Vários gados fazendo alusão a reprodução bovina
Agronegócio

Reprodução bovina: 06 Fatores que influenciam

Alcançar a eficiência na reprodução bovina pode ser um desafio para muitos produtores agropecuários. Embora fatores como o acompanhamento da saúde e nutrição dos animais sejam essenciais, há outras questões que devem ser consideradas. Continue lendo para entender melhor esses fatores.

Reprodução bovina e os fatores que influenciam sua eficiência

Na pecuária a produtividade está diretamente relacionada à capacidade reprodutiva. E nem sempre preservar essa capacidade diz respeito apenas às questões mais facilmente relacionadas a ela.

Confira a seguir os 06 fatores com maior influência na eficiência reprodutiva de bovinos. A partir do conhecimento desses fatores se torna mais simples administrar o trabalho da sua propriedade para potencializar a reprodução.

1. Identificação do cio

A detecção do cio é essencial para potencializar a reprodução bovina. Quando essa detecção é baixa pode acontecer o aumento do período entre o parto e a concepção. Algo que vem dificultando essa detecção é o fato de que a duração da expressão do estro em vacas leiteiras vem sendo menor.

Antes era comum que o cio fosse manifestado por um período de cerca de 15 horas. Hoje em dia, as vacas de alta produção estão manifestando o cio num período de até 7 horas. Os motivos para essa redução podem incluir a intensificação dos sistemas e adoção de pisos de concreto e áreas menores para os animais.

A seleção genética focada na produção de leite também pode ter contribuído para essa redução do período de cio. Algumas estratégias e tecnologias podem melhorar a eficiência da reprodução bovina. Podemos citar como exemplos: sincronização hormonal de estro, métodos auxiliares de DE e IATF.

2. Anestro pós-parto

Um fator que influencia na eficiência reprodutiva do gado é o anestro pós-parto. Essa influência se dá tanto no que se refere a programas de inseminação artificial quanto a monta natural. O anestro prolongado está relacionado a um período mais longo de serviço.

No caso do gado de corte, essa decisão pode levar a longas estações de monta, o que pode gerar muitos animais vazios. Assim aumenta o número de dias improdutivos e o custo para produzir os bezerros.

Ressaltamos ainda que para uma fêmea demonstrar sinais do cio é importante que receba alimentação adequada, tenha conforto e esteja com boa saúde dos cascos. Todos esses fatores são essenciais para que o processo de cio se manifeste. 

3. Balanço energético pós-parto

As vacas de alta produção podem apresentar balanço energético negativo no começo do período de lactação. Dependendo da gravidade do problema pode influenciar no desenvolvimento folicular, intervalos para a primeira ovulação e taxa de concepção. 

O anestro pós-parto também pode influenciar nesse caso, pois as fêmeas que não apresentam estro nos 30 primeiros dias após parir demandam mais serviços por concepção. Isso potencializa o risco de descarte e consequentemente gera maiores prejuízos. 

4. Doenças no pós-parto

Para alcançar maior eficiência na reprodução bovina é essencial manter o controle de doenças durante o período do pós-parto. Dentre as doenças que demandam mais cuidado estão: distocia, doenças uterinas (como infecção uterina e retenção de placenta) e hipertermia. Essas doenças prejudicam o retorno estral.

O acompanhamento veterinário é fundamental para assegurar que os animais estão com boa saúde. Quaisquer mudanças de comportamento podem indicar que algo não está como deveria e demanda atenção. 

5. Doenças infecciosas

Acima falamos sobre o risco que as doenças pós-parto representam para a eficiência da reprodução bovina. Contudo, também precisamos mencionar as doenças infecciosas que podem levar a morte embrionária e abortos. 

No Brasil, as doenças infecciosas que demandam mais atenção são: leptospirose, brucelose, tricomoníase, campilobacteriose bovina, rinotraqueíte infecciosa bovina, neosporose e diarreia viral bovina. 

6. Estresse calórico

Com toda certeza a capacidade reprodutiva dos animais é afetada pelo bem-estar e conforto deles. Alguns estudos recentes identificaram que o estresse calórico causa prejuízos à concepção e aumenta o risco de perdas embrionárias. Também pode reduzir a manifestação do estro e prejudicar o processo de ovulação.

Um dos quesitos que devem ser observados com mais atenção é a temperatura das instalações. Os animais devem contar com ventiladores e aspersores de água para reduzir o estresse nos períodos mais quentes do ano. 

Outra medida essencial é ter um profissional que conheça as médias de temperatura de cada animal. Como já citamos, quaisquer pequenas mudanças podem indicar que existem problemas com os animais. 

Adote índices zootécnicos reprodutivos

Uma forma de identificar que há baixa eficiência na reprodução bovina é pela adoção de índices zootécnicos reprodutivos. Os principais índices são: taxa de concepção (TC), taxa de serviço (TS) e período de espera voluntário (PEV). 

A taxa de concepção identifica se as vacas não estão ficando gestantes como o esperado. Já a taxa de serviço detecta se as vacas não estão sendo inseminadas, cobertas, entre outros. Por fim, o PEV diz respeito ao tempo estimado para acontecer a regressão e a involução uterina após o parto. 

Agora você conhece os 06 fatores que influenciam na eficiência da reprodução bovina. Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pixabay.com