Dicas para a criação de gado

A criação de gado tem se mostrado um excelente negócio para quem deseja se inserir no setor primário da economia. Independente de optar por gado de corte ou leiteiro é crucial que o criador administre com assertividade a gestão e cuidados com os animais. A alimentação, logística e bem-estar dos animais se refletem em maior lucratividade.

Dicas para criação de gado de corte e leiteiro

A seguir, você poderá conferir dicas para que sua criação de gado de corte ou leiteiro seja mais profícua, esse é um excelente setor para investir.

Defina o tipo de criação de gado

Antes de tomar qualquer decisão a respeito de animais ou localização da propriedade é essencial ter bem claro em que tipo de gado se pretende investir. Existem três tipos de criação de gado: de corte, leiteiro ou para exposições. Com essa decisão tomada, é possível partir para a escolha da raça de gado mais adequada (leia mais adiante), assim como selecionar outros itens relevantes.

Local para a criação de gado

Sabendo qual é o tipo de criação de gado que você deseja fazer é possível escolher um local mais adequado para as necessidades dos seus animais. Tenha em mente quanto espera que seu rebanho cresça, pois assim você poderá procurar por uma propriedade com espaço suficiente para alocar os animais com a construção de estábulos e currais e obtendo assim o melhor desempenho deles em termos de crescimento, algo fundamental para o gado de corte. O pasto deve ser de qualidade para que seus animais se desenvolvam com saúde.

Outro ponto que deve ser considerado diz respeito à localização da propriedade, uma criação de gado demanda tranquilidade para os animais de maneira que deve ser razoavelmente distante de ruas e avenidas movimentadas, porém, não pode ser muito isolado haja vista que os fornecedores de insumos e compradores do leite ou da carne dos animais possam chegar com facilidade. Com o crescimento das massas urbanas, está relativamente mais fácil encontrar locais assim.

Equipamentos

Saiba que para desenvolver um bom trabalho de criação de gado é necessário contar com equipamentos e estrutura adequada. No caso do gado de corte, o criador deverá providenciar bebedouros em cada divisão do pasto, cochos com adequação para cada tipo de suplementação e um curral para realizar o manejo e para a aplicação de vacinas, além de medicamentos. Para o gado leiteiro, a estrutura demanda equipamentos específicos para a ordenha e coleta do leite. Faça um levantamento de tudo o que precisa para saber de quanto será o investimento inicial.

Escolhendo as matrizes para a criação de gado

Como já foi mencionado, algumas raças de gado são mais indicadas para a finalidade de corte e outras para leite. As raças consideradas mais adequadas para corte são: Angus, Nelore, Brangus, Brahman e Tabapuã. Já para a criação de gado leiteiro, recomenda-se apostar em raças mais dóceis que permitam a ordenha com mais facilidade como Holstein, Jersey, Guernseys e Pardo Suíço.

Alimentação

A qualidade do leite e da carne do seu gado depende da alimentação adequada com nutrientes que reforcem a sua saúde. Ter o auxílio de um especialista é primordial para detectar quais são as reais necessidades nutricionais dos animais, podendo então considerar os ingredientes que estão disponíveis na região, assim como os custos de produtos para tornar economicamente viável ter um gado saudável. Lembrando que não se deve optar pela economia em sobreposição à qualidade do que seu gado está ingerindo.

Vacas lactantes têm demandas diferentes de nutrientes que levam em consideração o peso delas, assim como o estágio de lactação em que se encontram. Nos sistemas de criação de gado leiteiro em que seja usado o sistema de pastejo, é possível que as pastagens contribuam com o necessário em termos de nutrientes se refletindo numa produção de até 14 litros de leite por vaca diariamente.

Acompanhamento veterinário

Qualquer criação animal tem seu sucesso dependente do acompanhamento rigoroso de um profissional veterinário. Cabe ao médico veterinário ajudar a determinar qual é a melhor alimentação e forma de manejo do gado para ter os resultados produtivos esperados. Manter as vacinas dos animais em dia é essencial não somente para não ter problemas com a Vigilância Sanitária, mas também para não arriscar o início de epidemias no seu rebanho.

Preze pelo bem-estar do gado

Animais criados em sistemas que focam no seu bem-estar tendem produzir carne e leite de qualidade superior. Tenha cuidados especiais durante o verão para que os animais não fiquem incomodados com o calor extremo, ofereça espaço adequado para que eles vivam com conforto, assim como aproveite ao máximo o que a tecnologia oferece para tornar o manejo mais prático e menos sofrido para seu rebanho.