Agropecuária
Agronegócio

Agropecuária: descubra seu significado e a importância na vida dos brasileiros

A agropecuária é um dos setores economicamente mais fortes do Brasil e representa uma das bases de sustentação do país. Refere-se às atividades desenvolvidas no meio rural de forma geral. Continue lendo para entender mais profundamente o significado do termo e sua importância para os brasileiros.

O que é agropecuária?

O termo agropecuária faz a junção dos conceitos de agricultura e pecuária, duas atividades rurais de grande impacto na economia brasileira. Agricultura abrange o trabalho de cultivo do solo com o objetivo de obter matérias-primas e alimentos para humanos e animais.

A pecuária diz respeito ao conjunto de atividades relacionadas à criação de gado com finalidade de alimentação. Nessa categoria também pode ser incluída a atividade extrativista, que consiste na extração de recursos naturais, seja para sobrevivência ou com fins lucrativos. Frutos e madeira são bons exemplos de extrativismo.

A agropecuária é considerada como setor primário da economia brasileira, haja vista que tem como principal objetivo a destinação de sua produção para alimentação e fabrico de outros produtos. Basicamente, se não houvesse a agropecuária outras atividades não poderiam ser realizadas porque faltariam matérias-primas.

A importância da agropecuária na vida dos brasileiros

O agronegócio possui grande relevância para a economia do país, para se ter uma ideia, 1 em cada 3 empregos vem desse setor. A agropecuária representa uma faixa de nada menos do que 20% do PIB do Brasil (Produto Interno Bruto), que é a soma de todas as riquezas do país. 

A produção agropecuária brasileira se destina tanto a atender as demandas internas quanto as externas. Em nível mundial, o Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos e União Europeia em exportações de produtos agropecuários. Além de representar um grande impacto econômico para o país, esse setor também ajudou a moldar a cultura e o povoamento do Brasil.

As atividades rurais contribuíram para o povoamento do interior do Brasil inicialmente com o cultivo de cana-de-açúcar, em seguida, com o café e mais recentemente com a criação de gado. A agropecuária foi uma das primeiras atividades econômicas realizadas em nosso país, algo bastante significativo para a formação do povo brasileiro.

Um dos capítulos mais relevantes da história da agropecuária brasileira é o do impulso ao desenvolvimento tecnológico. Foi a necessidade de mecanização do cultivo do solo que levou o país a buscar a expansão da sua indústria de maquinários. Máquinas para colheita, preparação da terra e abate se tornaram imprescindíveis para a manutenção da competividade do agronegócio.

Brasil: liderança no setor agropecuário mundial

O Brasil é um país de extensão continental com características bastante pertinentes para o cultivo de uma série de produtos. Nosso país é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, café, laranja e bovinos.

Também é o segundo maior produtor soja e aparece em terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de suínos, milho e equinos. Essas posições de liderança demonstram o excelente desempenho brasileiro no setor agropecuário.

A importância cultural da agropecuária

Ao falar desse importante setor econômico, não podemos deixar de mencionar a sua relevância no âmbito cultural. Eventos como uma festa do peão ou exposição agropecuária fazem parte do calendário de muitas pessoas todos os anos e movimentam bilhões de reais. Tais eventos servem de palco tanto para a diversão relacionada ao universo do campo, quanto para o fechamento de bons negócios.

O Brasil possui a maior festa do peão da América Latina, que é realizada anualmente em Barretos, interior de São Paulo. A primeira festa do peão de Barretos aconteceu em 1947 em um cercado com arquibancadas. Em 1955, surgiu o grupo denominado Os Independentes, que, em uma mesa de bar, deu forma ao que seria um dos maiores rodeios do mundo.

Hoje em dia, há festas e feiras agropecuárias sendo realizadas em todo o território nacional com maior concentração no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Além de ser um tipo de evento que destaca a importância do campo para a cultura brasileira, também se configura em um amplo leque de oportunidades econômicas.

Agropecuária: parte fundamental da história do Brasil

Como explicamos ao longo do artigo, a agropecuária faz parte da história do nosso país após o descobrimento. Foi uma das primeiras atividades econômicas realizadas em solo nacional e hoje se configura em uma das bases da nossa economia. O setor do agronegócio é muito forte dentro e fora das nossas fronteiras.

O Brasil é um dos líderes em volume de exportação de alimentos variados desde os cultivados pela agricultura até a carne proveniente da criação de gado. Sendo um setor tão presente na vida de muitos brasileiros, é fácil compreender porque se tornou tão relevante para a cultura brasileira.

Os eventos relacionados ao universo da agropecuária, além de movimentarem cifras bilionárias, também ajudam a formar o complexo quadro cultural do Brasil.

Gostou de saber mais sobre agropecuária e seu significado? É uma das atividades mais importantes do país!

Fonte imagem: pixabay.com