Gotejamento
Agronegócio

Como fazer Irrigação por Gotejamento. Saiba tudo.

Adotar o uso de irrigação através de um sistema de gotejamento é bastante interessante para facilitar o manejo do seu cultivo, garantindo mais eficiência na rega. Para quem não conhece, esse tipo de irrigação permite fornecer gotas de água todos os dias para os cultivares diretamente em suas raízes. Continue lendo e saiba tudo de mais relevante sobre o processo.

Gotejamento: saiba tudo a respeito desse sistema de irrigação

A irrigação por gotejamento é um sistema simples de rega que vem ganhando cada vez mais adeptos. Para se ter uma ideia, dependendo do tamanho da sua área de plantação é possível fazer a instalação em apenas uma tarde. Uma vez em funcionamento, o sistema goteja água diariamente nas raízes das suas plantas. 

Gostou da ideia e quer implementar em sua propriedade? Confira as instruções abaixo e tire esse plano do papel!

Tamanho das plantas

Para fazer o cálculo de gotejamento é fundamental saber qual é a média de altura das suas plantas, pois é esse o fator determinante para conhecer a taxa de irrigação. Cultivares que tenham por volta de 1,5 metros necessitam de gotejadores com capacidade de 4 litros. No caso de árvores que podem chegar a até 4,5 metros, é importante investir em gotejadores de 15 litros. 

Comprando os gotejadores

Para instalar o seu sistema de irrigação por gotejamento, você precisará adquirir os gotejadores de acordo com a demanda de água dos seus cultivares. Faça sua compra em uma loja especializada e observe que há descrição de fluxo de água nas embalagens dos produtos, assim, é mais fácil escolher a opção correta. 

Planejamento

Em relação a como fazer irrigação por gotejamento, é imprescindível desenvolver um planejamento consistente do local em que a tubulação irá ficar. Considere quais plantas podem dividir as linhas de irrigação, caso deseje, é possível camuflar a tubulação usando uma camada fina de folhas ou húmus. No entanto, preste atenção para apenas cobrir a tubulação sem enterrá-la. 

A tubulação deverá ser conectada a uma torneira externa, é o mesmo esquema que você faria com uma mangueira de jardim. É importante que a tubulação passe pelas plantas que irá irrigar, contudo, evite posicionar diretamente na base dos cultivares, deverá ficar a uma distância de pelo 30 cm. 

Se o sistema de irrigação for ser usado para plantas e árvores com mais de 3,5 metros, é importante posicionar o sistema há pelo menos 60 cm da base do cultivar. Antes de colocar as estacas, é preciso fazer uma revisão do sistema de gotejamento para saber se está tudo certo.

Atenção à tubulação

A partir do momento em que a tubulação foi instalada de acordo com o planejamento inicial, você deverá adicionar estacas de metal. Para um melhor resultado, é importante cobrir qualquer parte da tubulação que não contenha gotejadores. 

Furando a tubulação

Caso o kit de irrigação por gotejamento que você comprou não tenha as ferramentas próprias para fazer os furos para instalar os gotejadores, saiba que poderá usar um estilete para essa tarefa. Lembrando que se tiver as ferramentas próprias para isso, dê preferência para utilizá-las. 

Teste

Concluindo a instalação dos gotejadores, você poderá fazer o teste para saber se o sistema está funcionando de acordo com o esperado. Se houver algum furo acidental na tubulação, é necessário encaixar o gotejador. 

Método simples e econômico

O gotejamento está ganhando força no agronegócio por se mostrar uma solução simples e econômica para enfrentar períodos em que as chuvas não são suficientes para manter a plantação saudável. A técnica foi desenvolvida em Israel e, como apresentamos ao longo do artigo, consiste no uso de uma tubulação na qual corre água em alta pressão.

Pelo fato de a água ser direcionada para a terra diretamente, se tem um aproveitamento de até 95%. Com uma performance dessas é fácil entender a simpatia que vem gerando entre produtores de diferentes gêneros alimentícios. Para completar sua lista de benefícios, vale mencionar os ganhos de aliar a irrigação por gotejamento com o processo de fertirrigação, que oferece mais nutrientes para o solo.

Melhorias

Esse sistema de fertirrigação não é novo, porém, passou a ser mais visado por produtores de maior porte após receber melhorias que permitiram aplicar a tubulação a áreas maiores. Nesse caso, é preciso puxar água de um açude usando uma bomba que encaminha o líquido para um tanque em que estão os nutrientes que irão potencializar o solo. 

Em seguida, a água é bombeada para os tubos de irrigação e, então, distribuída nas plantas na forma de gotas. O sistema de gotas permite que os nutrientes de fertilização sejam absorvidos com mais assertividade pelas plantas no decorrer do período em que são irrigadas, porque tudo acontece por etapas, tendo mais chances de os vegetais crescerem fortes e saudáveis.

Se deseja ficar por dentro de outras novidades no mundo country, incluindo dicas para cuidar da sua plantação, criações, entretenimento e muito mais? Confira outros artigos do blog da Rodeo West e aproveite!