Conheça opções de adubação orgânica
Agronegócio

10 Opções de adubação orgânica

A adubação orgânica é uma alternativa para os hortelões que desejam cultivar seus vegetais sem a adição de adubos industrializados. Continue lendo para saber mais sobre as opções disponíveis.

Conheça opções de adubação orgânica

O uso de fertilizantes orgânicos como adubo contribui para potencializar a qualidade da produção. Confira 10 opções orgânicas abaixo.

1 – Minhocas

Uma das opções mais conhecidas para adubação orgânica, as minhocas têm um papel essencial na formação de um solo saudável. A dica é montar um minhocário para a produção de húmus e biofertilizante líquido natural.

Esse viveiro de minhocas é dividido em três andares. No primeiro andar, elas ficam misturadas à terra e a restos de folhas e de plantas. No segundo andar, os compostos depositados pelos animais ficam represados. Por fim, no terceiro andar fica armazenado o líquido que escorre dos três primeiros andares.

2 – Cinzas de madeira

As cinzas de madeira podem ajudar no aumento da resistência das plantas e também no combate à ação das pragas. A melhor forma de utilizar esse material é adicionar em torno de um quarto de xícara de cinzas a um litro de água. Em seguida, coloque em um borrifador e aplique nas suas plantas. O ideal é borrifar uma vez por mês.

3 – Urtigas

Outra boa dica para fazer a adubação orgânica consiste em preparar uma solução a partir de urtigas. Em um balde com água, deixe as folhas da planta de molho por uma semana. Deve ficar longe do sol e de temperaturas muito altas ou muito baixas. Após os sete dias, as folhas devem ser retiradas da água e dispensadas. Use somente o líquido para borrifar o solo e os vegetais da horta.

4 – Compostagem

Esse é um método de adubação orgânica bastante utilizado por hortelões urbanos. Consiste em misturar restos de comida e de uma substância rica em nitrogênio (folhas secas, palha e grama).

Uma forma prática de trabalhar com esse tipo de adubo é triturar os restos de comida. Assim, tudo é misturado e adicionado à terra antes de plantar uma nova muda. Outra possibilidade é colocar a compostagem sobre o solo e não dentro dela.

5 – Crustáceos

Cascas de crustáceos, como caranguejo, lagosta ou camarão são excelentes elementos de adubação orgânica. Nesse método é necessário cavar um buraco com pelo menos 40 cm de profundidade e deixar as cascas lá por cerca de um mês. Após esse período, é possível retirá-los do local e enterrá-los em outro buraco. Esse adubo orgânico oferece ao solo bastante fósforo e nitrogênio.

As partes não utilizadas de peixes, como rabos, entranhas e cabeças, podem ser utilizadas para adubar a terra. Funciona bem especialmente para o cultivo de plantas que demandam muito nitrogênio, como tomate e milho, por exemplo. Os restos de peixe devem ser depositados em um buraco com pelo menos 40 centímetros de profundidade. Tape o espaço e plante por cima.

6 – Adubo de origem animal

O esterco de animais como vacas, cavalos e ovelhas (herbívoros) é bastante utilizado para o cultivo de plantas. Contudo, é essencial não depositar o esterco diretamente na terra, antes, ele precisa ser misturado e diluído em água por um período de pelo menos duas semanas. O líquido gerado nesse processo pode, então, ser usado para borrifar as plantas.

O estrume curtido pode ser usado também para adubar a terra. Quando os dejetos são depositados assim que produzidos pelos animais, podem queimar e quebrar as raízes das plantas em contato com o sol.

7 – Borras de café

Essa é uma dica perfeita para quem adora um cafezinho. Após coar o café, coloque as borras no entorno das suas plantas. Essa dica ajuda a afastar lesmas e caracóis, além de contribuir com nutrientes, como potássio, fósforo e nitrogênio. Também é possível diluir os restos dos grãos de café, criando um fertilizante líquido para borrifar nas plantas uma vez por dia.

8 – Cascas de ovos

A casca de ovo é rica em cálcio e potássio e contribui para fortalecer as plantas. As cascas devem ser lavadas, trituradas em grãos pequeninos e adicionadas no entorno de cada muda. Outra possibilidade é adicionar as cascas de ovo à terra antes de cultivar as mudas.

9 – Grama

Ao capinar o terreno, não jogue fora a grama cortada. Junte alguns punhados e os disponha sobre a terra. O ambiente ficará mais verde e também terá maiores quantidades de nitrogênio. Ao longo do processo de decomposição, a grama recém-cortada agrega diversos nutrientes ao solo.

10 – Consólidas

A planta conhecida como consólida ou confrei (Symphytum officinale) possui grandes concentrações de magnésio, fósforo, potássio, sais minerais e vitaminas. Colha as folhas e as misture à água, a proporção deve ser de meio copo de água para cada folha. Deve ficar exposto ao sol entre um e três dias. Escoe a água e aplique diretamente na terra.

Gostou dessas dicas de adubação orgânica? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pexels.com