Potro
Animais

Dicas de cuidados com os Potros durante a quarentena

A quarentena por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) pegou todo mundo de surpresa, e treinadores de potros precisaram reinventar a sua forma de cuidar e preparar esses animais. Mesmo com a incerteza de quando as provas competitivas vão voltar a acontecer normalmente, é necessário manter os equinos em ritmo para não fazer feio. A seguir vamos falar um pouco mais sobre os cuidados com esses animais durante essa pausa inesperada.

Potros: cuidados essenciais durante a quarentena

O ano de 2020 não poderia ter sido mais atípico, com a pandemia de COVID-19 vários setores viram suas atividades simplesmente cessarem por tempo indeterminado. Não foi diferente com os treinadores de cavalos, de um dia para o outro o calendário de competições foi cancelado, sem uma data marcada para o retorno. 

Em um momento em que não há certezas sobre o retorno do calendário competitivo, o mais importante é manter uma rotina de cuidados para que seus animais mantenham sua saúde e ritmo. Quando as coisas voltarem ao normal, é essencial que potros e cavalos mais maduros estejam prontos para dar o seu melhor. Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas de cuidados com esses animais durante a quarentena. 

1 – Aproveite o tempo

O treinamento de cavalo potro, em especial aqueles na faixa de 3 anos de idade, costuma ser um tanto corrido. Os treinadores se esforçam para fazer com que os animais, mesmo com pouco tempo de treinamento, cheguem no ponto certo para participar das competições. Se tem algo que a quarentena trouxe de positivo, foi ter mais tempo para preparar o animal, é possível investir mais em ensiná-lo como competir. 

Claro que sempre fica a questão de não ter um teste real, ou seja, uma competição verdadeira para colocar o aprendizado a prova, mas nada que não se resolva com o tempo. 

2 – Saiba dosar os treinamentos

Anteriormente mencionamos que a quarentena e a suspensão do calendário de competições oferecem mais tempo para que os treinadores trabalhem com seus potros. No entanto, é crucial que os treinadores saibam dosar essa quantidade de trabalho para não sobrecarregar seus animais. Nesse ponto, entram duas questões, a primeira é a de que aqueles que recebem um final de semana prolongado ou uma semana inteira de descanso, podem ter dificuldade de retomar os treinos.

A segunda questão, porém, nos faz refletir no quanto é válido exaurir um cavalo, em especial um potro. O ideal é que, nessa fase de quarentena, os treinadores busquem realizar um treinamento equilibrado, dosando as manobras realizadas durante a semana de treinamento. Você pode optar por montar um dia a menos para dar mais tempo para o cavalo recuperar a sua energia e fazer manobras mais fortes somente uma vez por semana. Observe o ritmo do seu potro para determinar como fazer essa dosagem.

3 – Foco no treinamento dos potros de 2 anos

O cancelamento do calendário de competições fez com que os treinadores saíssem menos e pudessem dar mais atenção para os animais na faixa dos 2 anos de idade. Geralmente, vão para as competições os cavalos maduros e os potros de 3 anos de idade, logo, os animais com 2 anos acabam sendo menos montados e treinados na fase intensa de competições.

A partir do momento em que os treinadores estão saindo menos para competições, fica a dica de investirem parte do seu tempo para um treinamento mais cuidadoso dos potros de 2 anos, de maneira que eles estejam adiantados, pois provavelmente irão competir quando as festividades retornarem. 

4 – Fique atento ao bem-estar dos animais

Certamente, a presença constante dos treinadores nos ranchos de treinamento é uma das novidades no mundo country que terá reflexos nas próximas competições. Para que tudo dê certo no retorno, recomendamos que haja uma atenção especial com os potros de 2 e 3 anos de idade. Lembre-se de que esses animais ainda estão na fase de formação dos seus corpos e têm a tendência de tentar atender tudo que lhes é solicitado.

Dessa forma, pode ser que seus potros estejam se dedicando a treinamentos muito intensos para a sua condição física atual. Mantenha o acompanhamento clínico em dia para evitar lesões e outros problemas decorrentes de uma gestão errônea dos treinos.

5 – Crie uma rotina estável

A quarentena vai acabar e quando as coisas voltarem ao normal é importante que seus potros não sintam que estão sendo deixados de lado. O ideal é criar uma rotina estável que possa ser mantida, na medida do possível, quando tudo estiver normalizado. Se atualmente você dá muita atenção para esses animais, pergunte-se como será quando você não puder se manter tão focado neles.

Organize tudo para que haja a manutenção de uma rotina no período pós-pandemia. Os animais sentem e muito mudanças consideráveis em seus estilos de vida, mantenha isso em mente.

Gostou dessas dicas de como cuidar dos seus potros durante a quarentena? Ao colocá-las em prática os seus animais se manterão bem cuidados e em forma.

Imagem: https://www.shutterstock.com/home