Carne suína
Curiosidades

Carne suína: quais as melhores opções para churrasco?

Quando você convida seus amigos para desfrutar de uma deliciosa carne assada, considera os cortes de carne suína? Se a resposta foi não, vale a pena continuar lendo, pois se trata de uma carne com muito sabor e que é mais saudável do que a vermelha. Vamos conhecer os melhores cortes para levar à churrasqueira?

Carne suína: quais são os melhores cortes para levar à churrasqueira?

Quando você planeja um churrasco, pensa em comprar carne suína para servir aos seus convidados? Embora não seja tão popular quanto à carne vermelha para essa finalidade, é uma ótima alternativa. A seguir vamos dar dicas dos melhores cortes para assar na churrasqueira e surpreender os seus convidados.

1 – Filé mignon suíno

Quando o assunto é corte de carnes suínas, não tem como não destacar o filé mignon. Esse é um corte macio proveniente do lombo do porco, podendo ser cortado em bife, medalhão ou escalope. Combina com diferentes acompanhamentos.

A dica para ter uma carne mais saborosa é usar a ponta da faca para furá-la, de maneira que os temperos usados no preparo possam aderir bem ao corte. A carne deve receber azeite e alho em pó para ganhar mais personalidade na grelha. Cuidado para não exagerar no sal.

2 – Lombo suíno

Conhecido também como lombinho, é um corte mais leve e magro. Como essa carne resseca com grande facilidade, é imprescindível ter cuidado no preparo. Trata-se de um corte que não tem osso e que apresenta pouca gordura. Os especialistas em churrasco apontam essa como uma opção que agrada quase todo mundo, pelo seu sabor e suculência.

3 – Costela suína

É um corte que costuma fazer sucesso entre os churrasqueiros, mas ressaltamos que é mais gorduroso. O preparo dessa carne deve ser minucioso para que não perca a sua suculência. Recomendamos que a carne seja marinada com temperos variados e assada em fogo lento.

O ideal é optar por um corte com tons avermelhados e com aroma agradável com três dias de antecedência. Para que fique mais suculenta, é interessante assar a costela inteira embrulhada em papel alumínio. Use para temperar um fio de azeite, páprica, alho em pó, pimenta do reino e um banho de vinagre. Com essas dicas você terá um churrasco impecável!

4 – Maminha suína

Um corte muito saboroso e que pode ser servido com diferentes acompanhamentos. Por ser muito suculenta, é uma carne com grande potencial para a grelha. No momento de fatiar, tenha o cuidado de cortar contra as fibras para obter um aproveitamento melhor da peça.

5 – Picanha suína

Esse corte se destaca no churrasco porque adquire um sabor bem diferente de quando assado no forno. O mais indicado é cortar deixando 1,5 cm de fatia, temperando com sal grosso. Quem preferir pode assar a peça inteira. Se optar por assar com a gordura, tenha o cuidado de deixá-la virada para baixo para que uma crosta seja formada. Fica tão suculenta quanto à carne bovina.

6 – Copa lombo suíno (sobrepaleta)

Chamado também de sobrepaleta, a copa de lombo suíno pode ser uma excelente aposta para o seu churrasco. A dica é comprar uma peça inteira e ter o cuidado de não cortar em pedaços muito grossos. A recomendação é que seja da grossura de um dedo, assim assará mais rapidamente. Para temperar, basta usar sal e azeite. Por ser um sabor único, é um corte que vale a pena ter no seu churrasco.

7 – Carré suíno (bisteca)

Bastante conhecido como bisteca, o carré suíno é um corte extraído da coluna do porco, que pode ter ou não couro. A carne deve ser preparada com azeite, pimenta do reino e uma pitada de sal nos dois lados. Deixe marinar durante meia hora e, em seguida, leve para assar por 40 minutos na churrasqueira.

8 – Pernil suíno

Trata-se da coxa traseira do porco, bastante saborosa, pode ser uma excelente alternativa para o seu churrasco. Como se trata de uma carne bem saborosa, não precisa exagerar no tempero. Para potencializar o sabor, tempere com pimenta do reino, sal (mas, cuidado para não exagerar) e molho shoyu. O resultado dessa carne na churrasqueira é muito sabor e suculência.

Dica importante!

Esta dica é válida para diferentes cortes de carne suína, tenha cuidado para que não passe do ponto. Quando isso acontece, a carne perde a suculência e acaba ficando dura. Carne dura no churrasco ninguém merece, não é mesmo?

Com atenção aos cortes no fogo você tem tudo para acertar no sabor e encantar os seus convidados. A carne suína é mais saudável do que a carne vermelha e pode ser bastante saborosa, sendo uma excelente aposta. Se ainda não experimentou, considere no seu próximo churrasco.

Com essas dicas você tem tudo para acertar no churrasco com carne de porco e surpreender todo mundo!

Fonte imagem: pixabay.com