O avanço da tecnologia no campo – Saiba as novidades

Tecnologia no Campo
Tecnologia no Campo – Saiba mais

A tecnologia no campo evoluiu a passos largos contribuindo para o fortalecimento das atividades rurais. O desenvolvimento de técnicas e maquinários cada vez mais evoluídos permite deixar no passado metodologias obsoletas e potencializar o aumento da produção de alimento. Manter-se atualizado quanto a essas evoluções se mostra essencial para ter um empreendimento de sucesso no campo. 

Tecnologia no campo: como ela contribui para o crescimento do meio rural

O agronegócio é uma das bases de desenvolvimento do Brasil e possui uma relação íntima com a criação de novas tecnologias que permitem aumentar a produção de alimentos para atender a uma população crescente. Conseguir produzir em larga escala sem perder a qualidade é fundamental para quem investir na produção de alimentos. Continue lendo para entender como soluções tecnológicas podem ser aplicadas em diferentes contextos rurais.

Mecanização agrícola

A agricultura passou por um intenso processo de mecanização nas últimas décadas, um dos principais reflexos disso foi a redução da mão de obra para a realização de colheitas e plantio. A Revolução Industrial realizada na Inglaterra abriu precedentes para a proliferação de equipamentos, como colheitadeiras, semeadeiras e tratores. O principal objetivo do uso desses equipamentos é contribuir para o aumento de produção em larga escala de alimentos, algo fundamental em um contexto de aumento da população mundial. 

Inicialmente, foi motivo de grande discussão o fato de se reduzir a presença humana na lida diária agrícola, no entanto, se por um lado foi reduzida a quantidade de trabalhadores no campo, por outro aumentou consideravelmente o número de envolvidos em atividades ligadas aos setores de tecnologia e manutenção. 

A conclusão é que o processo de mecanização corrobora de forma significativa para a geração de empregos. Além disso, também contribui para o aumento da qualificação da mão de obra envolvida, atribuindo-lhe atividades com maior nível de complexidade e, dessa forma, oportunidades de melhores ganhos. A evolução da maneira como as atividades rurais são desempenhadas contribui para o fortalecimento da criação de um mercado de trabalho mais diverso e com melhor receptividade. 

Equipamentos para manejo de animais

Assim como a agricultura, a criação de animais também passou por um processo amplo de desenvolvimento tecnológico. O destaque fica para os equipamentos que permitem realizar atividades, como ordenha e inseminação artificial nos animais, com mais facilidade e assertividade, obtendo assim mais economia e resultados mais significativos. 

Uma fazenda com grande volume de produção, seja de gado de corte ou leiteiro, precisa dessa contribuição tecnológica para ter maior controle da criação e manutenção da qualidade dos seus produtos. O investimento em maquinário é um dos mais assertivos porque permite diversificar as atividades realizadas na propriedade e ter mais qualidade naquilo que está sendo feito. 

Aplicativos

Não tem como falar a respeito de tecnologia no campo e não mencionar o aumento do alcance dos aplicativos. Nos últimos anos, foram sendo desenvolvidos apps focados em facilitar o dia a dia de quem trabalha no campo. Para se ter uma ideia, é possível monitorar uma plantação através do celular, assim como coletar informações específicas a respeito de atividades cotidianas.

Muitos fazendeiros já contam com a tecnologia mobile para tomar decisões quanto ao tipo de cultivo ou criação em que irão investir. Alguns aplicativos usam como base variáveis como geolocalização, tipo de cultura, entre outros, para indicar quais são as melhores opções. 

O monitoramento das plantações pode ser feito através de imagens de satélite, contribuindo para entender quais são os melhores passos a seguir para o seu fortalecimento. Para muitos empreendedores do campo já é difícil pensar no trabalho cotidiano sem o uso dessa tecnologia. Quem ainda não está alinhado com as novidades do mercado deve ir em busca desse cuidado para não ficar preso a métodos ultrapassados e obsoletos. 

Previsão climática

Um dos segmentos tecnológicos em que o mercado rural vem apostando as suas fichas é o de previsão climática. Os produtores brasileiros dependem de um bom sistema de apuração do clima para que possam direcionar os seus esforços de maneira mais correta para uma produção interessante. 

A segurança quanto à estabilidade do clima é crucial para quem está investindo na produção agrícola e, por isso, é fundamental que sejam desenvolvidos sistemas mais confiáveis e que considerem variáveis mais relevantes para a agricultura. Esse é um setor que ainda pode evoluir consideravelmente nos próximos anos. Aplicativos e sistemas de previsão de chuvas, bem como de aumento de temperatura, terão cada vez mais receptividade para a agricultura. 

Frequente feirar do setor para se manter atualizado!

Para se manter atualizado quanto às novidades tecnológicas para o campo a dica é frequentar feiras do segmento. Nesses eventos são apresentados os novos maquinários e suas potencialidades. Essa é uma maneira prática de entender como está caminhando o avanço no campo e qual é a direção a seguir. 

Que tal ficar por dentro de outras novidades no mundo country? Confira outros posts e deixe seu comentário abaixo!

Imagem: https://www.shutterstock.com/