Plantação de Abacaxi
Agronegócio

Dicas Para Começar uma Plantação de Abacaxi

Iniciar uma plantação de abacaxi pode ser um excelente negócio, pois essa fruta tem grande potencial comercial e pode ser consumida in natura, em compotas e até para produção de cachaça. Além disso, a cultura de abacaxizeiro permite a convivência com outras culturas nos primeiros seis meses, diversificando as opções de lucro do agricultor.

Dicas para dar início a uma plantação de abacaxi

A seguir, listamos dicas de como plantar abacaxi e tornar a sua cultura um empreendimento rentável.

Questões técnicas para a plantação de abacaxi

Para que o cultivo dessa fruta seja bem-sucedido é importante contar com algumas características básicas, sendo a primeira delas um solo bem drenado cujo pH esteja entre 4,5 e 5,5. Não é necessária uma área muito ampla para cultivar seus abacaxizeiros, um jardim pode ser o suficiente. Em relação ao clima, a variação de temperatura mais indicada fica entre 22ºC e 32°C. A colheita pode ser realizada o ano todo, mas o período mais comum é entre novembro e fevereiro.

Escolha uma variedade para plantar

Existem diferentes variedades de abacaxi, o importante é que o agricultor faça sua escolha de maneira estratégica em relação ao mercado em que pretende investir. No Brasil, as variedades de abacaxi mais comercializadas são duas: a Pérola (com finalidade para consumo in natura) e a Havaí (Smooth cayenne) que é destinado à industrialização e exportação.

Como propagar o abacaxi

A propagação pode ser feita de maneira assexuada ou vegetativa, podendo ser a partir de mudas filhote ou rebentão. É possível usar as coroas para o plantio e as mudas deverão ficar por uma ou duas semanas em exposição ao sol. É importante que a base fique voltada para cima para que não haja o apodrecimento depois do plantio.

Nada de geadas

Como já foi mencionado, a faixa de temperatura ideal para o cultivo do abacaxizeiro varia entre 22ºC e 32°C sendo que também pode ser cultivada em regiões com temperaturas que variam entre 5ºC e 40ºC. A questão principal é que essa planta não sobrevive às geadas.

Como plantar abacaxi

O plantio do abacaxi pode ser realizado durante todo o ano desde que haja boa irrigação no local. Se houver dificuldades quanto à irrigação, a sugestão é realizar o cultivo no final do período seco e começo do chuvoso. O solo deve ser drenado e do tipo que não sofre com encharcamento. Além do solo ter boa fertilidade é interessante que possua teor superior a 1% com teores elevados de potássio. Uma forma de fazer a correção é por meio de suplementação via adubação química.

Atenção ao espaçamento

A organização do plantio de abacaxizeiros pode ser em fileiras simples e fileiras duplas, podem ser utilizadas covas ou sulcos. O mais recomendado é o uso do sistema de curva de nível nos terrenos que possuem declive. A muda deve ser inserida verticalmente na sua cova ou sulco sendo que um quarto do seu comprimento fique enterrada no solo.

Cuidados com a plantação de abacaxi

Um cuidado relevante com a sua plantação de abacaxi diz respeito à adição de calcário dolomítico e termofosfatos magnesianos, assim como fontes de fósforo nos sulcos e nas covas. Os plantios comerciais ainda demandam análise química do solo e no período da fase vegetativa é necessário realizar entre três e quatro adubações com ênfase no potássio (K) e nitrogênio (N).

O agricultor deve ainda realizar capinas constantes e se for preciso usar cobertura morta para eliminar as ervas daninhas. Nas regiões em que há incidência solar demasiada, é interessante proteger os frutos com jornal ou sacos de papel sem fundo antes da colheita.

Colheita do abacaxi

O período de maior destaque na produção dessa fruta é de novembro a fevereiro, porém a colheita pode ser realizada o ano todo se forem utilizados reguladores de florescimento (etefom e carbureto), após um ano do plantio. A colheita costuma se dar entre cinco e seis meses após o plantio do abacaxizeiro. Para colher, é necessário usar luvas grossas e um facão. O abacaxi deve ser segurado pela sua coroa e a haste deve ser cortada no ponto de 2 centímetros abaixo da sua base.

Plantio em conjunto

Nos primeiros seis meses de cultivo, o abacaxizeiro, permite o plantio conjunto com outras culturas como amendoim, repolho, feijão, quiabo e tomate. O cuidado mais importante é manter a área limpa de maneira que o mato não cresça. A plantação deverá ser instalada próxima a áreas com fontes de água.

Mercado consumidor

A sua plantação de abacaxi deverá estar localizada próxima ao mercado consumidor para facilitar o escoamento da produção. Uma alternativa é também considerar a existência de agroindústrias na região para ter mais facilidade em fazer com que seus abacaxis cheguem até os consumidores.

Que tal se atualizar sobre as novidades do agronegócio conferindo a agenda de eventos de 2019?