Como implementar a pecuária sustentável?
Animais

Tudo que você precisa saber sobre pecuária sustentável

O debate a respeito das mudanças climáticas vem contribuindo para a difusão de conceitos como o da pecuária sustentável. A humanidade está tentando alinhar o atendimento de suas necessidades às demandas do planeta. Entenda melhor o conceito neste artigo.

O que é a pecuária sustentável?

Em linhas gerais, o conceito diz respeito à adoção de técnicas pecuaristas que reduzam e/ou eliminem os danos causados ao meio ambiente. Contudo, é importante esclarecer que ainda é complicado estabelecer uma relação sustentável entre a produção de carne e a sustentabilidade. 

Transformação

Ao mesmo tempo em que pode ser difícil associar a ideia de pecuária a um sistema sustentável de produção, é essencial mencionar que há cada vez mais empenho nesse sentido. A pecuária sustentável se baseia na transformação desse processo produtivo com a adoção de técnicas regenerativas e humanizadas.

Inclusive já se tem a percepção de que a adoção de técnicas sustentáveis é positivo tanto para o planeta quanto para o meio ambiente. Além de economia na produção é possível se adequar ao que o público consumidor espera. A sustentabilidade é uma tendência de mercado que tende a se manter forte em médio e longo prazo.

Por que adotar a pecuária sustentável?

As mudanças climáticas e o aquecimento global se tornaram pautas centrais dos debates ambientais nos últimos anos. De acordo com estudos realizados nos últimos anos, o aumento da média de temperaturas poderá elevar o custo de produção de carne bovina em 160%. Outros fatores que tornam a pecuária sustentável necessária são:

– Aumento de regiões de savana e desertificadas em decorrência das mudanças climáticas;

– Pastagens degradadas;

– Aumento da média de temperaturas;

– Aumento das secas severas.

Implantar métodos sustentáveis na sua fazenda hoje é uma forma de estar preparado para o que o amanhã reserva. 

Como implementar a pecuária sustentável?

A implementação da pecuária sustentável depende da realização de pesquisas prévias focadas na área de produção. Somente com a devida avaliação do impacto e investimento necessário será possível estabelecer um contexto de benefício para o pecuarista e o ambiente.

As medidas da pecuária sustentável oferecem oportunidades para agregar valor à produção, assim como reduzir ou eliminar possíveis danos ao meio ambiente. A seguir apresentaremos alguns sistemas que podem ser implantados na sua propriedade para tornar sua produção mais sustentável.

1 – Integração lavoura-pecuária-floresta

A adoção de sistemas agroflorestais integrados possibilita que a terra e as árvores interajam com os cultivos agrícolas e/ou animais. Pode ser feito sequencial ou simultaneamente potencializando a produção por hectare de maneira sustentável. 

Essa forma de trabalhar contribui para reduzir os impactos da atividade pecuária e ainda contribui para aumentar a qualidade do produto. A pecuária sustentável visa alinhar a produção de carne vermelha com o meio ambiente.

2 – Sistema de pastoreio racional

Esse sistema se caracteriza por ter uma proposta de equilíbrio solo-capim-gado que leva a maior sustentabilidade da produção.

3 – Manejo de pastagem

É importante que a pastagem esteja sempre disponível de maneira a ajudar a superar os períodos de seca. 

4 – Integração com a floresta (ILPF)

Essa medida contribui para aumentar a fertilidade do solo e ainda gera sombra para o gado.

5 – Preservação dos recursos hídricos

Consiste no armazenamento de água em reservatórios reduzindo assim o processo de erosão e o assoreamento dos cursos de água.

6 – Redução do desperdício de energia elétrica

Ao evitar e reduzir o desperdício de energia elétrica, o produtor, tem a possibilidade de aumentar a sua produção por hectare. Então é essencial fazer uma revisão do atual sistema produtivo para buscar pontos de aperfeiçoamento. 

7 – Aumento da biodiversidade

Aumentar a biodiversidade contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de pragas, assim como surgimento de doenças no gado e na pastagem. Isso significa que a qualidade da carne produzida aumenta consideravelmente.

Produtos sustentáveis: importante tendência de mercado

Lembra que citamos que a sustentabilidade é uma das principais tendências de mercado? Os consumidores estão cada vez mais focados em conhecer a origem daquilo que estão levando para a sua mesa. 

Para uma parte significativa dos consumidores é crucial que os produtos que estão adquirindo tenham origem conhecida e sustentável. Essa necessidade de conhecer a procedência diz respeito especialmente ao modo como os produtos estão sendo produzidos.

Medidas sustentáveis não auxiliam apenas ao meio ambiente, mas também a qualidade do produto adquirido pelos consumidores. Produtos com origem sustentável tem maior valor agregado e ampliam as opções do mercado. Com a evolução da tecnologia já é possível rastrear a origem de produtos agropecuários.

Dessa forma, a sustentabilidade está deixando de ser um diferencial para se tornar um critério obrigatório por boa parte dos consumidores. Investir em medidas sustentáveis representa investir na manutenção da relevância do seu empreendimento. O equilíbrio entre a produção e o meio ambiente é essencial para chegar ao sucesso. 

Gostou de saber mais sobre a pecuária sustentável? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!