Plantação de Batata
Agronegócio

Começando uma Plantação de Batata

Plantação de Batata

Para quem está pensando em iniciar uma plantação de batata é essencial conhecer alguns detalhes a respeito desse tubérculo de origem andina que se espalhou pelo mundo, tornando-se a base de inúmeras receitas culinárias. Trata-se de uma espécie vegetal que só é menos cultivada do que o arroz, trigo, cana-de-açúcar e milho. Pode ser um excelente negócio para se investir na área rural.

9 dicas para dar início a uma plantação de batatas

Existe mais de quatro mil variedades de batatas com variação de formas, tamanho e cor, um amplo universo de possibilidades para quem deseja iniciar no cultivo desse tubérculo. A seguir, listamos algumas importantes dicas para quem está se preparando para dar início a esse cultivo.

1 – Clima para cultivo de batata

O ideal para o cultivo de batata é o clima ameno, uma faixa entre 15°C e 25°C. Em ambientes em que a temperatura ultrapassa 27°C a formação de tubérculos pode ser inibida prejudicando os resultados da plantação.

2 – Luminosidade para cultivo de batata

É fundamental para a batateira ter uma boa incidência luminosa para que possa crescer e se desenvolver. Necessita de pelo menos algumas horas diárias de incidência solar. Em locais cujo clima é quente, é possível cultivar a batateira em sombra parcial com sucesso.

3 – Solo para cultivo de batata

Visando melhores resultados para o cultivo da batata é essencial que o solo seja bem drenado, fértil e sem a presença de detritos. Também é necessário que o solo seja enriquecido em nitrogênio e matéria orgânica para que apresente melhores resultados para os cultivares. Em termos de pH, o mais indicado é entre 5 e 6, contudo, a batateira é uma planta que apresenta boa resistência.

4 – Irrigação para cultivo de batata

A irrigação demanda grande atenção, o solo deve permanecer sempre umedecido, no entanto, não deve ficar encharcado, pois isso pode facilitar o desenvolvimento de doenças nos tubérculos. Duas semanas antes da colheita, é necessário suspender a irrigação.

5 – Batatas-sementes certificadas

As plantações comerciais de batata, de maneira geral, utilizam as batatas-sementes certificadas como base para seu cultivo. Basicamente, se tratam de batatas cultivadas em regiões que são reconhecidamente livres de doenças que podem afligir as batateiras.

Boa parte dessas batatas-sementes é proveniente de regiões que têm inverno rigoroso, de maneira que os insetos vetores de doenças não sobrevivem. Também há a opção de adquirir batatas-sementes certificadas provenientes de regiões controladas que utilizam técnicas modernas.

6 – Sementes do fruto da batateira

Têm algumas opções de cultivares de batatas que podem ser cultivados a partir de sementes extraídas do fruto da batateira. Essas sementes devem ser mantidas em sementeiras para que sejam então transplantadas quando desenvolvem pelo menos 4 folhas.

Vale ressaltar, no entanto, que as plantas originadas de sementes tendem a demorar mais para crescer e começar a produzir além de não manter uma uniformidade entre os tubérculos resultantes. Normalmente, o plantio por sementes somente é utilizado para situações em que se quer obter novas variedades.

7 – Cuidados especiais com a plantação de batata

No que diz respeito ao cultivo de batatas, o cuidado mais destacado é o de não deixar que os tubérculos (as batatas propriamente ditas) fiquem expostas à luz solar pelo fato de que isso induz à produção de clorofila que pode aumentar a presença de alcaloides tóxicos no vegetal.

A dica para proteger os tubérculos do sol é amontoar um pouco de terra nos pés das batateiras com uma frequência de 30 dias, melhore a proteção adicionando a essa camada de proteção um pouco de cobertura morta ou use plástico preto opaco para cobrir o solo. Remova plantas daninhas que eventualmente invadam o espaço das batateiras, pois elas competem pelos nutrientes com os tubérculos.

8 – Colheita das batatas

É possível perceber que as batatas estão no ponto para colheita quando suas ramas apresentam coloração amarelada e os tubérculos se soltam com mais facilidade. Uma dica importante é deixar que a batateira seque antes de iniciar a colheita, isso torna possível que as batatas fiquem armazenadas por mais tempo. Tenha atenção apenas que o solo não pode estar úmido.

De maneira geral, o período ideal de colheita das batatas é de 75 a 80 dias a partir do seu plantio, porém, isso pode variar de acordo com o cultivar em questão e outros fatores que interferem em seu crescimento saudável. Em alguns casos, pode variar de 100 a 150 dias para que a colheita se torne interessante.

9 – Cuidado com a parte tóxica da planta

Quem pretende iniciar uma plantação de batata deve saber que as folhas, frutos e ramas da batateira apresenta toxicidade não devendo ser utilizados para alimentação humana ou de animais. Descarte batatas verdes ou então use como batatas-sementes.

Gostou dessas dicas de como começar a sua plantação de batata com grandes chances de sucesso nesse mercado em expansão?