Defensivos Agrícolas
Agronegócio

Defensivos agrícolas: quais as vantagens e desvantagens de sua utilização

O uso de defensivos agrícolas divide opiniões, pois apresenta vantagens e desvantagens. Segundo definição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estão nessa categoria produtos biológicos, físicos e químicos utilizados com o objetivo de alterar a composição química da fauna e flora, objetivando a sua preservação. Continue lendo para saber mais.

O que são defensivos agrícolas?

Conhecidos popularmente como agrotóxicos, os produtos defensivos agrícolas consistem em alternativas para o combate de pragas que assolam diferentes tipos de lavouras.

Há alguns tipos de agrotóxico, essa variedade se deve à natureza da praga que se pretende combater, ao grupo químico do qual faz parte e aos danos que pode ocasionar ao meio ambiente. Confira abaixo:

Inseticida

É o tipo de agrotóxico empregado para o combate de insetos. Alguns exemplos são: Deltametrina, Aldrin e Carbofuran.

Fungicida

Tem como foco o combate de fungos. Nessa categoria estão Binapacril, Mancozeb e Brestam.

Herbicidas

Utilizado na agricultura para o combate de ervas daninhas. Alguns exemplos são: Diquat, Profam e Diclobenil.

Desfoliantes

Tem como foco o combate de folhas indesejadas. Nessa categoria estão: Dinoseb e Paraquat.

Fumigantes

Atuam no combate às bactérias no solo. Dentre os exemplos estão: Cloropicrina e Dazomet.

Classificação toxicológica

No Brasil, os defensores agrícolas são classificados de acordo com o seu potencial de risco. A classificação leva em consideração o nível de letalidade que cada produto possui.

A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) classifica os produtos agrotóxicos em quatro categorias. Para diferenciar os níveis de risco são utilizadas cores nas embalagens sendo:

  • Vermelha: produtos extremamente tóxicos.
  • Amarela: produtos altamente tóxicos.
  • Azul: produtos medianamente tóxicos.
  • Verde: produtos com baixa toxicidade.

O uso de defensivos agrícolas na agricultura

Agrotóxicos são bastante empregados na produção agrícola, em especial nas monoculturas para evitar a propagação de pragas e doenças. Ao plantar somente uma espécie, o produtor agrícola cria condições propícias para o surgimento de pragas e doenças.

Os defensivos agrícolas também podem ser utilizados em produções de menor escala. O objetivo central desses produtos é romper o ciclo de vida e reprodução das pragas, de maneira a diminuir o seu impacto na produção agrícola.

Quando os agrotóxicos são utilizados em quantidades excessivas e de forma incorreta, podem levar a uma série de problemas ambientais graves, como a contaminação do solo e de lençóis freáticos.

Além disso, os produtos que chegam à mesa dos consumidores com doses excessivas de defensivos podem acarretar problemas de saúde. Dentre as produções agrícolas que mais utilizam defensivos estão: soja, cana-de-açúcar, milho e algodão.

Quais são as vantagens de utilizar defensivos agrícolas?

A seguir você pode conferir as vantagens de utilizar os defensivos agrícolas.

Controle de pragas e doenças

Quando os defensivos agrícolas são utilizados de acordo com as recomendações dos fabricantes e na quantidade certa, são grandes aliados no combate a pragas e doenças que podem comprometer a produção agrícola.

Aumento da produtividade

A agricultura se torna mais próspera e produtiva quando há o controle da ação de pragas e doenças das lavouras. Além de potencializar a produtividade, esse cuidado também contribui para uma maior qualidade dos produtos.

Preços competitivos

Comparativamente, os produtos cultivados com o auxílio de agrotóxicos tendem a ser mais baratos do que aqueles cultivados organicamente. Para os produtores rurais, pode significar conseguir vender com mais facilidade a sua produção.

Quais são as desvantagens de utilizar defensivos agrícolas?

Depois de conhecermos as vantagens, é importante falar sobre as desvantagens do uso de defensivos agrícolas.

Questionamentos de órgãos de saúde

Certamente, uma das grandes desvantagens do uso de agrotóxicos no cultivo de lavouras é a série de questionamentos feitos por órgãos de saúde. O uso dos defensivos agrícolas está associado a problemas como alterações cromossômicas, doenças respiratórias, alguns tipos de câncer entre outras.

É importante se informar a esse respeito e se lembrar de que, ao optar pelo uso dos defensivos, é determinante respeitar as regras e quantidades.

Danos ambientais

O uso incorreto dos defensivos agrícolas pode ocasionar uma série de problemas ambientais, como a contaminação do solo e comprometimento dos recursos hídricos. É essencial que o produtor faça o uso correto deste produto para evitar que tais danos ocorram.

Contaminação de alimentos

O uso de quantidades exageradas de agrotóxicos pode gerar a contaminação dos alimentos. Esse uso desmedido pode gerar uma série de riscos para a saúde de quem os consome.

Conclusão

Como ficou evidente, é fundamental que os produtores agrícolas trabalhem com responsabilidade com os agrotóxicos. A opção de trabalhar com esses produtos demanda o conhecimento e o entendimento sobre os riscos e quais são as medidas para evitar problemas ambientais e de saúde.

Esperamos ter te ajudado a ter um panorama mais completo sobre as vantagens e desvantagens do uso de defensivos agrícolas. Para conferir mais dicas e ficar por dentro das novidades do mundo country, navegue pelo blog Rodeo West!

Fonte imagem: portalagrigent.com