Silagem
Agronegócio

Sua Silagem está protegida do Mofo? Veja as dicas

Silagem
Dicas para proteger sua silagem do mofo

Quando a silagem começa a apresentar uma coloração escura, é sinal de que está iniciando a proliferação de mofo e parte do que foi produzido deverá ser descartado. Em uma propriedade rural, esse descarte gera um prejuízo considerável, pois houve investimento de tempo, esforço e dinheiro para produzir essa silagem. 

A proliferação de mofo na silagem

Para se ter uma ideia, existem mais de 80 espécies de fungos que podem se manifestar na silagem de milho e gramíneas. O ambiente ácido oferece excelentes condições para que o mofo se espalhe, fungos dos gêneros Penicillium e Fusarium se adaptam bem a esses contextos, sendo, na maior parte dos casos, o fator de origem da dificuldade. A atitude natural dos produtores ao identificar perda de qualidade da silagem por mofo é realizar o descarte de parte da produção afetada. 

Contudo, se esse problema tivesse sido evitado, não haveria esse prejuízo decorrente da perda de parte do que foi produzido. O prejuízo é ainda maior quando se considera que os fungos se alimentam dos nutrientes da matriz dos grãos, tornando-os mais pobres e, assim, prejudicando a alimentação dos cavalos e bovinos. O cuidado para evitar o mofo têm como objetivo preservar a qualidade da silagem para manter o bem-estar dos animais e para reduzir os prejuízos financeiros. 

6 Dicas para proteger a sua silagem do mofo

Para quem acredita que o mofo na silagem é um mal inevitável, temos que dizer que não é bem assim. Seguindo algumas dicas preventivas é possível reduzir ou até eliminar a presença desses fungos na produção. Continue lendo e confira quais são esses cuidados.

1 – Antifúngicos

A aplicação de antifúngicos é uma ação preventiva bastante importante para manter a silagem da sua fazenda livre de mofo. Esses produtos têm a função de proteger a produção para que a alimentação dos animais não seja prejudicada pela queda da qualidade. 

Os antifúngicos podem ser utilizados em todas as camadas durante a ensilagem, com atenção especial para a camada superior em que ocorrem as perdas mais significativas. No desabastecimento, é necessário ter muita atenção para que o manejo seja feito corretamente, controlando, assim, a contaminação por fungos. É fundamental espalhar com eficiência por toda a superfície da silagem o antifúngico, de maneira que haja contato com todo o silo. 

2 – Condições do silo

Na agricultura, é essencial considerar as condições para o plantio correto, mas, além disso, é fundamental acondicionar da maneira certa o que foi colhido. Exatamente por isso, é necessário observar o tamanho e o espaço em que a silagem será produzida. 

É indicado consultar um especialista que irá determinar qual o tamanho correto do silo, de acordo com a quantidade de animais que se pretende alimentar. Esses tópicos corroboram para diminuir as chances de que fungos que dão origem ao mofo se proliferem na silagem. 

3 – Lona para cobrir o silo 

Fique atento, ainda, para a escolha da lona que será usada para cobrir a área, protegendo a silagem das condições climáticas. Se optar por uma lona preta, você deverá proteger o silo da incidência direta do sol, haja vista que o calor resseca a silagem e diminui sua vida útil.

Em relação à lona plástica, ainda é importante colocar um peso em cima da mesma para evitar que se forme ar e gases em sua parte superior, algo que facilita a proliferação de micro-organismos. 

4 – Determinação do ponto ideal de corte para ensilagem

O fator determinante para o ponto ideal de corte do milho é a quantidade de matéria seca que as plantas de milho apresentam. O teor ideal é aquele que permite que seja realizada uma boa compactação, seguida de uma fermentação mais fácil e riscos menos significativos para a ocorrência de perdas. Quando a lavoura apresentar teor de matéria seca entre 30% e 35%, é o momento perfeito para ensilar o milho.

5 – Corte do milho

Estando a plantação no momento correto para o corte com objetivo de ensilagem, é recomendado cortar com uma altura de 15 cm a 25 cm em relação ao solo. Essa altura mínima é importante para evitar que haja terra na silagem, reduzindo consideravelmente a presença de micro-organismos que podem levar a uma contaminação. No caso da terra ser mais arenosa, é necessário ter uma altura de corte ainda mais alta, para evitar que entre areia na ensilagem. 

6 – Revisões constantes do processo

Para ter certeza de que está tudo dando certo no processo de ensilagem, é importante fazer uma revisão do mesmo constantemente. Verifique a existência de gargalos, de maneira que não abra precedentes para que fungos possam se proliferar, levando a um grande prejuízo financeiro pelo descarte de parte da produção ou ainda a problemas com a alimentação dos animais da sua fazenda.

Gostou de saber mais sobre como proteger a silagem do mofo? Para ficar a par de outras novidades mundo country, confira outros posts! 

Imagem: https://www.shutterstock.com/