Cavalos bretão
Animais

Cavalos bretão: animais fortes, muito utilizado no campo

Os cavalos Bretão são bastante utilizados em atividades do campo devido à força e docilidade dessa raça de equinos. Esses animais também contribuem significativamente para o desenvolvimento de novas raças. Continue lendo para saber mais sobre esses belos exemplares.

Cavalos Bretão: conheça a raça

A raça de cavalo Bretão tornou-se bastante popular no campo da equinocultura por sua grande versatilidade. Esse cavalo tem origem francesa e foi descoberto em uma região de solo devastado. Ao observar o ambiente em que a raça se desenvolveu, fica evidente a sua potência física e resistência.

Essa é uma das raças mais antigas do mundo, era bastante comum durante a Idade Média. Por ter um andar confortável e ser fácil de manejar, se tornou uma das principais escolhas dos cavaleiros da época. Algum tempo depois, esses equinos passaram a ser utilizados como cavalo militar no deslocamento de policiais de uma região para outra.

Origem de novas raças

O equino Bretão foi bastante utilizado ao longo da história por médicos veterinários para dar origem a espécies de cavalo que preservassem a qualidade física da raça. Contudo, os primeiros resultados não deram certo e a prática foi suspensa. Desse momento em diante, passaram a ser empreendidas tentativas de melhorias genéticas.

Atualmente, há diversos profissionais dedicados à melhoria genética com foco na replicação do porte e tração dos animais da raça. A manutenção da genética do Bretão é imprescindível, haja vista que é um animal com todas as características buscadas pela ciência.

Principais características do cavalo Bretão

Os cavalos bretão possuem algumas características que os especialistas consideram únicas. A seguir apresentaremos uma lista das características mais marcantes desses equinos, acompanhe!

Cabeça

O semblante dos cavalos Bretão é dócil, essa característica é decorrente do formato da sua cabeça e dos seus olhos. Possuem pelos perto do focinho que são essenciais para reconhecer alimentos ou objetos.

Pescoço

O pescoço dos cavalos segue o padrão do seu porte físico, sendo assim, é rígido e largo.

Tronco

O porte físico do cavalo Bretão é forte com grande estrutura corporal. Tem a capacidade de carregar grande volume de peso sem dificuldades.

Pelagem

Animais de pelagem branca e de pelagem preta são os mais característicos dessa raça. Os animais da cor preta apresentam leves resquícios de pelagem branca no topo da cabeça. No caso dos animais de pelagem branca, há partes dominadas por pelos pretos, especialmente nas patas e no tórax.

Peso e altura

Os animais medem cerca de 1,5 metros e podem pesar até 1 tonelada. Contudo, esse peso pode variar entre machos e fêmeas.

Raça de cavalos Bretão no Brasil

Essa é uma raça de cavalos que teve grande facilidade de se desenvolver no Brasil. Como citamos anteriormente, se originou em uma região com climas quentes e secos. Isso significa que é uma raça adaptada a algumas dificuldades e, com isso, o clima quente do Brasil não representa um problema. Inclusive, nosso país se destaca como exportador de animais dessa raça.

Para se ter uma ideia da popularidade do cavalo Bretão no Brasil, foi criada a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão. A função dessa associação é a de passar informações sobre a raça para o intermédio das vendas desses animais. É uma excelente opção de compra para pecuaristas que estão iniciando nessa atividade.

Os pecuaristas podem investir nesses animais para auxiliar na realização de diferentes atividades do meio rural. Essa raça é bastante forte e fácil de manejar, podendo ser utilizada para uma série de finalidades. Porém, como se trata de um animal pesado e de grande porte, não é recomendável que ele seja utilizado em atividades de corrida. O Bretão perde seu rendimento rapidamente quando em alta velocidade.

A chegada da raça de cavalos Bretão ao Brasil se deu por iniciativa das Forças Armadas, que demandavam animais fortes e com capacidade para serem utilizados nas atividades dentro dos quartéis. Esses animais podem ser usados para carregar artilharia, por exemplo.

A partir da década de 1930, o país passou a importar mais indivíduos da raça. Atualmente, os animais da raça de cavalos Bretão encontrados em território nacional já são resultado da produção in loco.

Manejo do cavalo Bretão

Contar com cavalos Bretão para auxiliar nas atividades rurais é bastante interessante, uma vez que eles têm temperamento dócil. Esses animais são fáceis de manejar e contribuem significativamente para a realização de trabalhos que demandam mais força. Devido ao seu porte, pode facilmente carregar itens pesados de um lado a outro da propriedade.

É um cavalo que costuma desenvolver uma boa relação com o seu dono. Para quem realmente gosta da vida no campo e da companhia de animais, é uma excelente alternativa contar com cavalos da raça Bretão.

Gostou de saber mais sobre a raça de cavalo Bretão? Deixe seu comentário!

Fonte imagem: pixabay.com