O que são as esporas?

O que são as esporas

Quando o assunto é montaria as esporas são um capítulo à parte que merecem destaque, esse utensílio é bastante útil para que cavaleiros e amazonas mantenham o controle do animal enquanto o conduzem. Há variedade de modelos de esporas que são mais adequados para situações distintas. Saiba mais sobre esse acessório que não pode faltar na montaria.

A seguir, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o que são esporas e quais as diferenças entre os modelos variados.

O que são esporas?

Recebe o nome de espora o acessório que é utilizado para fazer pressão no cavalo para que ele se locomova. Geralmente, as esporas são colocadas na bota ou no calçado do cavaleiro. É importante destacar que existem vários modelos de esporas que não têm pontas perfurantes e que não machucam o animal.

Qual a utilidade das esporas?

A função geral desse acessório é oferecer maior controle para o cavaleiro conduzir o cavalo, funciona como uma comunicação com o animal que ao sentir a pressão compreende de que maneira deve se locomover. Esporas não são ferramentas de poder para o cavaleiro, a partir do momento que esse item passa a ser utilizado é fundamental impor menos força às pernas. Vale ressaltar ainda que alguns animais não se adaptam bem ao uso de esporas.

Conhecendo diferentes modelos de esporas

Abaixo, você poderá saber mais sobre os diferentes modelos de esporas e suas utilidades gerais.

Espora de Trevo: indicada para os iniciantes

Essa espora tem como principal característica ter pontas arredondadas (as pontiagudas podem ferir o cavalo) e em menos quantidade. É indicada para os iniciantes porque não irá machucar o animal mesmo que seja imposta mais força do que o necessário para conduzi-lo. O cavaleiro precisa de alguma prática para entender o tanto de força que deve empregar com as esporas, se estiver com um modelo com pontas pode irritar o cavalo e causar até um acidente.

Espora Californiana: mais uma opção para os iniciantes

Possui poucos braços e não tem pontas de maneira que também é boa para aqueles que estão aprendendo a usar esporas. Trata-se de uma espora de pouco contato, mas que ainda assim exige que a aplicação da força seja medida por ser um tanto quanto rústica.

Espora de Roseta: modelo seguro

As esporas de roseta possuem várias pontas, no entanto, todas arredondadas oferecendo mais segurança para o equino. Como tem mais pontas é uma espora que demanda menos esforço das pernas do cavaleiro, isso faz com que seja uma das favoritas de muitos cowboys e cowgirls.

Espora com Moeda: espora de polo

Essa espora é conhecida por apresentar um tipo de moeda no lugar da roseta. Como não possui pontas têm menos chances de machucar o cavalo. O uso mais comum dessa espora é no polo. Fica a dica de que se deve ter a medida de força que será empregada no animal ao montar.

Espora Média com Pontas Redondas: evita machucar o cavalo

Espora de tamanho médio que conta com pontas arredondadas e que pode ser boa para aqueles cavaleiros que ainda não conseguem medir a força necessária para empregar nos cavalos. É fundamental estar bem seguro quanto à força a ser exercida no cavalo para o caso de usar esporas pontiagudas não ferir o equino.

Espora com Roseta Pequena: indicada para tambor

Reconhecida como o modelo mais indicado para a prática de atividades como tambor é uma espora com roseta pequenina, porém, que contêm mais pontas em comparação com outros tipos de esporas.

Espora sem Roseta: espora para hipismo clássico

Essa é a espora utilizada pelos praticantes de hipismo clássico, esse modelo não possui roseta somente uma ponta arredondada que é chamada de cão. A ponta redonda tem como objetivo não causar ferimentos ao equino quando em contato com a sua pele. Porém, essa é uma espora que precisa ser usada com assertividade, pois se mal utilizada pode causar ferimentos no equino.

Considerações sobre esporas

Antes de pensar a respeito de qual modelo de espora você vai comprar é interessante se questionar quanto à real necessidade do acessório para seu cotidiano com seu equino. No caso de cavaleiros que já têm uma boa comunicação com seus animais não é necessário contar com as esporas. Como já mencionado, a função desse item é promover a comunicação com o cavalo para que ele entenda como deve se mover.

Dependendo de que tipo de atividade você pratica com seu cavalo é importante ter atenção para alguns comandos básicos a ser dados com as esporas. Aprenda a utilizar bem o acessório antes de partir para modelos que possam ferir o equino. A relação entre o cavaleiro e o cavalo deve ser harmoniosa e, certamente, impingindo dor ao animal isso não acontecerá.

Gostou de saber mais sobre esporas? Que tal conferir como selar um cavalo?