Contabilidade rural
Agronegócio

Contabilidade Rural: descubra sua importância

A contabilidade rural é um modelo de contabilidade com foco no atendimento das demandas dos setores agrícola, agroindustrial, agropecuário e zootécnico. Por essas serem áreas com características bastante particulares, se mostra imprescindível que tenham seu próprio modelo contábil. Continue lendo para entender a sua relevância.

O que é a contabilidade rural?

O agronegócio é um setor de atuação que apresenta grandes flutuações e instabilidade. Os empresários desse ramo veem o seu sucesso ameaçado por fatores fora do seu controle, como as condições climáticas, por exemplo. Tendo que enfrentar riscos tão peculiares, é importante contar com uma contabilidade específica para o seu modelo empresarial.

A contabilidade rural consiste em uma ferramenta que auxilia o produtor no gerenciamento do seu empreendimento de acordo com estratégias direcionadas para potencializar os seus resultados. Adotando tais medidas, é possível aumentar a produtividade e o lucro.

Registros contábeis de uma empresa rural

Uma das questões mais relevantes da contabilidade rural diz respeito aos registros contábeis. A forma como eles são feitos em uma fazenda devem levar em consideração tanto a natureza das atividades realizadas na mesma quanto os princípios fundamentais da contabilidade. As contas devem abordar as receitas, os custos e as despesas.

O proprietário de empresa rural deve estar atento à necessidade de registro de algumas informações relevantes e específicas. A seguir você poderá entender melhor quais são esses registros.

Atividades de criação de animais

No caso de atividades de criação de animais, é importante considerar os seguintes componentes patrimoniais:

Estoque de animais

O estoque dos animais da propriedade deve ser avaliado de acordo com a idade e a qualidade dos mesmos.

Nascimentos de animais

O cálculo deve considerar a divisão dos custos acumulados pela quantidade de animais nascidos.

Custos de animais

Tais custos estão ligados ao valor original e variam conforme o período de desenvolvimento dos animais.

No tocante a animais de cria, recria e engorda é importante avaliá-los de acordo com o seu valor original, considerando gastos ao longo da operação, sejam diretos ou indiretos. Devem ser incluídos nas contas de estoque e ativo circulante todos os animais usados para reprodução ou para a produção de derivados.

Por sua vez, as mortes de animais devem ser incluídas no registro contábil como despesas operacionais ocasionadas por riscos da atividade. Na receita operacional, devem estar incluídos todos os ganhos advindos da avaliação de estoque do produto considerando o valor de mercado.

Atividades rurais que não envolvem animais

No campo das atividades rurais que não têm envolvimento com a criação de animais, é importante que os registros contábeis contemplem:

Avaliação dos bens

Desde o pequeno produtor até uma fazenda de grande porte, é necessário avaliar os rendimentos provenientes de culturas temporárias ou permanentes de acordo com seu valor original. Devem ser incluídos os custos oriundos do ciclo operacional, sejam eles diretos ou indiretos.

Custos indiretos

Os custos indiretos devem ser vinculados a cada produto, independentemente de ser cultura permanente ou temporária.

Estoque de produtos agrícolas

Os custos específicos da colheita devem ser contabilizados, assim como os de beneficiamento, acondicionamento e armazenagem.

Despesas pré-operacionais

Na primeira colheita essas despesas devem ser devidamente amortizadas.

Imobilizados

Vale a pena considerar a inclusão de custos de prolongamento da vida útil de culturas permanentes.

Receita operacional

Referem-se aos ganhos aliados à avaliação dos estoques dos produtos de acordo com o valor de mercado.

Despesa operacional

As perdas ocasionadas por atraso ou pela perda de safra.

Ativos da empresa rural

Referem-se aos custos relevantes para a produção conforme a expectativa de realização.

Ativo circulante

Diz respeito às informações das despesas com estoque de produtos agrícolas, incluindo todos os gastos necessários para a realização de uma nova safra no novo exercício.

Lembramos que as regras de registro de ativos e passivos são individualizadas respeitando uma série de critérios.

Por que a contabilidade rural é importante?

O principal ponto de relevância da contabilidade rural está no fato de ser um modelo contábil voltado especificamente para empresas do agronegócio. A partir desse viés focado na atividade rural, esse tipo de contabilidade proporciona uma visão holística para o empresário. Dessa forma, o gestor consegue identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio, investindo na melhoria constante.

Também é imprescindível mencionar que a contabilidade rural permite conhecer a realidade econômica específica desse modelo de negócios. É uma forma de garantir que todas as exigências técnicas sejam devidamente cumpridas. A adoção da contabilidade rural permite planejar com mais detalhes as estratégias que serão empregadas para estimular o crescimento do empreendimento.

Ter à frente da contabilidade da sua propriedade um contador especializado no setor do agronegócio permite encontrar métodos de atuação mais alinhados com a realidade do seu empreendimento. Com o passar do tempo, é possível identificar uma série de ganhos que vão sendo conquistados por voltar a organização contábil para um perfil rural.

Fonte imagem: pixabay.com