Criação de peixe
Agronegócio

Criação de peixe: dicas para alcançar o sucesso nessa atividade

A criação de peixe é também conhecida como piscicultura. Esse mercado está em plena expansão e pode representar uma excelente oportunidade para produtores rurais que desejam um novo rumo para o seu trabalho no campo. Continue lendo para saber mais sobre a área e como se destacar nela.

Criação de peixe: parte importante da economia

A piscicultura se trata de uma parte importante da economia brasileira. Essa posição privilegiada é resultado da soma de alguns fatores relevantes. Um deles é o fato de que nosso país possui um território litorâneo extenso. O Brasil está bem posicionado no que diz respeito à criação do pescado em cativeiro. Além disso, o povo brasileiro é um dos que mais consome peixes no mundo.

Em 2018, o setor de criação de peixe cresceu em torno de 4,5%, totalizando 722 mil toneladas de peixe. Esse volume representou um faturamento de R$ 5,6 bilhões para a economia do Brasil. As duas espécies de maior destaque nesse mercado foram a tilápia e o tambaqui.

Os dados dizem respeito apenas aos peixes de criação, desconsiderando outras formas de pesca, como a extrativa ou ainda as criações de camarão, algas e demais organismos aquáticos.

Tipos de piscicultura

A criação de peixes tem ganhado cada vez mais espaço no agronegócio, demonstrando grande vocação para bons resultados financeiros. Confira a seguir os principais tipos de piscicultura, assim você conseguirá ter uma ideia mais bem formulada sobre de que forma se inserir nesse mercado.

Piscicultura extensiva

Nesse perfil são utilizados viveiros, lagos e reservatórios que não foram construídos com o objetivo de criação de peixes. O índice de produtividade nesse sistema é menor em comparação com as demais opções, tendo limite de 10 peixes por m2.

Piscicultura semi-intensiva

Geralmente, nessa categoria é utilizado um viveiro de barragem que passou por algumas transformações com foco no enriquecimento da água. Nesse caso, a indicação é a criação de 3 a 5 peixes por m2.

Piscicultura intensiva

A piscicultura intensiva é aquela que possui uma estrutura feita especialmente para a criação de peixes. Os espaços devem contar com escoamento e abastecimento controlados. Esses sistemas devem ter excelente qualidade para garantir a boa produção.

Para que se tenha uma criação de peixes de qualidade, é essencial manter o controle sobre a qualidade da água. É uma forma de garantir que os consumidores receberão apenas o melhor em sua mesa. O ideal para esse tipo de criação é contar com uma área de 10 mil a 15 mil kg por hectares.

Piscicultura superintensiva

Essa criação é realizada em ambientes fechados construídos com produtos não perecíveis. Nesse sistema é criada apenas uma espécie de peixes. O tanque-rede é o mais utilizado por ter maior valor no mercado. A quantidade por metro quadrado nessa categoria depende exclusivamente da espécie que está sendo criada.

Quando falamos em tipos de criação de peixes, é importante destacar também a aquaponia, um sistema de criação em que são combinadas técnicas de piscicultura e hidroponia.

Aquaponia

A aquaponia é uma alternativa interessante para o homem do campo que deseja mudar o rumo das suas atividades. Nesse sistema de cultivo são unidas a piscicultura (criação de peixes) e a hidroponia (tipo de cultivo em que não se usa o solo mantendo as raízes submersas).

A ideia por trás da aquaponia é relativamente simples, pois ao mesmo tempo em que resolve uma dificuldade da piscicultura, também soluciona um problema da hidroponia. Nesse sistema, tudo se baseia em alimentar os peixes para manter o ciclo produtivo acontecendo.

Os peixes produzem um excremento enriquecido de nutrientes que serve como “alimento” das plantas. O papel das plantas nesse sistema é filtrar a água para os peixes. Ambos os sistemas estão fisicamente separados, no entanto, interligados por um mecanismo de bombeamento cuja tarefa é levar a água que possui fezes de peixes para o sistema hidropônico e devolver a água filtrada para os peixes.

A aquaponia é um sistema adotado com excelentes resultados há mais de três décadas em países asiáticos, assim como na Austrália e nos Estados Unidos. Por fazer essa junção entre a criação de peixes e o cultivo de plantas submersas, a aquaponia representa uma excelente oportunidade para os produtores do campo.

Dicas para alcançar o sucesso com a criação de peixes

1 – Planejamento

Para que qualquer negócio seja bem-sucedido, é preciso ter um bom planejamento. Faça um mapeamento completo da área em que pretende criar peixes para entender se há chances de sucesso.

2 – Investimento

O valor inicial para abrir um negócio no ramo de piscicultura é variável, no entanto, estime um capital de pelo menos R$ 12 mil.

3 – Parcerias

Ter boas parcerias com fornecedores é imprescindível para iniciar um empreendimento de piscicultura com chances de sucesso.

4 – Escolha dos peixes

Um ponto importante é a escolha dos peixes que serão criados. Observe que algumas espécies, como carpa, tilápia, merluza e pacu, são as que têm melhor saída no mercado nacional.

5 – Manejo

As técnicas empregadas no manejo da criação de peixe são essenciais para o bom resultado da sua criação. A saúde dos peixes é determinante para a entrega de um bom produto para a mesa dos brasileiros.

A criação de peixe é uma excelente aposta para quem deseja investir no agronegócio!

Fonte imagem: deccanherald.com