Tudo sobre o laço de cowboy

Tudo sobre o laço de Cowboy

O laço de cowboy faz parte do dia a dia de quem tem fazenda, contudo, ganhou notoriedade através da modalidade esportiva conhecida como team roping, ou, em português, Laço em Dupla, que consiste em laçar as patas e a cabeça de um boi de cerca de 200 kg. Os cowboys que se aventuram nessa modalidade precisam ter domínio do laço e excelente pontaria.

Laço de cowboy – entendendo melhor o team roping

A seguir vamos explicar tudo sobre o esporte que utiliza a corda para laço do boi e conta com uma dupla de competidores. Confiar no parceiro de laçadas é tão importante quanto acertar a pontaria.

Como funciona a prova de team roping

A disputa acontece em duplas, sendo que o objetivo dos competidores é laçar a cabeça e as patas do boi no menor espaço de tempo possível. A arena de realização dessa modalidade deve ter cerca de 90 metros de comprimento por 40 metros de largura e o solo deve ser de areia. Os animais são encaminhados para a arena através de um estreito corredor, chegando, então, ao brete onde estão o cabeceiro, no lado esquerdo, e o peseiro, no lado direito.

O primeiro é responsável por laçar a cabeça do boi, enquanto o segundo laça as patas traseiras. Os competidores participam montados a cavalo (em boa parte dos casos um Quarto de Milha). No início, os dois cavaleiros devem ficar frente a frente e aguardar que o boi entre no brete para somente então se mover. Se o cabeceiro e/ou peseiro se moverem antes da entrada do boi, haverá penalização para a dupla.

Quando a porteira é aberta, o boi entra no brete em disparada e esse é o sinal de liberação para que o cabeceiro vá atrás do animal, tentando laçar os seus chifres. Ao observar que o boi foi laçado pela cabeça, o peseiro pode sair em disparada para fazer a sua parte.

Penalizações

Se o cabeceiro disparar antes da entrada do boi são adicionados mais 10 segundos ao tempo final da dupla de laço duplo. Já se o peseiro conseguir laçar apenas uma das patas do boi, terá como penalidade 5 segundos acrescentados ao tempo da dupla. É importante que os participantes tenham agilidade e treinem muito para fazer bonito na arena.

Tempo

O juiz da modalidade para o cronômetro assim que o boi está devidamente laçado. Após essa ação, o boi é liberado e direcionado para o fim da pista. Considera-se um bom tempo algo entre 4 e 7 segundos para fazer o laçamento do boi.

Curiosidade

A modalidade de team roping foi criada em ranchos dos Estados Unidos por cowboys que precisavam laçar alguns animais de grande porte que eventualmente fugiam.

Equipamentos para team roping

Se você gosta de um bom laço corda, independentemente de ser para a prática de team roping, recomendamos conhecer os produtos da Rodeo West, a loja virtual mais completa do universo country. A seguir vamos apresentar alguns produtos importantes para laçar animais na fazenda ou em competições e que estão disponíveis em nossa loja.

Corda para laço em dupla

A corda para laçar animais, na fazenda ou numa arena de competição, deve ser fabricada com materiais adequados ao clima brasileiro. A Rodeo West oferece opções fabricadas em território nacional que atendem corretamente a essa demanda. Vale dizer que o site também conta com opções adequadas para o trabalho da fazenda.

Cordas feitas a partir da combinação de nylon e poliéster são muito práticas para o team roping, pois permitem equilíbrio para o corpo, assim como um manuseio mais rápido. Têm comprimento aproximado de 9,5 metros. Quem está incentivando as crianças da família a seguir esse caminho, há opções de corda para laço em dupla infantil fabricadas a partir de 3 tipos diferentes de fios de nylon com comprimento aproximado de 5 metros.

Cordova para laço

Esse é um item de grande importância para uma laçada perfeita, usado na serigola da corda para laço para ajudar no seu deslizamento. As opções de plástico de alta resistência são as mais recomendadas por reduzirem o atrito e evitar danos. O plástico foi uma boa alternativa encontrada para substituir o couro cru, que gerava muito atrito.

Sacola de laço

O laço de cowboy precisa ser carregado em segurança entre uma prova e outra. Por isso, é fundamental ter uma sacola específica para esse item. No site da Rodeo West você encontra opções com compartimentos para os laços e também bolsos com zíper e velcro para acessórios como esporas, luvas e outros.

Talco para laço

O talco para laço é muito importante para a prática de team roping, pois ajuda a preservar o laço e também facilita o seu deslizamento no momento da laçada.

Luva

Uma luva desenvolvida especialmente para a prática de laço em dupla é essencial para ter mais segurança na hora da laçada. Procure opções com um bom acabamento para não ter problemas quando estiver com a corda preparada. Tem opções de elastano e outras feitas de algodão e poliéster.

Cabeça de boi

Para dar início ao treinamento de team roping é interessante ter um suporte de cabeça de boi. Essa peça serve para treinar algumas táticas de laçadas, e pode ser fixada em feno ou mesmo num cavalete de madeira.