Cultivo de frutas
Agronegócio

05 Dicas para o sucesso no cultivo de frutas

O cultivo de frutas vem se mostrando uma atividade cada vez mais lucrativa e pode representar um novo horizonte para pequenos e médios produtores rurais. Se você está pensando em se dedicar a essa atividade, vale a pena conferir as dicas que listamos abaixo, com elas você pode produzir mais e com mais qualidade.

Cultivo de frutas: confira 05 dicas para ter sucesso

Um número significativo de produtores rurais vem investindo na fruticultura, esse setor de produção agrícola está em pleno crescimento. O consumo de frutas no Brasil vem crescendo a cada ano e a dedicação aos pomares pode ajudar a incrementar a renda. Observando o grande potencial que essa atividade possui, listamos 05 dicas preciosas para quem deseja se inserir nesse segmento.

Dica n° 1 – Considere ter um pomar de pequena área

Essa dica é válida especialmente para quem tem propriedades menores, como chácaras e sítios. Os pomares de pequenas áreas, como o nome indica, ocupam áreas menores dentro da propriedade, de maneira a permitir manter outros tipos de culturas concomitantemente.

Para que essa atividade tenha maior potencial lucrativo, é interessante apostar na diversificação de frutas. No começo, não olhe tanto para a quantidade, mas sim para a qualidade e variedade. Aposte em diferentes tipos de árvores frutíferas para que sua produção tenha mais saída. No início da atividade de fruticultura, é interessante ter diversidade para entender quais frutas têm melhor saída.

Dica n° 2 – Saiba escolher adequadamente as frutas

Alguns fatores devem ser observados antes de escolher quais tipos frutíferos cultivar. As condições climáticas são determinantes para o sucesso ou fracasso de uma empreitada de cultivo. Outros fatores essenciais de observar incluem o tipo de solo e a disponibilidade de água, dependendo deles, alguns tipos frutíferos se mostram inviáveis.

A relevância desses fatores pode ser confirmada ao observar que algumas áreas contam com grande diversidade de tipos frutíferos, como laranjas, mangas, abacates, tangerinas e afins, e outras áreas têm apenas poncãs ou laranjas.

Em alguns locais são produzidos milhares de pés de uma única variedade, enquanto em outros são produzidos menos pés de diferentes culturas. A adequação da área de plantio ao cultivar escolhido é crucial para obter sucesso na sua atividade.

Dica n° 3 – Conheça os tipos de fruteiras de acordo com o clima

O cultivo de frutas é uma atividade com grande potencial lucrativo do agronegócio, mas para ser bem-sucedido é importante conhecer bem os tipos de fruteiras. De maneira geral, as elas podem ser classificadas em três grupos de acordo com suas exigências de clima: plantas de clima tropical, plantas de clima subtropical e plantas de clima temperado.

É mais um tópico relevante para ficar atento quando estiver escolhendo qual será o tipo de fruta a ser cultivado. Fica a dica de que o melhoramento genético vem contribuindo para que se desenvolvam híbridos que podem ignorar essas exigências. Isso significa que é possível cultivar variedades de clima temperado em regiões tropicais ou subtropicais, por exemplo.

É importante se informar a respeito para fazer uma escolha adequada de acordo com as mais variadas exigências locais. Um bom exemplo é a uva que demanda, naturalmente, clima temperado. Antes, essa fruta era cultivada apenas no Sul do Brasil, atualmente, com o desenvolvimento tecnológico é possível encontrar uvas sendo cultivadas até mesmo na região Nordeste.

Dica n° 4 – Polinização cruzada

Essa é dica é bem importante em especial para quem deseja investir na plantação de maçã. O incentivo a polinização cruzada é fundamental para ter um pomar mais produtivo e frutas de melhor qualidade.

Uma forma de favorecer esse processo é intercalando uma macieira polinizadora com uma macieira produtora. Elas devem apresentar compatibilidade de pólen e mesma época de floração para que essa estratégia funcione.

Outra forma de facilitar o processo é instalar colmeias de abelhas próximo da plantação. O período mais adequado para dar início ao cultivo de maçãs se estende de julho a setembro.

Dica n° 5 – Escolha um bom método de propagação

Para que o seu cultivo de frutas seja bem-sucedido, é essencial escolher um bom método de propagação. Um método que funciona bem para diferentes tipos de cultivares é a enxertia. Esse tipo de propagação é feito por meio do uso de estacas que ficam mais distantes das raízes. Geralmente, os ramos com apenas um ciclo enraízam com mais facilidade.

Fica a dica de se informar qual é o melhor método de propagação para o tipo de cultivar com que você está trabalhando. Lembre-se, ainda, de que é necessário manter a adubação e a irrigação em dia para que suas frutas possam se desenvolver com saúde. Estude como é o ciclo de cultivo de cada fruta que estiver cultivando para não ter surpresas ruins ao longo do caminho.

Gostou dessas dicas de como ter sucesso no cultivo de frutas? Coloque-as em prática e irá colher excelentes frutos!

Fonte imagem: pixabay.com