Homem em uma fazenda realizando a gestão agrícola
Agronegócio

Gestão Agrícola: o que é e como ela te ajuda a lucrar mais

A gestão agrícola é uma grande aliada para impulsionar a produção rural e para o uso de recursos sem desperdício. Continue lendo para entender mais sobre o conceito e de que forma pode ajudar a aumentar os lucros da sua empresa rural. 

O que é Gestão Agrícola?

A agricultura é uma das atividades humanas mais antigas, acredita-se que os primeiros grãos foram cultivados a cerca de 20.000 a.C. Ao longo dos séculos a atividade evoluiu e surgiu a figura dos produtos rurais. Dessa forma o cultivo das lavouras se tornou uma atividade comercial.

E como toda atividade comercial, demanda um sistema de gestão para controlar os custos e os lucros. Em linhas gerais, a gestão agrícola é o processo de administração de uma propriedade rural. Dentre os principais objetivos dessa atividade de gestão estão otimizar a produção e potencializar os lucros.

Os métodos e estratégias que fazem parte desse sistema de administração se relacionam desde o preparo do solo até a venda dos produtos. Faz parte do escopo de atividades da administração agrícola a gestão orçamentária e o controle da frota e estoque. 

Gestão agrícola: entendendo o processo

A gestão agrícola ou do agronegócio contempla os processos logísticos, algumas etapas do processo de produção e a chegada dos itens até o consumidor final. Vai além da gestão financeira, mas também a abrange.

Nos últimos anos, o Brasil vem se consolidando como um dos grandes produtores rurais do mundo. Nesse contexto, é determinante que os produtores rurais estruturem o sistema de produção para poderem atender às exigências do mercado internacional. 

Os processos precisam estar devidamente estruturados e definidos para que tudo funcione. Há um número expressivo de propriedades focadas em agricultura familiar por todo o Brasil. Independentemente do porte ou do formato do empreendimento rural, há a necessidade de contar com esse tipo de sistema organizado.

Funções da gestão agrícola

Basicamente, tem como funções o controle da produção, do fluxo de caixa, estoque e custos. Administrando uma fazenda com base nesse sistema de gestão é mais fácil potencializar os lucros. Qualquer tipo de negócio precisa de uma administração eficiente e é exatamente isso que a gestão agrícola oferece.

Como a gestão agrícola ajuda a lucrar mais?

Ao aplicar o sistema de gestão agrícola na sua propriedade rural, o produtor, encadeia o sistema para um funcionamento mais eficiente. Conhecer todos os elementos essenciais para manter o empreendimento funcionando é crucial para o crescimento dos lucros.

A partir de uma análise financeira mais profunda é possível encontrar os gargalos e resolvê-los com efetividade. Inclusive, mais do que potencializar a lucratividade, a gestão agrícola contribui para identificar eventuais problemas futuros e resolvê-los.

Como aplicar a gestão agrícola na sua propriedade?

Confira a seguir os passos essenciais para implementar a gestão agrícola na sua propriedade rural.

Fluxo de caixa

O correto controle do fluxo de caixa é fundamental para a implementação de um sistema eficiente de gestão agrícola. Ao ter controle sobre o fluxo de caixa é mais fácil identificar e eliminar os custos desnecessários que comprometem os ganhos. Também torna mais fácil tomar decisões seguras para o empreendimento.

De início você pode montar o fluxo de caixa numa planilha do Excel. Numa planilha inclua tudo o que entra na fazenda e em outra planilha tudo o que sai da propriedade. Prossiga criando uma fórmula somatória para cada uma das colunas. Dessa forma você poderá ver quanto sobra e o quanto falta para que a conta feche.

Base de custos

Para uma boa gestão agrícola é fundamental conhecer todos os custos envolvidos na produção da propriedade, ou seja, a base de custos. Em outras palavras, o gestor precisa saber exatamente o que entra e o que sai. Assim haverá um parâmetro sólido a respeito das despesas e do lucro oferecido pela produção.

Gestão da produção da lavoura

Todas as etapas da produção agrícola da propriedade devem estar devidamente estruturadas e definidas. O gerenciamento do controle de produção é fundamental para um bom planejamento em médio e longo prazo. Permite ainda identificar as oportunidades da safra. 

Para haver um bom gerenciamento da fazenda é indicado o uso de equipamentos e softwares de gestão agrícola. O produtor deve utilizar essas ferramentas como base para o sensoriamento remoto e aumento da produtividade. 

Gestão de controle para estoque

O controle de estoques é importante para que se tenha um conhecimento pleno dos insumos necessários para a safra. O produtor rural deve saber exatamente quais insumos são necessários, quais já possui, quais precisa adquirir, quantidades, entre outros.

Os insumos necessários para a produção devem ser devidamente cadastrados no estoque. Assim haverá um maior controle e os materiais precisam ser armazenados observando as necessidades de produção.

Gostou de saber mais sobre a gestão agrícola e como ela pode potencializar os lucros? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pexels.com