Limousin
Animais

Limousin: raça bovina reconhecida mundialmente pela produção de carne

O gado Limousin, originário da França, é amplamente encontrado no território brasileiro. Trata-se de uma raça que existe há milhares de anos e que se tornou reconhecida por sua excelente produção de carne de qualidade. Continue lendo e saiba mais sobre essa raça.

Limousin: conhecendo mais sobre essa raça

Com forte presença na pecuária brasileira, o gado Limousin é reconhecido mundialmente pela produção de uma carne macia e de ótima qualidade. As fêmeas dessa raça têm facilidade para o parto e também são excelentes produtoras de leite.

Ao longo das últimas décadas, esse gado passou por uma série de melhorias genéticas. Atualmente, a Limousin é considerada como uma das raças mais completas do mundo.

Qual é a origem da raça Limousin?

Os animais dessa raça são originários da região centro-sul da França, especialmente da província de Limousin, motivo pelo qual se chamam dessa forma. Trata-se de uma linhagem bastante antiga, há pinturas de exemplares de Limousin que datam de sete mil anos Gruta de Lascaux, na França. A raça Limousin é derivada da antiga raça Garoneza, que ocupou a França no século 17.

Chegada ao Brasil

Estima-se que o gado da raça Limousin foi introduzido no Brasil durante os tempos do império, por volta de 1850. Tudo começou na forma de um presente, um engenheiro francês deu para um criador mineiro da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, um exemplar. Também há registros de que essa raça foi introduzida no Brasil com o objetivo de fazer o cruzamento com outras linhagens de gado.

Foi no ano de 1970 que teve início uma nova fase na história da criação de gado Limousin no Brasil. Um empresário levou para uma propriedade no Triângulo Mineiro 56 animais puros. Esse empresário fez um grande investimento em melhorias genéticas e cruzamento com outras categorias de zebuínos.

Limousin: conheça as suas principais características

As fêmeas da raça Limousin se caracterizam particularmente por sua grande facilidade de parto, algo que contribui para potencializar a sua produção de leite. Os machos têm como característica de destaque a excelente fertilidade. Produzem sêmen de ótima qualidade.

Outro ponto considerado bastante positivo desses animais é o fato de que não consomem grandes quantidades de alimento em comparação com zebuínos. Isso acontece porque os indivíduos da raça Limousin apresentam trato digestivo pequeno e com volume reduzido de vísceras. Além disso, possuem elevada taxa de conversão alimentar e bom ritmo de ganho de peso.

Confira abaixo outras características marcantes do gado Limousin:

– Porte

Trata-se de uma raça de médio porte em que as fêmeas pesam entre 550 kg e 750 kg. Os touros pesam entre 950 kg e 1.200 kg. As fêmeas têm altura média de 137 cm, enquanto os machos medem em média 145 cm.

– Pelagem

Os animais da raça Limousin apresentam pelos sedosos, curtos e finos. Em relação a coloração, esses animais apresentam pelagem em cor vermelha-dourada escura e as extremidades da cor do trigo. A pele é fina, macia e flexível e as suas mucosas são rosadas.

– Cabeça

De perfil retilíneo, os animais da raça Limousin apresentam cabeça de tamanho médio, forte e curta. A fronte e o focinho desses animais são largos e as suas orelhas pequeninas e finas. Embora os seus olhos sejam bem vivos, não são salientes.

O comprimento dos chifres, quando presentes, é mediano, sendo mais fino nas extremidades e arqueados para frente. Apresentam barbela pouco desenvolvida que acaba no externo. O pescoço, por sua vez, é musculoso e curto.

– Corpo

Esse é um animal cujo tronco apresenta formato cilíndrico, profundo e longo. Apresenta ótima cobertura muscular. O peito é largo e arredondado, assim como tem dorso reto, horizontal e largo. Apresenta giba pequena e um pouco à frente na cernelha. Por sua vez, a sua garupa é larga, comprida e plana.

Apresenta costelas longas e arqueadas com flancos profundos e em harmonia com o restante do corpo. Seu umbigo é reduzido. Nas vacas em lactação, o úbere possui volume discreto, sendo as tetas bem distribuídas. Apresentam bacia larga com as suas ancas um tanto quanto salientes.

Apresentam membros dianteiros e traseiros médios e bastante musculosos. Trata-se de um animal bem aprumado, cujos cascos são resistentes e bem delineados. Apresentam nádegas bem formadas e descidas. A cauda é bem inserida e apresenta-se larga na base e fina na extremidade. A vassoura da cauda tem coloração rósea clara.

Limousin: produtor de carne de qualidade

A raça de gado Limousin é reconhecida por ser grande produtor de carne vermelha de qualidade. Inclusive, é líder na produção de carne vermelha para venda. A sua carcaça possui ossatura fina com pouca gordura e boa quantidade de carne. Apresenta baixos níveis de gordura e colesterol.

Gostou de saber mais sobre os animais da raça Limousin? Aproveite para navegar pelo blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos e saber de todas as novidades do universo Country!

Fonte imagem: pixabay.com