Gestão de pessoas
Agronegócio

10 Dicas para melhorar a gestão de pessoas em uma fazenda

A gestão de pessoas no âmbito de atividades rurais tem um papel fundamental para o sucesso do empreendimento. Para quem está à frente de um empreendimento do campo, listamos dicas para potencializar a produtividade e compromisso dos seus colaboradores. Vamos começar?

Empreendimento rural: confira 10 dicas para melhorar a gestão de pessoas

Para alcançar o sucesso no seu segmento de atuação é importante que proprietários rurais administrem suas propriedades tal qual uma empresa. Uma das bases para o bom funcionamento de um negócio é a boa gestão de pessoas. Confira a seguir 10 dicas para tornar essa gestão mais efetiva.

1 – Invista em conhecimentos de recursos humanos

Para que sua fazenda seja gerenciada como uma empresa é necessário fazer alguns investimentos, especialmente em conhecimento. Uma das áreas em que o gestor deve ampliar seus horizontes é a de recursos humanos. Nos últimos anos, a relação entre gestores e colaboradores passou por grandes transformações, sendo essencial estar a par delas.

2 – Estrutura gerencial

Uma propriedade rural tende a se tornar mais próspera se contar com uma estrutura gerencial profissionalizada. A dica é que os proprietários considerem a contratação de profissionais da área de administração e/ou que invistam no preparo universitário de familiares. O agronegócio é uma das áreas mais lucrativas do Brasil e, como tal, precisa de profissionais.

3 – Comunicação transparente

Toda e qualquer empresa para funcionar adequadamente precisa ter uma estrutura de comunicação clara e transparente. O desenvolvimento de uma boa comunicação se reflete em colaboradores mais bem informados sobre as suas funções e trabalhando em harmonia.

Como propriedades rurais podem ser bem amplas fisicamente, é interessante que os profissionais em funções de liderança contem com um smartphone em que possam conferir todas as tarefas e mudanças de planos.

4 – Conheça seus talentos

Uma parte significativa de uma boa gestão de pessoas é conhecer os talentos que compõem o quadro de colaboradores da sua fazenda. Assim como em uma empresa de outro setor, há profissionais com desejo e disposição de assumir funções mais desafiadoras.

Quando precisar de colaboradores para cargos de confiança e liderança, que tal olhar para a sua equipe atual? Pode ser que a resposta já esteja aos seus serviços esperando apenas uma oportunidade para crescer.

5 – Retenha seus talentos

Conhecer e reconhecer os profissionais que trabalham na sua empresa rural, concedendo promoções, é uma forma interessante de retenção. Porém, há outras que também são relevantes, como oferecer salários competitivos, benefícios extras e um ambiente laboral salubre. Crie boas condições de trabalho e remuneração para que seus colaboradores desejem permanecer na sua fazenda.

6 – Delegação de tarefas

Outro ponto crucial de uma boa gestão de pessoas em uma propriedade rural é o gestor aprender a delegar tarefas. Há muitos casos em que os gestores não conseguem se desprender da centralização.

Contudo, isso não é bom e nem produtivo, afinal, ninguém consegue realizar todas as tarefas de uma fazenda sozinho e com qualidade. Então, a dica é trabalhar o desapego dessa centralização com uma delegação de tarefas inteligente, considerando os talentos que possui.

7 – Liderança

Todo setor de empresa precisa de uma liderança forte que guie a equipe rumo ao sucesso. Levando esse conceito para uma propriedade rural, significa que todas as atividades devem ter um líder.

Essa é uma forma eficiente de garantir que tudo será realizado tal qual se deve. A função do líder é comandar, mas também dialogar com os funcionários e ajudá-los a entender as suas atividades.

8 – Plano de ação

Para que uma empresa conquiste bons resultados e cumpra as suas metas é determinante que tenha um plano de ação para seguir. Nesse planejamento é importante que haja a definição de funções dos colaboradores e a divisão das responsabilidades de cada um.

Os profissionais que atuam na sua fazenda devem saber exatamente o que está na sua alçada, procurando entregar todas as tarefas. Para o gestor, o planejamento é essencial para que ele possa entender se está tudo sendo concretizado.

 9 – Regulamento interno

A gestão de pessoas demanda a existência e cumprimento de regras. A melhor forma de trabalhar com normas é desenvolver um regulamento interno. Esse documento funciona como um guia de como os profissionais devem se portar em diferentes situações. Também deve estar previsto nesse regulamento quais são as ações passíveis de punição e quais serão as possíveis punições.

10 – Mensuração de resultados

Todo e qualquer processo realizado dentro de uma empresa deve ter o acompanhamento de resultados através da mensuração dos mesmos. O ideal é definir indicadores que permitam verificar e comparar os resultados obtidos pela equipe, antes e depois da implantação de um sistema de gestão de pessoas.

A mensuração também tem o papel de ajudar a identificar o que não está saindo como se esperava e como isso pode ser melhorado em médio e longo prazo.

Gostou das dicas de como fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda?

Fonte imagem: gallup.com