Dicas Para Começar uma Plantação de Milho

Uma plantação de milho é uma oportunidade para quem deseja investir num setor agrícola com excelente potencial no âmbito do mercado interno e de exportação. Esse cereal tem presença garantida na mesa de muitas pessoas sendo altamente nutritivo e podendo ser convertido em pipoca, farinha entre outros. O milho também se destaca como base para ração de animais como galinhas, gado e porcos. Então que tal conferir dicas de como dar início a esse negócio?

Dicas para iniciar uma plantação de milho

Confira um guia com dicas essenciais para começar uma plantação de milho bem-sucedida e com potencial para se expandir.

Temperatura

O milho é um dos cereais mais antigos do planeta tendo registros que datam de 2.500 a.C., sua presença constante se deve em especial a sua facilidade de adaptação a diferentes regiões. Contudo, mesmo tendo essa boa adaptação é interessante escolher um local em que as temperaturas fiquem numa faixa entre 10°C e 30°C, em temperaturas abaixo ou acima dos limites a planta não sobrevive.

Variedade de milho

Para começar uma plantação de milho é importante saber em que mercado se deseja atuar para escolher a variedade mais interessante. De maneira geral para quem está começando indicamos duas variedades que são o milho comum (o milho verde) e o milho híbrido (o de pipoca).

Os grãos são as sementes que podem ser compradas em casas de insumos agrícolas, após a compra é importante guardar as sementes em locais cobertos e sem contatos com as substâncias químicas.

Solo

No que diz respeito ao solo é importante que seja rico em matéria orgânica, bem drenável e fértil. Se tem algo que esse cereal não suporta é umidade excessiva, tenha atenção ainda a localização que deve estar a favor do sol, pois a planta demanda luminosidade para que se desenvolva. Visando facilitar os processos de semeadura e colheita do milho é interessante que o solo seja plano, sem inclinações.

Para quem não tem muitos conhecimentos a respeito das questões técnicas indicamos que leve um especialista em solos para verificar o local. Esse profissional fará testes relativos a fatores como nutrientes, erosão, nível de fertilidade da terra entre outros. Não encare como um custo extra, mas sim como um investimento.

Preparação do solo para a plantação de milho

Para uma boa colheita é essencial ter um solo devidamente preparado, inicie com a limpeza do terreno para a eliminação de quaisquer resíduos de plantações anteriores que podem impedir o crescimento de novas culturas.

Nos casos em que o solo foi usado para outra plantação num prazo de menos de um ano antes é interessante fazer o processo de arado para que os resíduos que estão na terra possam ser moídos e posteriormente convertidos em substratos.

Semeadura

O processo de semeadura é importante para obter cereais de melhor qualidade, uma dica é condicionar a germinação dos grãos colocando 5 sementes juntas num copinho feito de jornal com terra úmida. Deixe a meia-sombra aguardando até que brotem, após brotarem transporte as mudas. Realize o processo de abrir covas que tenham 20 cm de profundidade e 15 cm de largura.

Coloque nessas covas as mudas e tampe com duas camadas de terra.  A distância ideal entre as covas é de pelo menos 80 cm uma da outra em fileiras, esse espaço evita que ocorra o entrelaçamento de raízes ou mesmo que os nutrientes do solo acabem sendo esgotados.

Irrigação

Em cada etapa do desenvolvimento da planta é necessário adotar um comportamento específico no que diz respeito à irrigação. No início o ideal é regar a plantação de milho pelo menos três vezes por semana. A partir da marca de 40 cm das plantas e do aparecimento das primeiras espigas a irrigação pode se tornar semanal. Fique atento somente para não encharcar o solo demasiadamente.

Colheita

De maneira geral o milho tende a estar pronto para colheita entre 4 e 6 meses após ter sido plantado. As espigas costumam atingir o ponto de maturação em torno de 50 dias depois que florescem. Porém, saiba que isso pode variar de acordo com a espécie de milho e a forma de cultivo.

Para os cultivadores de milho de primeira viagem recomendamos que observe quando os cabelos das espigas apresentam uma cor amarronzada e textura seca. Colher milho é relativamente simples, basta quebrar a espiga removendo-a do pé ainda com a casca.

– Cuidados importantes

Uma das características mais marcantes do milho é ter raízes bastante superficiais de forma que vários agentes externos como as ervas daninhas, por exemplo, podem causar estragos significativos. Faça vistorias constantes para ter certeza de que eliminou potenciais agentes que podem atrapalhar o bom desenvolvimento do milho.

Outro ponto importante a considerar é o fato de que essa planta é responsável por extrair do solo uma quantidade significativa de nutrientes, que pode esgotá-lo com alguma facilidade. Observe as folhas da planta, se apresentarem partes amareladas é sinal para adubar o solo.