Guia Para o Uso de Cosméticos Para Cavalos

Conhecer e saber utilizar os cosméticos para cavalo é essencial para a manutenção da beleza, bem-estar e saúde dos equinos. A aparência de pelagem brilhante e toque macio demonstra que o animal está com a saúde em dia. A higiene é crucial para evitar que os cavalos fiquem doentes e para que atendam às expectativas dos seus donos.

Guia Completo Para o Uso de Cosméticos Para Cavalo

Se você ainda não tinha ouvido falar a respeito de cosméticos de cavalos poderá entender agora para quê serve cada um dos itens mencionados abaixo na rotina de cuidados com os equinos.

Shampoo para cavalo

O papel do shampoo de cavalo é promover a limpeza da pelagem do animal sem modificar as suas características. Produtos que contêm glicerina em suas fórmulas têm uma poderosa ação de remoção dos resíduos de sujeira sem estressar a pele do animal. Os produtos que têm pH neutro são os mais recomendados para os equinos, contudo, você descobrirá que há uma ampla gama desse tipo de cosméticos para cavalo.

Se a pelagem dos seus equinos está opaca e sem vida a solução pode ser procurar um produto com ação hidratante. Nos casos em que se percebe que o pelo do cavalo está ficando ressecado, vale optar por um shampoo neutro que não remova a oleosidade natural, pois esse sebo é importante para a hidratação. O uso de shampoo específico para cavalo é fundamental para a higienização correta do animal.

Shampoo branqueador para cavalos

Cosmético essencial para cuidar da pelagem de cavalos brancos ou de cores claras, devido à presença de componentes que ajudam a evitar o surgimento de manchas amareladas nos pelos.

Condicionador para cavalo

Embora haja shampoos de cavalo com ação hidratante é importante também usar o condicionador. Enquanto o primeiro tem ação de limpeza, o segundo contribui para condicionar o pelo, deixando-o mais suave ao toque e com muito mais brilho.

Sabão líquido de coco

Ideal para ser usado antes do banho com shampoo se os cavalos estiverem muito sujos. Tem casos em que o shampoo sozinho não dá conta de remover todos os resíduos. O sabão de coco é suave e não prejudica o pelo do equino, mas não se esqueça de usar uma versão especial para cavalos.

Desembaraçador de cauda e crina

Os pelos da crina e da cauda do cavalo demandam um cuidado especial, por isso é importante contar com um produto específico para essas áreas. O desembaraçador é um cosmético que não precisa de enxágue ‒ é mais ou menos como um creme de pentear para humanos: seu papel é facilitar a tarefa de desfazer nós e oferecer uma sensação macia de toque.

Leia o rótulo com atenção e procure versões atóxicas que poderão ser aplicadas em animais de pelo curto e pelo longo. Normalmente, esse tipo de produto apresenta textura não-oleosa, mas se for necessário pode ser lavado e removido facilmente com shampoo de cavalo.

A aplicação pode ser feita na crina, na cauda e no pelo ainda úmidos. Após o pelo ter secado, é necessário penteá-lo no seu sentido e lustrar com uma flanela para reforçar o brilho.

Leave-in para cavalos

Outra opção de cosméticos de cavalo para desembaraçar os fios da crina e da cauda. Esse tipo de produto também ajuda no tratamento, adicionando brilho e maciez ao toque.

Repelente de insetos para cavalos

Os insetos podem causar um grande estresse e até mesmo trazer problemas de saúde para os cavalos. Por isso, é essencial ter um repelente, de preferência na versão spray, com uma aplicação mais prática. Para que o produto não interfira na aparência dos seus equinos é indicado buscar um produto de textura não oleosa.

Cera para o casco do cavalo

É uma cera que tem como função hidratar e proteger os cascos dos cavalos, evitando o aparecimento de trincas e ressecamento. O ideal é que esse produto conte com ação antifúngica para proteger uma das partes mais suscetíveis do equino, em contato constante com a urina e umidade presentes no chão.

Leia com atenção as dicas de uso dos produtos

Para que os cosméticos de cavalo cumpram seu papel de limpeza e cuidado com a pelagem é essencial que sejam usados corretamente, isto é, de acordo com as instruções das embalagens. Siga rigorosamente o que o fabricante recomenda para que seus cavalos se beneficiem dos produtos.

Também é essencial manter acompanhamento veterinário regular para ter certeza de que está tudo bem com seus equinos. Mudanças de aparência podem ser indicações de que algo não está bem com a saúde dos amigos de quatro patas.

Confira dicas de utensílios para ajudar você a cuidar dos seus cavalos clicando aqui.