A imagem nos mostra dois animais da raça Belgian Blue
Animais

Belgian Blue: raça bovina mais musculosa do mundo

Belgian Blue (Belga Azul) é uma raça bovina conhecida por ter um visual bastante musculoso. Muitos, inclusive, chamam esses animais de “halterofilistas” por sua quantidade impressionante de músculos distribuídos por todo o seu corpo. Continue lendo para conhecer mais detalhes.

Conheça mais sobre os animais “halterofilistas”

Certamente, a principal característica do gado Belgian Blue é o fato de seu corpo ser repleto de músculos. Comparativamente com outras raças, esses animais realmente estão fora de um parâmetro. Seu nome foi escolhido como uma referência à sua origem, a Bélgica Central. 

Na primeira linhagem da raça é possível encontrar genes do gado Shorthorn, que foi importado da Inglaterra entre os anos de 1850 e 1890. Trata-se de um animal de porte físico incomparável, seus músculos são realmente impressionantes.

Belgian Blue: gado de corte e de leite

Os bovinos Belgian Blue surpreendem não somente por terem um porte físico incomum, mas também porque apresentam dupla aptidão produtiva. Isso significa que esses animais produzem carne e leite de qualidade. 

Inclusive, se destaca positivamente em comparação com os animais das raças Angus e Hereford. Sua carne apresenta 16% a menos de marmoreio, segundo os novos padrões estabelecidos para carne magra. Originalmente, a raça foi desenvolvida para atender às demandas de corte e leite, contudo, atualmente tem sido mais utilizada para a primeira finalidade. 

Os animais possuem uma aparência física incomum, com linhas arredondadas nos ombros, anca, lombo e traseira. Todas as partes desses bovinos são extremamente grandes. A coloração é diferenciada, ficando entre as cores branca, azul e, em alguns casos, negra. 

O peso dos músculos

Ao longo do tempo, os animais da raça Belgian Blue passaram por grande evolução e melhoramento genético. Eles apresentam musculatura dupla, contudo, ainda assim não são animais de grande porte, mas de grande peso. 

Para se ter uma ideia, os machos pesam em média 470 kg e medem um metro e vinte centímetros aos 12 meses de idade. Por sua vez, as vacas Belgian Blue podem chegar a pesar 370 kg e medir um metro e quinze de altura com essa idade. Ao atingir a maioridade, aos 24 meses de idade, os machos podem chegar aos 770 kg e as vacas a 500 kg. 

Por que o Belgian Blue é tão musculoso?

A raça de gado Belgian Blue foi desenvolvida no começo do século XX, a partir de diversos cruzamentos que visavam produzir um animal bastante musculoso. O resultado foram animais com um aspecto muscular denominado como “dupla musculatura”. Essa característica consiste em uma doença hereditária que leva ao aumento da quantidade de fibras musculares (hiperplasia).

Tal característica diferencial é presente também em uma raça de gado chamada Piemonte. Essas duas raças têm como uma de suas características converter alimentos em massa magra. Logo, tanto o gado Piemonte quanto o Belgian Blue apresentam teores reduzidos de gordura. 

A primeira vez que essa condição foi observada e documentada foi em 1807, por um especialista em raças bovinas chamado George Culley. Como já citamos, essa é uma raça originária da Bélgica central, no século XIX. Para chegar ao resultado, foram feitos cruzamentos com raças locais. O ponto central em relação a esse desenvolvimento muscular está na melhora da sua capacidade de conversão alimentar.

Há alteração na forma como ganham peso, esses animais possuem a mesma estrutura óssea que outras raças, mas devido aos músculos apresentam mais carne em seus ossos. Comparativamente com outras raças, o gado Belgian Blue, tem 20% mais capacidade de ganhar músculos. 

Um pouco de história

No século XIX, a população bovina era heterogênea e nesse período ocorreram diversos cruzamentos com touros importados da Inglaterra. No começo do século seguinte, houve o início de um esforço em busca de uma padronização. Os objetivos eram melhorar a carcaça e a produção de leite. O projeto foi interrompido pela eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1919, esse projeto foi retomado. 

Com o passar do tempo, se identificou maior aptidão para a produção de carne do que de leite. Por isso, o foco no desenvolvimento dessa raça ficou por conta do seu porte musculoso. 

Belgian Blue no Brasil

Os touros da raça Belgian Blue podem ser encontrados em toda a América do Norte e também na América do Sul, incluindo o Brasil. Na agropecuária nacional, há criadores que apostam em cruzamentos entre essa raça e a Nelore. O objetivo da combinação é obter um melhor rendimento da carcaça, além de carne do tipo premium. 

Curiosidade

Os bezerros recém-nascidos da raça Belgian Blue são tão grandes que é bastante comum que cesarianas sejam realizadas. O canal de nascimento das vacas é relativamente estreito e os bezerros já são de porte considerável no nascimento. 

Gostou de conhecer mais sobre a raça Belgian Blue? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte imagem: pixabay.com