Dicas para fazer uma boa compra e venda de gado
Animais

Principais pontos a se considerar ao realizar a compra e venda de gado

Na hora de realizar a compra e venda de gado,é importante considerar alguns pontos essenciais para que as transações sejam realizadas da melhor forma. No artigo a seguir iremos abordar esses pontos com dicas para fechar excelentes negócios. Vamos começar?

Compra e venda de gado: negócio que movimenta a economia

A compra e venda de gado é um dos motores da economia brasileira e começa logo cedo com a divulgação das projeções da arroba. Esses números são a base para a negociação dos bovinos no Brasil e no mundo. Aqueles que sabem como fazer uma boa negociação têm mais chances de sucesso e podem evitar grandes prejuízos.

Conheça os principais pontos da compra e venda de gado

Como citamos acima, é fundamental acompanhar os tópicos relativos à negociação de compra e venda de gado para fechar bons negócios. A seguir explicaremos com mais detalhes os principais pontos que devem ser considerados.

Compra

Confira abaixo os principais tópicos que devem ser considerados na hora de comprar gado.

Formas de comprar

Há diferentes formas de comprar gado, as principais são:

– Através do comprador direto;

– Através de leilões;

– Em feiras de exposição;

– Através da internet.

Independentemente do tipo de compra escolhido, é essencial verificar o vendedor. Qual status esse vendedor possui no mercado? Algum comprador já reclamou? Qual é o teor da reclamação? A reputação do vendedor é fundamental para evitar cair em armadilhas.

Análise do gado

Quem trabalha na área de pecuária deve estar pronto para sempre analisar a qualidade do gado que será adquirido. Observe que nos leilões é necessário realizar o cadastro prévio, comprovando, assim, o vínculo com uma propriedade rural. A partir desse dado é possível conhecer com mais detalhes o gado que está sendo negociado.

Cuidado com a internet

Ao realizar processos de compra de gado através da internet é fundamental ter cuidados redobrados. Há muitos sites que anunciam gado e bois de pura origem, além de sêmen e embriões.

Contudo, nem sempre o que é entregue tem a qualidade apresentada na página. Verificar a reputação dos vendedores é crucial para ser bem-sucedido nesse processo de compra e venda.

Avaliação física dos animais

Sempre que possível faça uma avaliação física dos animais antes de fechar negócio. Esse cuidado evita uma série de problemas que depois podem ser bem difíceis de solucionar.

Venda

A seguir listamos os principais pontos a serem analisados para vender gado.

Canais de venda

Quem trabalha com criação de gado pode usar os mesmos canais de compra para vender seus animais. Contudo, nesse caso, há outras opções como, por exemplo, os frigoríficos. Também é válido se informar sobre a possibilidade de vender para exportadores que levam a carne para outros países.

Para vender seu gado com mais facilidade, é importante ter uma rede de contatos com potenciais compradores. Inclua nessa rede apenas os bons pagadores. Lembre-se de que construir relações sólidas é o caminho para vender sempre e vender bem.

Proximidade

Ter uma base de compradores próximos à sua propriedade facilita os procedimentos e ainda reduz os custos. O fato de o gado não ficar sujeito a grandes deslocamentos reduz o risco de acidentes e de perda de peso pelo estresse. Quanto mais compradores próximos, melhor para ter bons resultados.

Contrato

Tanto na compra quanto na venda de gado, é essencial ter um contrato em que estejam claros os deveres e direitos das duas partes. O registro legal da negociação torna o processo todo mais seguro e menos suscetível a eventuais problemas. E, claro, como vendedor, cuide para que tudo o que foi acordado seja cumprido.

Atendimento da entressafra

Os criadores que estão vendendo gado devem se programar para atender a entressafra. Uma dica nesse sentido é a estratégia do confinamento, um método que permite realizar a compra e venda de gado o ano todo. No regime de pasto é preciso fazer a recuperação da pastagem e dar um reforço no cocho.

Contudo, com ração adequada e suplementação é possível trabalhar a entressafra. O segredo está em trabalhar com planejamento e com foco. Se existe o desejo de atender essa demanda, é necessário que os procedimentos comecem a ser adotados com boa antecedência. Todo o trabalho de reforço alimentar deve ser iniciado antes do prazo de conclusão.

Avalie o processo

Mais uma dica que vale tanto para o processo de compra quanto para o processo de venda. Após ter concluído o processo, é essencial avaliar o que deu certo e o que não funcionou como o esperado. A partir dessa análise, você pode adotar medidas de segurança para as próximas negociações. Lembre-se de que os erros servem para aprender o que pode ser melhorado nas próximas tentativas.

Gostou de saber mais sobre compra e venda de gado? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pexels.com