Carne vegetal
Curiosidades

Carne vegetal: você sabe como ela é feita?

Nos últimos tempos, a carne vegetal tem sido um tema em pauta por ser entendido como um produto promissor para o futuro. Se você está curioso para saber mais, veio ao lugar certo, pois a seguir explicaremos como esse produto é feito e quais são suas vantagens.

O que é a carne vegetal?

Popularizada como carne do futuro, a carne vegetal é feita à base de proteínas vegetais. Vários tipos de plantas podem ser usados para produzi-la. O objetivo desse produto é imitar o sabor, textura e aparência da carne bovina. O destaque dentre os principais ingredientes fica para o grão-de-bico, a ervilha e a soja.

Para aqueles que tiram a carne vermelha do cardápio por uma opção de estilo de vida, a carne vegetal é um produto incrível, pois supre a falta do alimento. Basicamente, as pessoas podem continuar comendo “carne”, mas sem o sofrimento animal e o impacto ambiental.

Como a carne vegetal é feita?

Como mencionamos, a carne vegetal pode ser feita a partir de várias plantas. De maneira geral, as carnes vegetarianas disponíveis, atualmente, no mercado são uma combinação de diversos vegetais.

O grão-de-bico e a ervilha aparecem no topo da lista de ingredientes mais usados. Em alguns casos, é utilizada a beterraba para dar cor à carne de plantas. O produto ainda conta com a adição de condimentos e substâncias orgânicas que contribuem para dar gosto e criar uma textura semelhante a da carne vermelha.

Esse tipo de carne se caracteriza por ser fabricada com produtos 100% vegetais. No entanto, indicamos que vegetarianos e veganos confirmem essa informação nas embalagens dos produtos para se certificarem.

Quais são as diferenças entre as proteínas animal e vegetal?

Você deve estar se perguntando quais são as diferenças entre consumir carne bovina e carne feita à base de grãos e outros vegetais. O ponto principal de diferenciação entre os dois tipos de alimento está na quantidade de aminoácidos que cada um possui. Aminoácidos nada mais são do que as substâncias orgânicas responsáveis por formar as proteínas.

Na natureza existem 20 tipos de aminoácidos, o corpo humano tem a capacidade de produzir 11. Os 9 que não produzimos devem ser adquiridos por meio da alimentação. Logo, um alimento considerado uma fonte completa de proteína deve fornecer esses 9 aminoácidos conhecidos como essenciais.

As proteínas animais, como peixe, aves, carne vermelha e laticínios, estão na categoria de fontes completas. Já as carnes vegetais aparecem na categoria de fontes incompletas, ou seja, significa que elas não têm ao menos um dos aminoácidos essenciais.

Em uma dieta que exclui os produtos de origem animal, torna-se necessário combinar diferentes fontes de proteína para ter acesso a todos os aminoácidos importantes. Porém, aqui cabe um adendo bem importante, é um mito a ideia de que somente produtos de origem animal podem ser completos.

Há vegetais que oferecem todos os aminoácidos essenciais, como é o caso do grão-de-bico, da soja e da quinoa. As empresas que estão entrando nesse segmento de mercado fabricam a carne vegetal a partir da combinação de diferentes plantas, de forma que ela possa atender as necessidades nutricionais.

Quais são as vantagens da carne vegetal?

Confira a seguir as principais vantagens que a carne de plantas oferece:

Mais saudável

É um tipo de carne mais saudável, uma vez que não possui tantas gorduras saturadas como a carne convencional.

Mais sustentável

Do ponto de vista ecológico, a produção da carne vegetal é melhor. A agropecuária é responsável por boa parte das emissões de gases do efeito estufa. Além disso, o fabrico da carne de plantas também demanda o uso de menos água e energia.

Sem sofrimento animal

A carne vegetal não gera sofrimento animal.

Opção para vegetarianos e veganos

Excelente alternativa para quem deseja se tornar vegetariano ou vegano por estilo de vida, mas gosta bastante de carne. Assim, é possível consumir um produto de textura e sabor muito similares ao da carne tradicional.

Quais são as desvantagens da carne vegetal?

Embora a carne vegetal tenha a proposta de ser mais saudável, é um produto ultraprocessado. Basicamente, isso quer dizer que durante o processo de fabricação ela pode receber a adição de vários ingredientes que não são bons para a saúde, como açúcares, sal, corantes, gorduras e substâncias produzidas em laboratório.

As pessoas que decidem consumir precisam estar cientes de que se trata de um alimento industrializado. O que acontece é que boa parte do público não tem esse entendimento e acredita que está consumindo um alimento totalmente saudável. O consumo excessivo desse tipo de produto pode causar problemas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade e até infarto.

A dica é ler com atenção as informações das caixas dos alimentos para ter certeza do que está levando. Busque manter uma dieta equilibrada para preservar a sua saúde e bem-estar.

Gostou de saber mais sobre a carne vegetal? Você já experimentou?

Fonte imagem: jcam.com.br