Como eliminar Moscas
Curiosidades

Dicas de como eliminar moscas na sua Fazenda

Saber como eliminar moscas em propriedades rurais é fundamental para evitar prejuízos decorrentes da ação desses insetos. Fazendas de criação de gado, por exemplo, podem ter sérios problemas se os animais se tornarem alvos constantes, além da ação hematófaga (sugar sangue), esses insetos podem transmitir doenças para o rebanho e levá-los a um estado de estresse que compromete seu ganho de peso e produtividade. 

Confira dicas de como eliminar moscas

Como mencionamos acima, a presença de moscas nos currais e estábulos pode ser bastante prejudicial para a saúde dos animais. Se você acredita que é difícil dar um fim a esse incômodo, vale a pena conferir as dicas abaixo. 

Atenção para a higiene das instalações

Para evitar surtos de moscas na sua fazenda, é fundamental ter um sistema bem estruturado de cuidados de higiene das instalações, especialmente aquelas destinadas a equinos e bovinos. Remova e dê o destino correto para resíduos alimentares e dejetos dos animais. Além disso, o fazendeiro deve ter o cuidado de revolver o material de compostagem e fazer a drenagem da água proveniente da chuva. 

Uso de larvicida

Consulte um profissional veterinário a respeito do uso de larvicidas ou reguladores de crescimento de insetos. Geralmente, esses produtos são aplicados 30 dias antes das moscas emergirem para controlar a sua propagação. Recomenda-se continuar a administração até 30 dias depois do término da estação quente, mas sempre com a supervisão de um especialista.

Uso de Pour-on

Uma boa dica de como eliminar as moscas da sua criação de gado é utilizar pour-ons durante a primavera. Esses produtos servem originalmente para combater parasitas internos, mas se mostram muito eficientes para controlar a incidência de moscas de chifre. 

O recomendado é que, no final do ano, os produtos aplicados sejam apenas para controle de moscas e/ou piolhos. Mas, atenção que utilizar pour-ons vermífugos diversas vezes ao ano pode levar a problemas internos nos animais. O acompanhamento de um veterinário é essencial para fazer a administração correta desses produtos. 

Uso de mecanismos autodosadores de inseticida

Uma solução prática e eficiente para manter seus animais de fazenda protegidos da ação de moscas é o uso de autodosadores de inseticida. Basicamente, são mecanismos de aplicação do produto posicionados em locais em que os animais obrigatoriamente precisarão passar. É muito interessante para quem tem criação de gado, pois oferece uma aplicação mais eficaz para o rosto e chifres, áreas muito atacadas pelas moscas. 

Ao adotar essa medida, é crucial verificar se o posicionamento do equipamento está correto e se ele está devidamente abastecido de inseticida. Para quem está pensando que é uma medida muito complexa, vale dizer que dá até para montar tiras em cochos de minerais com excelente eficiência para a proteção dos animais.

Repelentes de moscas

Quem deseja evitar as moscas em cavalos pode optar pela aplicação de repelentes tópicos em spray. É um tipo de produto bastante prático e com opções desenvolvidas especialmente para equinos, não sendo irritante para o pelo desses animais. Também existem opções de repelentes tópicos para bovinos, nesse caso, pode não ser tão eficiente se houver uma quantidade significativa de cabeças em uma área de grande extensão. 

Uso de brincos mosquicidas

Se você tem uma quantidade significativa de bovinos em sua fazenda e percebeu que já ultrapassou a média de 200 moscas para cada cabeça, pode começar a considerar a adesão ao uso de brincos mosquicidas. Aplicar essa medida, antes de ter uma quantidade elevada de moscas, pode reduzir a sua eficácia com o passar do tempo.

Nos primeiros dois anos, é recomendado usar brincos com piretróides e, então, substituir por brincos com organofosfato durante um ano para diminuir a resistência aos piretróides. Informe-se a respeito das novidades do segmento de brincos inseticidas, pois sempre surgem novas opções que ajudam a reduzir o efeito de resistência a uma substância amplamente utilizada anteriormente.

Não misture classes de produtos químicos

Independentemente de quais soluções de aplicação de inseticida você optou, é válido não misturar as classes de produtos. O ideal é usar a mesma classe de produtos entre um e dois anos, depois, você deve alterar para outra classe para não perder a eficiência pelo aumento da resistência dos insetos aos produtos. 

Predadores de moscas

Outra opção para controlar e eliminar moscas na sua fazenda é apostar na inserção de predadores naturais do inseto, como vespas, pássaros e até outras espécies de moscas. Ressaltamos que nem todas as moscas são nocivas para seus animais e algumas até representam ganhos para o equilíbrio do ecossistema. Para ter certeza quanto a melhor abordagem a ser adotada, indicamos consultar um veterinário para uma avaliação do cenário e da gravidade da ação das moscas em questão. 

Com essas dicas você poderá oferecer um ambiente mais saudável e controlado para os animais da sua fazenda!