Drone agrícola
Agronegócio

Drone agrícola: vale a pena fazer esse investimento?

Há algum tempo, os produtores agrícolas vêm descobrindo as vantagens de investir em tecnologia para aprimorar a produtividade. O drone agrícola está na lista de itens tecnológicos de desejo dos adeptos da agricultura de precisão. Mas, será que vale a pena fazer esse investimento? Continue lendo para conferir essa resposta.

Drone agrícola: o que é?

Os drones consistem em aeronaves que voam sem tripulação, logo, qualquer aeronave que se encaixe nessa descrição é considerada um drone. É interessante esclarecer que eles podem caber na palma da mão ou serem grandes e pesados. Os drones comerciais utilizados no agronegócio são chamados de ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas).

Conforme a extensão da área a ser mapeada, há variações de mecânica de voo e funcionamento do equipamento. Para monitorar áreas de médio e grande porte são utilizados os drones do tipo asa fixa. Já para as áreas de menor porte, são utilizados os do tipo multirotor.

Equipamentos com esse perfil e expertise surgiram nos últimos anos como um reflexo do processo de miniaturização das câmeras (sensores) e também do aperfeiçoamento do controle de voo. Hoje em dia, é possível utilizar drones em larga escala para realizar o mapeamento de áreas agrícolas.

O impacto dos drones na agricultura

A tecnologia no campo já é uma realidade e os drones estão se tornando cada vez mais as estrelas desse segmento. Os produtores agrícolas encontram boas opções de equipamento com maior confiabilidade e preços mais competitivos.

O acompanhamento da lavoura através de imagens aéreas pode ser feito por engenheiros agrônomos, produtores e técnicos agrícolas. Trata-se de uma tecnologia democrática.

Por meio das imagens produzidas pelos drones, é possível identificar falhas na plantação e até mesmo focos de pragas e doenças. Certamente, é uma das ferramentas tecnológicas mais úteis para quem trabalha no campo. Com os drones é possível percorrer áreas de grande porte em pouco tempo, otimizando, assim, o trabalho na lavoura.

Drone agrícola: conheça as suas vantagens

É natural que produtores se questionem a respeito das vantagens do drone em comparação com outros sistemas já utilizados para o monitoramento da produção agrícola,como a aerofotogrametria (monitoramento feito por aeronaves tripuladas), por exemplo.

Obviamente, o monitoramento humano é mais sensível à observação de variações em plantas e na lavoura como um todo. Porém, devemos considerar a questão do tempo, pois para esse acompanhamento humano seria necessário um amplo período de observação. Em apenas uma tarde, um drone é capaz de cobrir uma área de centenas ou milhares de hectares.

Além disso, eles conseguem monitorar áreas de difícil acesso, fornecendo imagens claras que permitem detectar a presença de falhas ou de pragas. Os técnicos responsáveis podem, então, dedicar o seu tempo apenas às áreas que realmente necessitam de cuidados.

Também precisamos mencionar que os drones contam com câmeras multiespectrais que possibilitam identificar anomalias antes que elas apresentem sinais visíveis a olho nu. Com o auxílio da tecnologia, é possível ainda medir a concentração de nutrientes e de água nas plantas.

Drone agrícola: conheça as suas desvantagens

As desvantagens dos drones para uso agrícola se concentram em duas categorias: questões de regulamentação e limitações de ordem técnica. No tocante às questões técnicas, podemos citar a baixa autonomia, em especial dos multirotores. Esses equipamentos costumam permanecer trabalhando por apenas 20 minutos.

Mesmo com a evolução dos motores e baterias, é válido ressaltar que os sistemas de propulsão desses drones costumam exigir bastante energia. As baterias também precisam de um tempo prolongado de recarga.

Inclusive, esse é um dos impeditivos do uso de drones para transportar cargas pesadas e dispersar defensores químicos. O setor de tecnologia vem trabalhando para melhorar essas questões. Uma das potenciais soluções para esse problema é a junção de motores elétricos e a combustão.

Como mencionamos, outra questão relativa às desvantagens do uso de drones é a regulamentação. Há restrições a respeito dos locais em que eles podem voar, o raio que podem percorrer e até a altura que podem chegar. De maneira geral, não é permitido voar próximo a aeródromos ou áreas habitadas. Também não é permitido voar em alturas superiores a 120 metros ou além da linha de observação do operador.

Há a discussão sobre a formação de pilotos remotos que possam realizar voos a distâncias maiores. O equipamento nesses casos deve contar com recursos que possibilitem a navegação segura sem que haja risco para outras pessoas ou para outras aeronaves. O produtor rural deve considerar essas questões na hora de decidir pela compra ou não de um drone.

Vale a pena investir num drone agrícola?

A resposta para essa pergunta depende das necessidades da sua lavoura e da sua disponibilidade para fazer frente às limitações supramencionadas. Para quem está investindo em agricultura de precisão, o drone agrícola é, com toda certeza, um grande aliado.

Gostou de saber mais sobre drones agrícolas? Navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais dicas e novidades!

Fonte imagem: pixabay.com