Gado Guzerá
Animais

Gado Guzerá: tudo que você precisa saber sobre essa raça bovina

Representando cerca de 4% de todo o rebanho brasileiro, o Gado Guzerá se caracteriza por ser uma raça com excelentes resultados na área de corte. Estima-se que tenha se originado na Índia e no Paquistão há muito tempo, no entanto, não há um consenso de quando. Continue lendo para saber mais sobre a raça e as suas vantagens.

Gado Guzerá: conheça a sua história

A origem dessa raça bovina remonta a tempos antigos, no entanto, não há como estimar uma data. Há registros, na forma de selos impressos em cerâmica e em terracota, com a imagem desse animal.

Esses selos foram encontrados em sítios arqueológicos Mohenjo-Daro e Harappa, na Índia e Paquistão. Também há registros da imagem desses animais, tal qual são hoje, em peças diferentes da antiga Assíria e Mesopotâmia.

No Museu de Bagdá, no Iraque, há várias peças e artefatos de ouro com a representação do touro dessa raça. O Guzerá, também chamado de Kankrej, tem uma história que começou há muito tempo. Acredita-se que os animais já estavam no Vale do Indo quando, em torno de 1.500 a.C., as últimas tribos de arianos invadiram a Índia.

Habitat

O gado Guzerá tem como seu habitat a região predesértica de Kutch, em Gurajat, além do deserto de Thar, ao norte, e do deserto de Sind. No Brasil, essa raça está bem distribuída, no entanto, concentra-se em maior número na região Nordeste. Foi a única raça que conseguiu sobreviver aos cinco anos consecutivos (1978-1983) de seca.

Esse gado se destaca também no Rio de Janeiro, onde deu origem ao primeiro núcleo de Zebu em nosso país. Tem crescido em número nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Também está em expansão para todas as regiões com excelentes resultados.

Gado Guzerá: conheça sua história no Brasil

Essa raça chegou ao Brasil na década de 1870, foi trazida pelo Barão de Duas Barras. Inicialmente, foi empregada em atividades cotidianas dos cafezais fluminenses. Mostrou-se apto a arrastar carroças pesadas que transportavam o café até os vagões dos trens através de montanhas íngremes. Também demonstrou vocação pecuária para a produção de leite e carne.

Em 1888, houve a abolição da escravidão e isso culminou na decadência dos cafezais fluminenses que já não contavam mais com mão de obra gratuita. Nesse contexto, ganhou destaque a necessidade de dar melhor aproveitamento para o gado através de suas características corpóreas e leiteiras.

Os criadores de animais dessa raça precisaram enfrentar uma dura resistência contra o zebu, encabeçada por cientistas paulistas e apoiada pelo Governo Federal. Essa raça foi a de maior número de animais até o começo da década de 1920, quando surgiu outra conhecida como “Indubrasil”, resultante da infusão do sangue Gir sobre o mestiço “Guzonel” (Guzerá e Nelore).

As fêmeas Guzerá passaram a ser compradas para dar origem a uma nova raça e esse movimento levou à sua decadência. O novo impulso para a criação dessa raça em nosso país se deu com a chamada “Maldição dos 100 anos”, uma grande seca que ocorre a cada 100 anos na região Nordeste e que dizimou boa parte do rebanho entre os anos de 1978 e 1983. O Guzerá resistiu e sobreviveu.

Principais características do Gado Guzerá

A seguir listamos as principais características da raça do Gado Guzerá:

Zebu

Essa é uma raça zebuína, isso significa que o Guzerá é um bovino da subespécie Bos taurus indicus. Destaca-se pela sua característica mais marcante de ter uma corcova (cupim).

Porte

Trata-se de um animal de grande porte.

Pelagem

Sua pelagem varia do cinza claro ou cinza escuro.

Músculos

Trata-se de um animal bastante musculoso, cujos membros são bem desenvolvidos.

Resistência

O gado Zebu apresenta excelente resistência a atividades com longas caminhadas e também a condições inóspitas, como a seca.

Parto

Apresenta facilidade para o parto.

Fertilidade

É um animal com elevada taxa de fertilidade.

Aptidões do Gado Guzerá

Abaixo você poderá entender um pouco mais sobre as aptidões do gado Guzerá para produção de carne e leite.

Produção de carne

Em média, os machos pesam entre 750 e 950 kg. Porém, já foram registrados animais em torno de 1.150 kg. Esses animais podem ser usados também para a reprodução. Inclusive, há um tipo de criação focada na venda de embriões para melhoramento genético. Essa raça é considerada com qualidade de carcaça no mercado frigorífico. A rentabilidade do abate é consideravelmente elevada.

Produção de leite

As vacas dessa raça são consideradas de grande porte, já houve registro de um exemplar com 800 kg de peso vivo, com recorde de 1.000 kg. Durante a lactação, a produção de leite chegou a 4.500 kg. O peso médio fica entre 450 e 650 kg. A habilidade materna está entre as principais características desse animal.

Gostou de conhecer mais sobre a raça Guzerá?

Fonte imagem: pinterest.com