O que é preciso para manter uma boa plantação de café
O brasileiro é um povo apaixonado por um bom cafezinho, e por isso o plantio de café se destaca como uma atividade agrícola bastante interessante financeiramente. Contudo, é necessário que o futuro cultivador saiba que precisará ter alguns cuidados especiais com a planta durante todo o processo, que vai do plantio à colheita. A seguir, daremos algumas dicas de como manter a plantação em dia com uma lavoura saudável.
Plantio de café – dicas para ter uma lavoura produtiva
Para quem está pensando em dar início a sua lavoura de café é interessante ter em mente quais são os cuidados mais relevantes com a planta e com a colheita.
Cafeeiro – cultivando a planta do café
Plantar café no Brasil é relativamente fácil, pois o cafeeiro gosta de clima tropical. Por isso, nosso país é o maior produtor e exportador do grão no planeta e está em segundo lugar no ranking de bebedores de café, perdendo apenas para os norte-americanos. As variedades de mais destaque no mercado são Coffea arabica e Coffea canephora (robusta).
Clima ideal
O segredo para ter sucesso no plantio de café é atender às exigências de clima e solo de cada variedade. A variedade arábica demanda altitudes entre 450 e 800 metros com temperatura na faixa entre 18 e 22°C, ao passo que para a variedade robusta a faixa de temperatura fica entre 22 e 26ºC, com altitude de até 450 metros. A precipitação anual entre 600 mm e 1.500 mm são ideais para o sucesso da lavoura de café desde que haja boa distribuição.
Solo ideal
O solo ideal para o cultivo de café é aquele que possui profundidade de pelo menos 1 metro e não é nem pedregoso e nem muito arenoso. O solo deve ainda ser fértil e ter boa drenagem. Fica a dica: mesmo com sistema de drenagem, as áreas de baixada não são indicadas para plantar café.
Conhecendo as variedades comerciais de café
Variedade arábica
No cultivo do café, é de extrema importância entender as diferenças entre as variedades comerciais. O café arábico é mais refinado. Seu aroma e sabor são mais proeminentes e a variedade é apreciados no mundo todo. Por isso, pode alcançar faixas de preço mais altas. As variedades Catuaí Amarelo, Mundo Novo, Acaiá, Icatu e Catuaí Vermelho se dão bem em regiões de temperaturas amenas e altas. Para o cultivo o ideal é ter mudas originárias de sementes.
Variedade robusta
Embora seja considerada uma variedade de café inferior à arábica, tem ganhado destaque no mercado por seu preço mais em conta. Tem sido amplamente utilizada pela indústria de café solúvel. Nesse grupo a cultivar mais utilizada é a Conilon, que apresenta excelente adaptação a regiões de altitudes mais baixas e com temperaturas mais altas.
Possui facilidade de cultivo por suas características mais rústicas que permitem até mesmo deficiências hídricas prolongadas. A multiplicação poderá ser feita por mudas formadas de sementes ou de estacas. Para lavouras, indicamos o uso de estacas com mudas clonais para que haja maior produtividade e se mantenha a uniformidade.
Cuidados para o plantio de café
Escolhendo a área para o cultivo
A área em que se pretende cultivar o café deverá ser plana ou pouco ondulada. A declividade não pode ser superior a 18% para que se tenha um bom resultado. Em seguida, o cultivador deverá preparar o terreno para o plantio, e a forma como essa preparação será feita depende da cobertura vegetal que se tem que pode ser cultura permanente, culturas anuais ou capoeira. O preparo poderá ser mecânico ou manual, tudo depende do que trará melhores resultados. Nos solos que são compactos a aração deverá ter profundidade entre 20 e 30 cm.
O espaçamento
Esse quesito depende de alguns fatores como o tipo de cultivar que será plantado, quais serão os equipamentos utilizados, a topografia do local, a fertilidade que o solo apresenta e outros. Geralmente no caso de lavouras com menos de 2.500 plantas/ha o espaçamento entre cada planta fica na faixa entre 1,5 e 2,5 metros. Já o espaçamento entre as linhas fica entre 3 e 4 metros.
Fazendo o coveamento
O coveamento deverá ter 40 x 40 x 40 cm e poderá ser feito manual ou mecanicamente. É necessário separar a terra que apresente mais fertilidade da cova para que se possa misturar ao adubo quando for fazer o cultivo.
Plantio das mudas
O melhor momento para plantar as mudas é no período chuvoso de quatro a seis pares. A cobertura morta do entorno é fundamental para que o solo se mantenha úmido, diminuindo assim a competição com as temidas ervas-daninhas.
Plantar café é uma atividade agrícola bastante interessante. Esperamos ter ajudado com boas dicas!