Guia para o uso de cosméticos para cavalos
Animais

Guia para o uso de cosméticos para cavalos

Conhecer e saber utilizar os cosméticos para cavalo, como shampoo para equinos, é essencial para a manutenção da beleza, bem-estar e saúde dos animais.

A aparência de pelagem brilhante e toque macio demonstra que estão com a saúde em dia. A higiene é crucial para evitar que os cavalos fiquem doentes e para que atendam às expectativas dos seus donos. Vamos saber mais sobre o assunto?

Guia completo para o uso de cosméticos para cavalos

Se você ainda não tinha ouvido falar a respeito de cosméticos de cavalos, poderá entender agora para que serve cada um dos itens mencionados a seguir na rotina de cuidados com os equinos.

Shampoo para cavalo

O papel do shampoo de cavalo é promover a limpeza da pelagem do animal sem modificar as suas características. Produtos que contêm glicerina em suas fórmulas têm uma poderosa ação de remoção dos resíduos de sujeira sem estressar a pele do animal.

Os produtos que têm pH neutro são os mais recomendados para os equinos, contudo, você descobrirá que há uma ampla gama desse tipo de cosméticos para cavalo. A seguir vamos explicar melhor a finalidade de cada tipo de shampoo para equinos.

Shampoo hidratante

Se a pelagem dos seus equinos está opaca e sem vida a solução pode ser procurar um produto com ação hidratante. Fica a dica para conhecer o shampoo com Glicerina Winner Horse. Essa fórmula suave combina ingredientes nobres que conferem mais brilho, maciez e suavidade para a pelagem dos equinos. Encontre esse produto no site da Rodeo West.

Shampoo neutro

Nos casos em que se percebe que o pelo do cavalo está ficando ressecado, vale optar por um shampoo neutro que não remova a oleosidade natural, pois esse sebo é importante para a hidratação. Uma dica de produto dessa categoria é o shampoo neutro Winner Horse, que está disponível no site da Rodeo West.

Importante: o uso de shampoo específico para cavalo é fundamental para a higienização correta do animal.

Shampoo branqueador para cavalos

Cosmético essencial para cuidar da pelagem de cavalos brancos ou de cores claras, devido à presença de componentes que ajudam a evitar o surgimento de manchas amareladas nos pelos.

Condicionador para cavalo

Embora haja shampoos de cavalo com ação hidratante é importante também usar o condicionador. Enquanto o primeiro tem ação de limpeza, o segundo contribui para condicionar o pelo, deixando-o mais suave ao toque e com muito mais brilho.

Para complementar o uso dos shampoos para equinos recomendamos o Creme Condicionador Winner House. Os ingredientes ajudam a desembaraçar os pelos do animal conferindo mais maleabilidade. Encontre esse produto na Rodeo West.

Shampoo repelente

Se os seus equinos estão sendo incomodados por insetos vale a pena conhecer o shampoo repelente Winner Horse. Esse produto natural é feito a base de citronela ajudando a afastar os insetos. Por ser bastante concentrado faz bastante espuma e não resseca os fios. Esse produto possui pH neutro e está disponível no site da Rodeo West.

Sabão líquido de coco

Ideal para ser usado antes do banho com shampoo se os cavalos estiverem muito sujos. Tem casos em que o shampoo sozinho não dá conta de remover todos os resíduos. O sabão de coco é suave e não prejudica o pelo do equino, mas não se esqueça de usar uma versão especial para cavalos.

A Winner Horse desenvolveu uma versão mais suave do sabão líquido de coco, o produto é mais suave, limpa sem agredir a pele ou os pelos do animal. Basta esfregar suavemente para que a espuma seja feita. A limpeza é mais completa com esse item e você encontra esse produto no site da Rodeo West.

Desembaraçador de cauda e crina

Os pelos da crina e da cauda do cavalo demandam um cuidado especial, por isso é importante contar com um produto específico para essas áreas. O desembaraçador é um cosmético que não precisa de enxágue ‒ é mais ou menos como um creme de pentear para humanos. O papel desse produto é facilitar a tarefa de desfazer nós e oferecer uma sensação macia ao toque.

Leia o rótulo com atenção e procure versões atóxicas que poderão ser aplicadas em animais de pelo curto e pelo longo. Normalmente, esse tipo de produto apresenta textura não-oleosa, mas se for necessário pode ser lavado e removido facilmente com shampoo de cavalo.

A aplicação pode ser feita na crina, na cauda e no pelo ainda úmidos. Após o pelo ter secado, é necessário penteá-lo no seu sentido e lustrar com uma flanela para reforçar o brilho.

Leave-in para cavalos

Outra opção de cosméticos de cavalo para desembaraçar os fios da crina e da cauda. Esse tipo de produto também ajuda no tratamento, adicionando brilho e maciez ao toque.

Repelente de insetos para cavalos

Os insetos podem causar um grande estresse e até mesmo trazer problemas de saúde para os cavalos. Por isso, é essencial ter um repelente, de preferência na versão spray, com uma aplicação mais prática.

Para que o produto não interfira na aparência dos seus equinos é indicado buscar um produto de textura não oleosa. No site da Rodeo West você encontra sprays repelentes. O shampoo repelente é de grande ajuda no combate aos insetos.

Cera para o casco do cavalo

É uma cera que tem como função hidratar e proteger os cascos dos cavalos, evitando o aparecimento de trincas e ressecamento. O ideal é que esse produto conte com ação antifúngica para proteger uma das partes mais suscetíveis do equino, em contato constante com a urina e umidade presentes no chão. Disponível no site da Rodeo West.

Leia com atenção as dicas de uso dos cosméticos para cavalos!

Para que os cosméticos de cavalo cumpram seu papel de limpeza e cuidado com a pelagem é essencial que sejam usados corretamente, isto é, de acordo com as instruções das embalagens. Siga rigorosamente o que o fabricante recomenda para que seus cavalos se beneficiem dos produtos.

Também é essencial manter acompanhamento veterinário regular para ter certeza de que está tudo bem com seus equinos. Mudanças de aparência podem ser indicações de que algo não está bem com a saúde dos amigos de quatro patas.

Confira dicas de utensílios para ajudar você a cuidar dos seus cavalos clicando aqui. Aproveite e acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!