Cavalo Mustang
Sem categoria

Conheça mais sobre o cavalo Mustang. Habitat e curiosidades

O cavalo Mustang é um equino forte e de grande beleza, que encanta os olhos de quem tem a oportunidade de vê-lo inserido em seu habitat natural. Embora muitas pessoas acreditem que esse é um cavalo totalmente americano, é preciso ressaltar sua descendência de equinos espanhóis. Continue lendo para conhecer mais sobre a espécie, onde encontrá-la e algumas curiosidades. 

Cavalo Mustang: conheça a raça

De origem europeia, a raça Mustang descende de equinos espanhóis que foram levados para a América pelos conquistadores europeus no período de colonização. Essa é uma raça de grande relevância, por ser a última de equinos selvagens do continente americano, inclusive, está protegida por uma lei federal nos Estados Unidos. Maltratar ou matar um cavalo dessa raça se configura em crime no país.

É interessante mencionar que, inicialmente, os índios nativos do continente norte-americano tinham medo dos equinos trazidos pelos europeus. Foi somente com o passar do tempo que eles estabeleceram uma relação mais amistosa com os cavalos, descobrindo o quanto esses animais poderiam representar uma vantagem em uma guerra, além de auxiliar em tarefas cotidianas, como caçar, por exemplo.

Habitat da raça Mustang

Para quem deseja avistar um espécime de cavalo Mustang inserido em seu habitat natural, temos algumas dicas de locais abertos a visitação turística em que a raça está presente.

Outer Banks (Carolina do Norte, Estados Unidos)

Passeando por essa região, você pode avistar os cavalos do rebanho Shackleford ao sul, e ao norte da ilha pode conferir o rebanho Corolla. Aproveite para fazer visitas guiadas a santuários destinados à preservação da vida selvagem, nesses lugares é mais fácil localizado os equinos. 

Ilha Sable (Nova Scotia, Canadá)

Trata-se de uma colônia remota, para chegar até lá é necessário pegar um barco ou um avião. Com o crescente interesse turístico devido à presença dos cavalos Mustang no local, passaram a ser ofertadas excursões à ilha. Uma vez lá, é possível avistar os cavalos dessa raça aproveitando a sua liberdade pelas dunas de areia. 

Ilha de Assateague (Maryland e Virgínia, Estados Unidos)

Nessa ilha, há dois rebanhos formados por aproximadamente 300 pôneis, os turistas podem avistá-los levando seu estilo de vida selvagem. Os animais da região adquiriram bastante fama e anualmente é realizada a venda de um número seleto deles através de disputados leilões. 

Onaqui Herd Management Area (Utah, Estados Unidos)

O cavalo Mustang pode ser visto levando uma vida tranquila nesse ambiente majestoso. O turista tem a chance de viver uma experiência especial no oeste americano. 

Parque Nacional Theodore Roosevelt (Watford City, Dakota do Norte, Estados Unidos)

Nesse parque, há entre 100 e 200 cavalos selvagens, um lugar bastante interessante para ser visitado durante o verão no hemisfério norte. 

Pilot Butte Wild Horse Scenic Loop (Rock Springs, Wyoming, Estados Unidos)

Um passeio bem interessante para quem gosta de cavalos selvagens, rodando pelas estradas rurais do local é possível avistar exemplares de equinos selvagens do Wyoming. O circuito realizado no local possibilita ver mais de 2.500 cavalos. 

Curiosidades sobre a raça Mustang

Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre essa raça de cavalos que preserva o traço selvagem na América do norte. 

Estilo de vida

Os cavalos Mustang vivem em grupos de cerca de 15 animais, nos quais há éguas, potros e machos jovens com idade inferior a dois anos de idade. Há um macho que assume a liderança do grupo, cuidando para que os potros não sejam atacados por predadores em potencial, como ursos, pumas e coiotes. 

Pouca água

O cavalo Mustang é surpreendente por uma série de razões, porém, uma que ganha bastante destaque é a sua pouca necessidade de água, característica que o torna apto para sobreviver mesmo em condições adversas. A sua dieta se baseia no consumo de arbustos. Um cavalo forte que se mantém com menos do que o esperado. 

Quantidade de animais

Acredita-se que, atualmente, existam somente cerca de 30 mil exemplares de cavalos Mustang, esse é um dos motivos pelos quais a raça está sob proteção de uma lei norte-americana. Por se tratar de um cavalo selvagem, pode ser que existam mais espécimes do que se estima, não tem como fazer uma contagem tão precisa dos animais que vivem soltos em variados lugares. 

Origem do nome Mustang

A palavra Mustang deriva de uma palavra espanhola que significa vagabundo, é uma referência a alguém que caminha pelo mundo sem seguir um dono. Algo bastante aplicável ao último cavalo selvagem do continente americano, não é mesmo? 

Altura de cernelha

Esse cavalo possui altura de cernelha entre 1,47 e 1,62 metros. Trata-se de um animal bastante altivo e de beleza admirável. 

Temperamento

O cavalo Mustang possui temperamento corajoso, sendo bastante inteligente, no entanto, ainda preserva seu traço selvagem. 

Gostou de conhecer mais sobre cavalos Mustang? Aproveite para conferir mais a respeito de outras raças de cavalos, além de várias dicas sobre o universo country, no Blog da Rodeo West!