas de como cuidar do seu atleta de quatro patas nesse período.

1 – Planeje o descanso

As férias dos seus cavalos de competição devem ser planejadas com alguma antecedência para que não interfiram no regime de treinamentos para os eventos seguintes. Geralmente, os treinadores usam o mês de dezembro ou de janeiro como período de repouso. Durante esse tempo de férias, é fundamental ficar atento para alguns cuidados imprescindíveis para que os cavalos mantenham suas boas condições físicas.

2 – Atenção para a rotina

É importante manter a rotina dos equinos mesmo durante as férias para evitar que eles retornem aos treinamentos muito dispersos ou, então, que percam o condicionamento físico conquistado ao longo da temporada anterior. Em geral, durante esse período de descanso, os cavalos são transportados para um lugar em que possam ficar soltos em piquetes.

3 – Condições adequadas

Durante as férias, é essencial que os animais não saiam muito da sua rotina para não estranharem o novo estilo de vida e nem se adaptar a ele, tendo dificuldade para voltar ao ritmo de treinamento. Por exemplo, cavalos que passam a maior parte do tempo em baias devem ser soltos apenas nas horas mais frescas do dia. O período para ficar solto deve ser de duas a três horas por dia, pelo menos. 

Além disso, o treinador deve se certificar de que o pasto é de boa qualidade e que seus cavalos não terão problemas de socialização com outros animais com os quais irão compartilhem o piquete. Mordidas e coices podem machucar seus equinos e tornar o período de férias estressante.

4 – Ração, feno e suplementos

É essencial não alterar a qualidade da ração, feno e suplementos dados para os seus cavalos no período de férias. Equinos são bastante sensíveis a alterações na alimentação e isso pode desencadear uma série de problemas. Uma dica para o treinador é levar os alimentos dos seus equinos para o local em que eles irão passar esse período.

Para a definição da alimentação mais adequada para cada animal, é válido consultar um médico veterinário. As atividades desempenhadas pelos animais, bem como seu porte e raça, determinam quais os nutrientes mais indicados para o fortalecimento da sua saúde. 

5 – Ferrageamento 

Não é porque os cavalos estão de férias que o treinador pode relaxar em relação ao ferrageamento e demais cuidados com os cascos. O ideal é manter a rotina normal, ou seja, fazer a revisão a cada 30 ou 40 dias. Como mencionamos, é importante não alterar a rotina dos seus equinos, então, mantenha o período de intervalo de ferrageamento de sempre.

6 – Atenção à vermifugação

Independentemente da raça de cavalos com que você trabalha, é essencial manter em dia o calendário de vermifugação, em especial antes das férias. Lembre-se de que os equinos passarão mais tempo nas pastagens, estando mais sujeitos à infestação verminótica. Converse com um veterinário para tirar eventuais dúvidas sobre esse tema tão relevante para a saúde dos seus equinos. Prevenir é sempre muito melhor do que remediar, nunca se esqueça disso. 

7 – Tempo de férias

Definir o tempo de férias que será concedido aos animais é uma questão problemática para alguns treinadores. Embora cavalos tenham a predisposição de manter o condicionamento físico durante um maior período de inatividade, não é recomendado conceder mais do que 20 dias de férias para esses animais. A exceção fica por conta dos que estão se recuperando de lesões, nesse caso, é essencial ter paciência.

8 – Retorno gradativo das férias

O retorno às atividades de trabalho deve ser gradual, não se pode sair do período de descanso direto para um dia puxado de treinamento. Cada animal tem seu próprio protocolo de treinamento que deve levar em consideração o que é mais adequado para prevenir lesões e potencializar a sua capacidade de rendimento. O treinador precisa constantemente reavaliar os seus métodos para chegar a um equilíbrio entre a busca de resultados e a capacidade de entrega dos seus equinos. 

Com essas dicas as férias dos seus cavalos serão muito mais tranquilas e proveitosas!