O que é a doma racional de cavalos?
Animais

Doma racional de cavalos: saiba o que é e como fazer

A doma racional de cavalos consiste em uma abordagem não-violenta para o treinamento de equinos. A base desse método é a de estabelecer uma relação de confiança entre o adestrador e o cavalo. No artigo a seguir iremos explicar melhor no que consiste essa metodologia.

O que é a doma racional de cavalos?

Trata-se de um processo de doma de cavalos em que os animais são condicionados a responder aos seus criadores, mas sem que para isso seja empregada violência. Essa metodologia foi desenvolvida a partir da observação do comportamento dos animais. Entre os seus objetivos estão trabalhar a perseverança, a repetição, o ritmo e a paciência dos equinos.

O trabalho contribui para que com o passar do tempo os equinos se tornem mais calmos, confiantes e possam estabelecer uma conexão mais profunda com seus tutores. Na doma tradicional não é incomum serem utilizados métodos punitivos e violentos para adestrar os animais.

Esse tipo de prática é deixada de lado na doma racional. A aproximação baseada em uma abordagem mais tranquila e carinhosa permite construir uma relação mais positiva entre tutor e cavalo.

A voz como instrumento

O método da doma racional de cavalos se baseia no uso da voz como instrumento para adestrar. O segredo está em falar pausadamente e em tonalidades mais suaves que ajudam a tranquilizar o animal. Sem que seja necessário usar a força, os cavalos vão se tornando mais mansos e obedientes. A base dessa metodologia está em criar laços de confiança com os equinos.

A doma racional pode começar a ser utilizada já nos primeiros anos de vida dos equinos. Nessa fase, os cavalos já percebem os primeiros comandos e sua estrutura física está em formação.

Doma racional de cavalos: conheça as principais vantagens

Esse método de adestramento de cavalos oferece como grande vantagem não utilizar a violência para condicionar o comportamento dos animais. Porém, além dessa vantagem, há outras oferecidas pela metodologia, confira abaixo.

1 – Aumento da confiança

A confiança entre o tutor e o cavalo é construída sobre uma base sólida. Dessa forma, ocorrem trocas verdadeiras e pautadas por sentimentos positivos. Na prática, é muito importante ter confiança no animal e saber que não haverá sobressaltos decorrentes de traumas gerados por métodos violentos de doma.

2 – Animais mais corajosos

Métodos violentos e punitivos podem tornar os animais mais facilmente amedrontados e dotados de comportamentos impulsivos. Por sua vez, métodos mais suaves, como a doma racional, ajudam a fortalecer a coragem dos equinos. Não é pela intimidação que se fortalece o destemor, é exatamente o oposto.

3 – Animais mais estáveis

Outro grande benefício que a doma racional oferece é que os equinos se tornam emocionalmente mais estáveis. Expor cavalos a adestramentos violentos pode gerar comportamentos inesperados e estes podem representar um sério risco.

Quando um cavalo, um animal de grande porte, perde o controle, é difícil de conter. Adestrá-lo com uma abordagem mais suave e tranquila ajuda no seu pleno desenvolvimento.

4 – Redução de danos à boca do equino

A doma tradicional pode levar a uma série de danos à boca dos cavalos devido ao emprego de violência de tração. Quando a metodologia não se vale do uso de métodos físicos punitivos, preserva também a saúde física dos equinos.

5 – Método mais prazeroso

Quem gosta de animais sabe o quanto é positivo passar tempo de qualidade com eles. No caso dos equinos, o adestramento pode se tornar mais um tempo de convivência prazerosa entre o criador e seus animais.

O fato de utilizar uma abordagem mais gentil ajuda a reduzir o peso de ser uma atividade repetitiva e por vezes cansativa. Tanto o tutor quanto o cavalo saem ganhando.

Cuidados importantes com os cavalos

Os criadores que estão se preparando para iniciar um processo de doma de cavalos devem se atentar para questões fundamentais de cuidado com seus animais. Considerar alguns aspectos relativos ao bem-estar dos animais é determinante para que o processo se desenvolva com tranquilidade e alcançando bons resultados.

Entre os tópicos que devem ser considerados estão a higiene dos animais, segurança, manutenção da vacinação e vermifugação em dia, entre outros. Além das questões de foco no cuidado físico, é essencial conhecer mais profundamente o emocional dos seus animais. Lembre-se de que o processo de doma racional se baseia na construção de uma relação com o equino.

É indicado que os tutores observem o comportamento dos seus animais antes de começar o processo de adestramento. Conhecer mais sobre os animais é decisivo para ter sucesso na abordagem baseada em não-violência.

Para conseguir guiar o cavalo a fazer aquilo que o tutor deseja é crucial saber como ele se porta em diferentes situações e como reage. Com o passar do tempo torna-se mais simples adequar as estratégias.

Gostou de conhecer mais sobre o método de doma racional de cavalos? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pexels.com