Estratégias de marketing para produtores rurais
Agronegócio

Estratégias de marketing para os produtores rurais

Os produtores rurais vêm descobrindo a relevância de apostar em estratégias de marketing em um contexto de popularização da internet e redução de barreiras. Continue lendo para conhecer algumas dessas estratégias que podem ajudar a alavancar resultados.

5 Estratégias de marketing para produtores rurais

O marketing tem se tornado uma ferramenta essencial para o agronegócio, permitindo alavancar empresas rurais e abrir uma série de oportunidades nesse segmento.

O chamado Marketing Rural caracteriza-se por ser um conjunto de ações que objetivam colocar em evidência, divulgar e comercializar os produtos e serviços dos produtores rurais com mais facilidade e alcance.

Essas estratégias ainda contribuem para a criação e fixação de uma imagem positiva dos empreendimentos rurais. Em um cenário cada vez mais competitivo, em que é fundamental ter rapidez para tomar decisões, é essencial estruturar suas ações em estratégias sólidas.

Confira a seguir algumas das principais estratégias que podem ser adotadas com sucesso pelos produtores rurais.

1 – Definição de uma persona

A estratégia de construção de uma persona consiste em desenvolver um cliente X que reúne as principais características do público-alvo de um negócio. O produtor rural que identifica seu público tem mais facilidade para desenvolver uma comunicação mais efetiva e que demande menos custos.

Basicamente, se trata de definir para quem os produtos e serviços estão sendo desenvolvidos. Quem deve ser impactado pela comunicação. É importante pontuar que um empreendimento pode ter mais de uma persona. Se for esse o caso do seu negócio, é válido traçar esses diferentes perfis.

2 – Desenvolvimento de um site

Vivemos em plena era digital, logo, para ser relevante no mercado é fundamental ter presença online. Além de perfis em redes sociais para interagir com os potenciais clientes, é importante ter um site. A página oficial do seu empreendimento funciona como uma vitrine.

Não se engane, o site ainda tem grande importância dentro do marketing digital e deve ser visto como uma prioridade. Ele deve ser desenvolvido de forma a ter uma comunicação direta com o público-alvo e cumprir a sua missão de divulgar a organização. É como um cartão de visitas virtual que toda empresa deveria ter.

3 – Criação de conteúdo

O marketing passou por profundas transformações devido ao avanço da tecnologia. Hoje em dia, é impensável uma empresa que não utilize ferramentas digitais para se comunicar com seu público. Uma das ferramentas mais relevantes, atualmente, é a criação de conteúdo.

O conteúdo consiste na produção e divulgação de informação para que o público possa conhecer mais sobre os produtos/serviços da sua companhia. É a partir disso que a audiência compreende que tem um problema que pode ser solucionado pelo produto ou serviço que a sua empresa tem a oferecer.

Tenha em mente que esse conteúdo pode tanto dizer respeito à forma como sua fazenda trabalha quanto ao valor daquilo que ela entrega. No entanto, não se deve desenvolver conteúdo com viés publicitário e sim informativo.

Uma possibilidade é ensinar a sua audiência a como cultivar uma horta, por exemplo. Quando o conteúdo impacta positivamente quem está lendo tem mais chances de gerar retorno, ou seja, a compra.

4 – Uso de SEO

O objetivo principal do SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca, em português) é tornar uma página mais relevante para um determinado perfil de pesquisa.

Basicamente, isso significa buscar formas de responder da melhor forma as dúvidas dos usuários. Quando o SEO é bem utilizado, é possível conectar o usuário (possível audiência) às respostas fornecidas pela sua companhia.

Nesse ponto encontramos a dica dada no tópico anterior, ou seja, fornecimento de conteúdo informativo de qualidade para os usuários. É um ciclo, o usuário tem uma dúvida e procura uma resposta em um buscador e encontra a página da sua empresa.

Ao ler o conteúdo e perceber que ele supre suas necessidades, o usuário assimila que sua marca é relevante para ele. Em um próximo momento em que for realizar a compra de um produto/serviço relacionado, considerará a sua marca antes das demais.

5 – Uso de funil de vendas

Resumidamente, o funil de vendas é uma ferramenta que ajuda a fazer o acompanhamento do cliente desde o momento em que tomou conhecimento da solução da sua empresa até a eventual compra. Comprar não é um processo direto, ele tem etapas e estas devem ser devidamente conhecidas pelas empresas.

Entender que essas etapas existem é fundamental para guiar o cliente de forma correta desde o primeiro contato até o encerramento do processo com o fechamento do negócio.

Ressaltamos que nem sempre o resultado do funil de vendas é a venda. Pode ser que o cliente não efetue a compra e, nesse caso, é essencial compreender por que o processo não foi concluído. A partir dessa avaliação, é possível repensar as estratégias para torná-las mais aptas a trazerem bons resultados.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre as estratégias de marketing que podem ser empregadas pelos produtores rurais? Navegue pelo blog Rodeo West para conferir mais dicas sobre negócios e a vida no campo!

Fonte imagem: pexels.com