Tudo o que você precisa saber antes de usar um bridão para cavalo

bridao-de-cavalo

Quem é acostumado a montar já sabe que para guiar um equino de forma segura, é necessário contar com um freio ou bridão para cavalo. Esse item é uma peça de metal colocada na boca do animal e presa às rédeas. Fazer a escolha certa da embocadura é crucial para o bom relacionamento com seu amigo de quatro patas. Entenda melhor quando usar cada uma.

Freio e bridão de cavalo: saiba mais sobre embocaduras

Ficar indeciso sobre usar freio, bridão ou freio bridão, pode ser comum quando se está iniciando o processo de encilhamento de um novo animal. É importante, antes de qualquer coisa, conhecer as opções disponíveis, incluindo o freio bridão leve e o bridão simples. Informe-se sobre como cada peça funciona e de quais materiais são feitas. A importância da embocadura é facilitar o processo de guiar o cavalo usando as rédeas. A seguir, vamos esclarecer os principais pontos a respeito desses itens.

Quais embocaduras o animal já usou?

Para escolher adequadamente uma embocadura para o seu equino, a dica é verificar quais modelos ele já usou. Se o animal foi machucado pelo uso do item, tenha atenção para a escolha de um modelo mais adequado. Por outro lado, quando o cavalo demonstra tranquilidade com o uso, vale a pena manter. Pendure a embocadura antiga para poder medir a parte usada dentro da boca do equino, não inclua na medida os anéis.

Qual o tamanho da boca do cavalo?

Saber a medida da boca do equino é essencial para encontrar a embocadura perfeita. É possível comprar medidores específicos para essa finalidade. Porém, também dá para tirar a medida com um passador de madeira, coloque-o na boca do cavalo, onde deveria ficar a embocadura, para saber qual é o tamanho necessário.

Normalmente, cavalos pequenos demandam o uso de embocaduras pequenas e cavalos grandes de peças grandes. Contudo, nem sempre acontece essa correspondência, um exemplo prático disso é a raça Haflinger, cuja cabeça é desproporcionalmente grande em relação ao corpo, lembrando o tamanho de pônei.

Conheça o temperamento do seu cavalo

Um dos pontos principais a considerar no momento de escolher um freio ou bridão de cavalo diz respeito ao temperamento do animal. Nem sempre o fato de o cavalo ser grande e forte significa a necessidade de uso de uma embocadura mais resistente, isso vai depender do seu temperamento. Se for necessário usar uma embocadura dura, atente-se para a possibilidade de oferecer mais treinamento para o seu animal.

Questão de experimentação

Nessa etapa de decisão por um tipo de embocadura pode ser interessante começar a fazer testes para determinar qual se adequa melhor ao seu equino. O ideal é iniciar usando um bridão simples, contudo, busque pelo auxílio de um profissional especializado no treinamento e adestramento de cavalos. Em determinados casos, se mostra necessário apostar em embocaduras mais duras, mas jamais subestime o poder de um bom treinamento.

Recusa do animal

Quando o cavalo se recusa a usar a embocadura, pode ser um indicativo de algum problema dentário. Então, ao invés de tentar forçá-lo a aceitar o acessório, procure um veterinário para avaliá-lo e entender melhor a situação. Observe, ainda, se a embocadura em questão não tem a haste longa, iniciantes podem não saber manejar corretamente o acessório, machucando o cavalo.

Você tem muito a aprender

Se no seu dia a dia com o cavalo está difícil obter bons resultados com a embocadura escolhida, pode ser o caso de retornar ao uso de um bridão para cavalo simples. Assuma que você pode não saber tudo a respeito desse tema e dedique-se a aprender mais sobre ele. Além disso, reforçamos novamente a relevância de treinar seus equinos.

Como cavalgar corretamente com as embocaduras

Ao usar um freio ocidental, não se pode cavalgar usando as duas mãos, para manter esse estilo, opte por um bridão. Quando está cavalgando com as duas mãos, você não pode usar uma embocadura pontiaguda para o controle das rédeas. Se estiver se preparando para participar de uma competição, verifique se a embocadura pretendida é permitida pelas regras.

Algumas embocaduras demasiadamente duras são consideradas ilegais em certas competições e podem ser bastante desconfortáveis para o seu amigo de quatro patas. Nada que maltrata um equino pode trazer bons resultados, tanto a médio como a longo prazo.

Respeite o cavalo

Notou que o seu cavalo está desconfortável com a embocadura? Então, não monte nele e substitua a peça. Não se arrisque a montar no equino com tamanho desconforto, ele não vai se mostrar disposto para uma cavalgada e pode, até mesmo, se irritar. A relação desenvolvida entre cavaleiro e cavalo deve ser pautada no respeito e no carinho, assim, os momentos em parceria serão bem mais proveitosos.

Gostou de saber mais sobre o freio e o bridão para cavalo? Já teve alguma experiência com o uso desses acessórios? Deixe o seu comentário!