Agronegócio

Descubra Como Plantar Tomate em Sua Fazenda

Quem está procurando uma alternativa para diversificar a produtividade da fazenda vai gostar de saber como plantar tomate: O fruto movimenta mais de R$ 10 bilhões todos os anos no mercado de varejo de alimentos. Elaboramos um guia com todas as informações que os produtores interessados nesse setor precisam para iniciar o cultivo.

Guia de Como Plantar Tomate

Com as dicas que reunimos abaixo mais produtores poderão dar início à plantação de tomate. Com conhecimento e dedicação é possível ter ótimos resultados.

Variedades de tomate

Os interessados no cultivo de tomate devem primeiro conhecer e escolher a variedade em que desejam investir. Dentre os tipos mais comuns estão o italiano, salada longa vida, tomate-caqui, tomate-cereja e os redondos achatados. Para tomar a sua decisão é necessário considerar se deseja investir em tomates com finalidade para a mesa ou para a indústria, pois os dois mercados são bem distintos.

Melhor época de cultivo

Depende do local em que será feita a plantação de tomate:

Região Nordeste: quem irá cultivar o fruto em regiões do alto, médio e submédio São Francisco deve iniciar o cultivo entre os meses de março e junho, época em que chove menos e as temperaturas se mantêm mais amenas. Na região de Pesqueira, em Pernambuco, o período propício se encerra antecipadamente, nos últimos dias do mês de abril. Vale a dica: plantações tardias no Nordeste ficam suscetíveis ao ataque da traça-do-tomateiro.

Região Centro-Oeste: essa região tem grande tradição na produção de tomates de qualidade, e para quem vai iniciar uma plantação por lá indicamos o período entre a segunda quinzena de fevereiro e metade do mês de junho. Para quem precisar antecipar o início do cultivo recomendamos produzir as mudas de tomate em ambiente que tenha proteção, para que possa ser transportado depois.

Estado de São Paulo: o período mais indicado, em especial na porção oeste do estado, é de fevereiro à metade de junho. Não é recomendado o plantio em janeiro devido ao grande volume de chuvas no estado, assim como maior suscetibilidade à mancha bacteriana que pode acarretar em sérios prejuízos para a plantação. Os plantios após o período podem submeter as plantas à ação da traça-do-tomateiro.

Temperatura ideal

No período diurno a faixa de temperatura ideal para o cultivo dos tomates vai de 19°C a 24°C, enquanto que à noite varia entre 15°C e 19°C. Os frutos do tomateiro também conseguem se desenvolver em zonas tropicais e zonas subtropicais temperadas.

Cuidado com o excesso de água

O tomateiro é uma planta que demanda boa quantidade de água, porém seu excesso, seja pela irrigação ou por muita chuva, pode gerar prejuízos. A água pode favorecer o desenvolvimento de doenças e aumentar a necessidade de pulverizações.

Técnicas de plantio

Para quem está aprendendo a plantar tomate é relevante saber quais são as diferenças entre as técnicas de plantio.

Técnica de Transplante

Esse sistema de cultivo de tomate oferece como diferenciais menor gasto de sementes, diminuição de despesas com irrigação e pulverização, menor tempo de permanência da planta no campo e facilidade para o uso de cultivares híbridos. A base dessa técnica é cultivar as plantas em fileiras com distância de 1 a 1,2 metros.

Técnica do Plantio Direto

Indicado para locais com altos índices pluviométricos, pela manutenção da palha da plantação anterior protegendo o solo da grande quantidade de água. A ideia básica dessa técnica é não preparar o solo antes do cultivo com processos como aração e gradagem. Outro benefício desse sistema é a proteção do tomateiro contra a ação de plantas daninhas.

Técnica da Semeadura Direta

Nesse sistema o processo consiste em realizar uma ou duas gradagens nas fileiras simples, prosseguindo para o encanteiramento, sulcagem, processo de adubação e, por fim, a semeadura. Não é preciso levantar os canteiros nas terras que tenham textura leve e que sejam drenadas.

Técnica do Plantio em Fileiras Duplas

Para quem vai optar por esse sistema de cultivo indicamos ter um rotoencanteirador com enxada rotativa. Para os canteiros é possível dispensar a gradagem.

Tutoramento

Em geral, as variedades de tomates de mesa demandam de tutoramento com varas de bambu, madeira ou mesmo fitilhos. As variedades para o segmento industrial costumam ser do tipo rasteiro de maneira que ficam em contato direto com o solo.

Colheita do tomate

A colheita dos tomates costuma ser realizada num período entre 90 e 100 dias após as mudas terem sido transplantadas para o local definitivo. Vale ressaltar que esse fruto prossegue em seu ciclo de amadurecimento mesmo depois de ter sido colhido, de maneira que não precisa estar necessariamente maduro para a colheita.

Gostou dessas dicas para plantar tomates?