Spirit Riders
Filmes

Spirit Riders – Conheça mais sobre o Filme

O filme norte-americano de 2015 Spirit Riders é uma excelente alternativa para assistir com toda a família. Mais do que uma história sobre cavalos, é um filme que fala sobre a beleza da amizade entre humanos e animais e a respeito do poder curativo da equoterapia para as feridas da alma. 

Spirit Riders – Uma Lição de Humildade

No Brasil, o filme “Spirit Riders”, de 2015, recebeu o nome de “Uma Lição de Humildade”. A trama gira em torno do drama da adolescente de 17 anos Kacie Lewis (Allie Deberry), que testemunhou a morte de seu irmão mais novo. A jovem passa por uma fase de muita raiva e culpa após essa perda e acaba arrumando problemas, sendo sentenciada a trabalhar na propriedade Spirit Riders, que é um campo de equoterapia.

No começo, Kacie não aceita bem esse trabalho, pois se sente deslocada em meio aos equinos, porém, acaba se identificando com o sentimento de inadequação de Blaze, um cavalo aposentado das corridas que não consegue se ajustar à sua nova vida. Rex (Lance Henriksen) percebe que Kacie e Blaze podem se ajudar mutuamente e incentiva a adolescente a se tornar a treinadora do cavalo. 

O processo de treinamento permite que Blaze se adapte à sua nova realidade e que Kacie descubra como deixar o passado finalmente para trás, perdoando a si mesma. A equoterapia no filme é apresentada como uma grande aliada para superar grandes dores emocionais. 

Equoterapia: a terapia com equinos

A equoterapia consiste no uso de cavalos para a obtenção de benefícios físicos e emocionais para quem se submete a esse tipo de tratamento. Os animais podem contribuir tanto para o desenvolvimento e recuperação motor de pessoas que sofreram acidentes e/ou possuem necessidades especiais, como para o fortalecimento emocional dos pacientes.

Os equinos ajudam a tornar os pacientes mais sociáveis, melhorando consideravelmente distúrbios comportamentais. Inicialmente, as sessões de equoterapia se dividem em três fases: descoberta, educativa e ruptura. Na primeira fase, os pacientes se aproximam dos cavalos para perder o medo dos animais. 

A etapa educativa consiste na realização das atividades com o seu amigo equino e a terceira fase é a da separação do animal. Nas primeiras sessões, é interessante que a ruptura aconteça de uma forma mais leve, o paciente pode acompanhar o cavalo até a baia, lhe dar comida e até acariciá-lo. 

Não existe uma raça de cavalos específica para equoterapia, inclusive, até mesmo os sem raça definida, chamados de pangaré, podem ser utilizados. O importante é que o animal tenha um bom preparo físico para realizar as atividades que fazem parte do tratamento.

Mais dicas de filmes de equinos

Se você aprecia um bom filme de cavalo, vai gostar de conferir mais algumas dicas de longas que têm equinos em papéis de destaque!

Cavalo de Guerra (2011)

O cavalo Joey é vendido para a cavalaria inglesa, sendo levado para a Primeira Guerra Mundial. Seu grande amigo Albert decide, então, se alistar no conflito para ter a chance de recuperar o corcel, trazendo-o para casa. Um filme emocionante que retrata a força da amizade entre cavalos e humanos. 

Secretariat (2010)

Um filme baseado em fatos reais que nos apresenta a dona de casa e mãe Penny Chenery, que, de repente, se vê responsável pelo estábulo do seu pai que está muito doente. Mesmo sem entender nada a respeito de equinos, ela não se intimida e, com a ajuda de um treinador veterano, vence o prêmio Tríplice Coroa de 1973. 

Mar de Fogo (2004)

Um filme de muita ação e aventura, Frank Hopkins é um cowboy que demonstra grandes aptidões para corridas de cavalos, se apresentando no show do Oeste Selvagem de Buffalo Bill.

No dia em que o xeique Riyadh o vê, decide convidá-lo para participar de uma traiçoeira competição de corrida de equinos chamada de “Mar de Fogo”. Hopkins é obrigado a aceitar e vai para o Oriente Médio competir com cavaleiros de péssima reputação quando o assunto é jogo sujo. 

Seabiscuit (2003)

A grande depressão americana do começo dos anos 1930 é o pano de fundo desse longa. Um magnata que precisa superar a dor da perda do seu filho, um jóquei com grande histórico de contusões e um treinador se unem para fazer de Seabiscuit um cavalo campeão e uma inspiração para que a nação mais poderosa do mundo se recupere. 

Spirit (2002)

Um filme de animação que é perfeito para assistir com seu pequeno cowboy ou pequena cowgirl. Na história, somos apresentados a um menino de origem indígena que nutre uma profunda amizade por um cavalo indomável que está completamente apaixonado por uma égua. O mais legal é que esse filme apresenta o impacto do processo civilizatório na realidade dos três personagens. O cenário dessa animação é o Velho Oeste.

Gostou dessas dicas de filmes de cavalo? Comece a sua lista agora mesmo com Spirit Riders e tenha momentos de muita emoção e diversão sem sair de casa.

Imagem: https://www.shutterstock.com/