Morgan
Animais

Morgan: raça de cavalo antiga e versátil

Os cavalos da raça Morgan são compactos e muito elegantes, esses belos equinos podem ser usados nas modalidades Western ou English. Continue lendo para saber mais sobre essa raça antiga e de grande versatilidade.

Morgan: origem da raça

Uma das primeiras raças de cavalo a serem desenvolvidas nos Estados Unidos, a Morgan se caracteriza por sua grande versatilidade. Tudo teve início com um exemplar chamado “Figure”, posteriormente a raça foi nomeada de Morgan em homenagem ao dono desse animal. Conta-se que Figure nasceu de um cruzamento acidental entre um Puro-sangue inglês e uma égua mestiça de uma raça selvagem, em 1789.

Conforme crescia, Figure se mostrava um animal forte, robusto e de excelente ossatura. Possuía uma ótima estrutura, velocidade e força. Justin Morgan, o proprietário do equino, o utilizava para realizar as mais variadas tarefas da fazenda com grande sucesso. Não bastassem todos esses bons resultados, Figure ainda se saía muito bem na sela, fosse para realizar atividades laborais ou para lazer. No tocante à personalidade, o equino demonstrava um temperamento dócil.

Os amigos do proprietário de Figure passaram a se interessar em cruzar suas éguas com o animal. Algo bastante impressionante de observar é que todas as qualidades acima mencionadas foram transmitidas para seus descendentes. Os filhos de maior destaque de Figure são: Sherman, Bulrush, e Woodbury. Realmente, uma raça de grande destaque por seu excelente desempenho e bom temperamento.

Quando Justin Morgan faleceu, Figure foi vendido e passou o resto de sua vida trabalhando em fazendas puxando carroças e também em desfiles militares. O animal faleceu em 1821, em decorrência de um coice de outro equino.

Versatilidade

Ao longo da história, esses equinos desempenharam diferentes papéis, sendo um de destaque o de animais de montaria em geral. Também foram bastante usados na cavalaria durante a Guerra Civil Americana.

Inclusive, a raça Morgan Horse teve influência sobre outras raças de equinos, como Quarto de Milha, Standardbred e Tennessee Walking Horse. Sendo exportado para outros países, influenciou também a raça de cavalo Hackney, na Inglaterra.

Em 1907, o lugar mais indicado para encontrar um cavalo Morgan era a US Morgan Horse Farm, próximo de Middlebury, Vermont. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na sequência, transferiu a fazenda para a Universidade de Vermont. Em 1909, foi criado o primeiro registro de raças.

Morgan: o cavalo que escolhe você

Uma das características de maior destaque da raça Morgan é o fato de que esse animal tem um excelente temperamento. Muitas pessoas, ao adquirirem um cavalo dessa raça, declaram que sentem como se tivessem mais um membro na família. Não à toa, esses cavalos são reconhecidos por realmente se dedicarem aos seus donos, como se tivessem os escolhido.

Cavalos Morgan no Brasil

Os cavalos Morgan chegaram ao Brasil na década de 1920 através de duas importações. Uma dessas importações foi feita pelo Ministério da Agricultura. A segunda importação foi realizada por Manuel Luiz Osório, neto do General Osório, para melhorar a qualidade dos animais da cavalaria do Exército Brasileiro. Com foco nesse objetivo, foi formado um núcleo de cavalos Morgan em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Cavalos Morgan pelo mundo

No começo desse século, estimava-se que existiam em torno de 175 mil exemplares de cavalos Morgan no mundo. A American Morgan Horse Association é considerada como a maior associação do mundo focada em equinos Morgan. Uma raça de grande destaque como essa precisa contar com uma associação de nível mundial.

Os animais dessa raça podem ser encontrados nos 50 estados dos Estados Unidos e em mais 20 países. Uma das espécies de cavalo de maior sucesso. Uma curiosidade é que os cavalos Morgan aparecem em livros infantis e o Justin Morgan se tornou até mesmo um filme da Disney de 1972. Uma boa opção para assistir em família.

Raça de grande valor agregado

Há poucos exemplares de cavalos Morgan no Brasil, cerca de 2000. Trata-se de uma das raças mais caras do mundo. Para se ter uma ideia, uma égua custa em média R$ 20 mil e um garanhão custa cerca de R$ 50 mil. Contudo, embora tenham um preço de compra elevado, é uma raça de manejo singelo, não representando grandes custos para os seus proprietários.

Além disso, considerando que os animais dessa raça podem viver até cinco décadas e são excelentes reprodutores, é um preço que se paga. Novamente destacamos o ótimo temperamento do cavalo Morgan que se relaciona com facilidade com o ser humano.

Pode ser um excelente investimento para quem está montando o plantel da sua fazenda, pois são cavalos com grande disposição para o trabalho e que transmitem essas características para seus descendentes.

Gostou de saber mais sobre os cavalos da raça Morgan? Cavalos de uma raça antiga e de muito valor! Navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais conteúdos informativos e saber de todas as novidades do universo country!

Fonte imagem: pixabay.com