Começando uma plantação de cenoura
Uma raiz que está na mesa de muitos brasileiros, a cenoura, é uma excelente aposta para quem deseja iniciar uma plantação com grandes chances de sucesso de mercado. Dona de um tom de laranja intenso, essa hortaliça é reconhecida por ser rica em caroteno, oferecendo uma série de benefícios para a saúde. Continue lendo e saiba como dar início a uma plantação de cenoura.
7 Dicas de como iniciar uma plantação de cenoura
A cenoura foi importada dos continentes europeu e asiático, de maneira que tem preferência por temperaturas amenas. No Brasil, essa hortaliça tem presença mais forte nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Para quem está iniciando o cultivo dessa cultura, listamos algumas dicas relevantes.
1 – Temperatura ideal
Como já mencionado, a cenoura demanda temperaturas amenas para que possa se desenvolver, a faixa ideal fica entre 10°C e 15°C. É um parâmetro relevante para o seu alongamento e para a intensificação do tom laranja, que é indicativo da presença de caroteno. Em temperaturas acima dos 21°C, podem apresentar raízes curtas e sua cor pode ficar entre tons de verde e roxo na parte superior.
Fica o adendo de que foram desenvolvidas, algumas variantes de cultivares que demonstraram suportar bem uma faixa de temperaturas entre 18°C e 25°C. Essas variedades demonstram boa capacidade de resistir a fungos e se adaptam a outros estados do país em que as faixas de temperatura são mais elevadas como Goiás e Bahia.
2 – Escolhendo o tipo de cenoura
Dentre as diferentes variedades de cenoura, é possível encontrar hortaliças com forma cilíndrica ou cônica. De origem francesa, as cenouras cilíndricas pertencem ao grupo nantes e devem ser cultivadas durante os meses mais frios, uma vez que tem grande sensibilidade a doenças de folhagem.
Por sua vez, as raízes que têm formato cônico são do grupo brasília e resultaram de melhoramentos pensados para que se pudesse cultivar a hortaliça também durante o verão. O tipo de cenoura mais cultivado no Brasil é aquele cujas raízes são cilíndricas, não tem raízes secundárias ou laterais, são lisas e apresentam comprimento, entre 15 e 20 centímetros. O diâmetro fica entre três e quatro centímetros.
3 – Solo ideal para o cultivo de cenoura
O solo mais indicado para cultivar cenoura é aquele com textura média e com bom nível de matéria orgânica. O pH fica em torno de 6.
4 – Preparativos antes do plantio
O procedimento inicial para começar o seu plantio de cenoura consiste em realizar a limpeza da área em que as hortaliças serão cultivadas. Também é possível optar por incorporar restos da cultura da safra anterior, nesse caso, prossiga com aração, gradagem e levantamento de canteiros. A área mínima para iniciar o seu cultivo de cenoura deve ter canteiros de 0,8 a 1,4 metros de largura por 15 a 30 centímetros de altura. Mantenha uma distância de 30 centímetros entre um canteiro e outro.
5 – Realize o plantio
Para começar o trabalho de plantio, é interessante traçar sulcos sobre os canteiros que apresentem um ou dois centímetros de profundidade e cuja distância seja de 20 centímetros entre si. Embora essa operação possa ser realizada manualmente, não recomendamos devido ao trabalho que ela pode gerar.
Uma dica para facilitar o trabalho é usar uma lata pequena que tenha um furo de cerca de cinco milímetros de distância em seu fundo ou então um vidro cuja tampa apresente um furo. O recipiente deverá ser sacudido para que as sementes possam cair nos sulcos. Em áreas de maior porte, é indicado ter plantadeiras para realizar o procedimento com maior precisão.
6 – Irrigação da plantação de cenouras
Ao terminar o plantio, é fundamental regar o canteiro para que se inicie o processo de germinação. Nas áreas de menor porte, o mais comum é a adoção do sistema de aspersão convencional, porém, para as áreas maiores, indicamos o sistema de pivô central. A irrigação inicial deverá ser feita até alcançar 20 centímetros de profundidade.
Entre o plantio e o releio as regas deverão se tornar rotineiras, mas mais leves. Até o momento da colheita, o ideal é fazer irrigações observando as condições do clima e como está o solo.
7 – Colheita da plantação de cenoura
O sinal de que as raízes estão começando a amadurecer é observar que as folhas mais antigas estão ficando secas, curvas e amareladas. Nesse momento, a colheita pode começar, geralmente essa etapa leva entre 80 e 120 dias depois da semeadura ter acontecido. O processo de arranquio (separação de folhas das raízes e a coleta) acontece manualmente.
Depois de ter colhido as raízes, é realizado o primeiro processo de seleção em que as raízes com defeito (cenouras deformadas, com rachaduras, com tonalidades entre verde e roxo – características que podem indicar doenças) são devidamente descartadas.
Gostou de saber mais sobre como iniciar a sua plantação de cenoura?