Mulher realizando uma análise foliar
Curiosidades

Análise foliar: aprenda a fazer o “check-up” da lavoura

A análise foliar é uma técnica que auxilia na identificação de deficiências nutricionais na produção agrícola. A partir dessa observação é possível adotar medidas de correção evitando a limitação da produtividade. Continue lendo para entender melhor.

O que é análise foliar?

Recebe o nome de análise foliar um conjunto de métodos bioquímicos que permitem determinar a quantidade de nutrientes minerais nas células de uma folha. Nessa metodologia, são utilizadas amostras de folhas da plantação que são posteriormente processadas. 

A partir desse processo de análise é verificada a quantidade de moléculas ou nutrientes isolados. Em outras palavras, essa técnica nada mais é do que um “check-up” para identificar o quanto as plantas conseguiram absorver dos nutrientes a elas oferecidos. 

Os resultados dessa análise podem ser comparados com as quantidades esperadas ou exigidas para cada etapa da produção agrícola. É importante salientar que a nutrição das plantas tem grande influência na produtividade das culturas agrícolas.

Análise foliar não substitui a análise do solo

Os produtores rurais devem estar cientes de que a análise foliar e a análise do solo são técnicas complementares. Então, para que a lavoura tenha bons resultados é essencial investir na realização de ambas.

O papel da análise foliar é o de identificar se a correção e adubação do solo foi o bastante para atender as expectativas. Por sua vez, a análise do solo permite determinar as quantidades necessárias de produtos para corrigir o fornecimento de nutrientes para a cultura em questão.

No entanto, há fatores que podem gerar deficiência ou toxicidade de nutrientes, prejudicando o pleno crescimento da planta. Confira abaixo alguns desses fatores:

– Amostragem ruim do solo para análise;

– Cometimento de erros no cálculo de correção e adução;

– Dificuldades para aplicar fertilizantes;

– Inativação ou lixiviação de nutrientes;

– Características físicas ou químicas do solo;

– Dificuldades de crescimento da raiz;

– Seca ou alagamento (estresses bióticos).

Por isso é tão importante conferir se a projeção feita pela análise do solo foi alcançada efetivamente. Também é relevante verificar se a planta absorveu as quantidades ideais de nutrientes. O objetivo é que as plantas tenham acesso ao que necessitam para se desenvolver com qualidade e saúde.

Como fazer a amostragem para a análise foliar?

A amostragem de folhas para a análise foliar deve ser feita corretamente para que se tenha bons resultados. A melhor época para a coleta de amostras foliares depende da cultura cultivada. Lembre-se de que essa técnica costuma ser usada para corrigir as deficiências para as etapas de desenvolvimento que se relacionam à produção.

Por exemplo, no cultivo de café, as análises costumam ser feitas nas fases de chumbinho/chumbão. Geralmente, em torno do mês de dezembro, antes da granação dos frutos. 

No caso de culturas anuais de grãos é possível realizar a coleta mais de uma vez na safra. Geralmente, a coleta é feita nas fases finais do ciclo vegetativo e inicial do ciclo reprodutivo. 

Pontos importantes para uma coleta de amostras

Confira abaixo quais são os tópicos que devem ser considerados para uma boa coleta de amostras para a análise foliar: 

Áreas de coleta

É importante que as áreas de coleta sejam as mesmas em que foi realizada a análise do solo. Assim será possível realizar a comparação.

Coleta múltipla

A coleta das folhas deve ser feita de forma aleatória de diversas plantas. Para isso, ande em ziguezague pela plantação dentro de cada talhão.

Sacos de papel

As folhas coletadas devem ser armazenadas em sacos de papel e não em sacos plásticos. 

Identificação

É fundamental que as amostras sejam devidamente identificadas de acordo com a fazenda, talhão, cultura, etapa de desenvolvimento e expectativa de produção.

Não colete após adubação

A coleta de amostras não deve ser feita logo após a adubação do solo ou aplicação de defensivos agrícolas.

Evitar folhas prejudicadas

Evite incluir dentre as amostras folhas que tenham sido atacadas por pragas, que apresentem necroses ou que apresentem sintomas de doenças.

Cuidado com folhas úmidas

Não se deve colher folhas úmidas ou molhadas, ou seja, após processo de irrigação ou de chuvas.

Evite algumas áreas

Não é interessante colher folhas de áreas próximas a carreadores e estradas.

A análise

A execução da análise foliar pode ser feita em laboratórios privados, ou ainda em instituições estaduais ou federais como Embrapa e Epamig. Universidades também costumam realizar esse tipo de análise tão importante para a agricultura.

Estando de posse dos resultados da análise foliar, o produtor rural, deve fazer a comparação entre os números detectados e os valores de referência. Lembrando que cada cultura possui seus próprios valores de referência. Se alguma deficiência for identificada é possível fazer a correção através da aplicação de nutrientes através do solo ou das folhas.

Gostou de conhecer mais sobre o processo de análise foliar? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!

Fonte da Imagem: pexels.com