Agronegócio

A logística de uma fazenda

A logística do transporte de produtos de uma fazenda deve ser eficiente para que o produtor não perca partes de seus potenciais lucros pelas rodovias do país. Cada vez mais os fazendeiros precisam se portar como empresários, isto é, administrar com assertividade a produção e todo o processo que faz com que seus produtos cheguem ao consumidor final sem danos. A seguir, falaremos a respeito dos novos rumos para o armazenamento, transporte e distribuição de alimentos produzidos em fazendas.

Potenciais problemas do transporte de produtos

Atualmente muito se fala sobre o desenvolvimento de uma nova logística de fazenda que objetiva fazer com que os produtos alimentícios do campo cheguem ao seu destino final com mais qualidade e menor taxa de perda. A grande dificuldade que se tem hoje em dia é que os alimentos passam longos períodos fechados em caminhões pelas rodovias brasileiras e chegam ao destino maduros demais, machucados ou até estragados.

Técnicas de armazenamento e transporte de produtos

Quando se trata da logística de transporte de alimentos é fundamental evitar que ocorram danos físicos aos produtos durante o deslocamento, assim como a contaminação dos mesmos por fontes externas. Têm sido desenvolvidas diferentes técnicas de armazenamento e transporte para variados tipos de alimentos.

Soja e grãos

Soja e grãos em geral, por exemplo, devem ser transportados em silos de armazenagem adequados com controle de temperatura e umidade. Trata-se de um cuidado particularmente importante para esse tipo de cultura para evitar a contaminação por micro-organismos, haja vista que percorrem longas distâncias até o destino final.

Além do local em que as sacas de soja e grãos serão mantidas durante o transporte é necessário evitar que o descarregamento seja feito manualmente, pois isso implica arremessar as embalagens, que podem estourar e ser desperdiçadas.

Refrigeração

Quem produz frutas ou hortaliças deve ter atenção para que o transporte seja feito num ambiente refrigerado e que as unidades não estraguem até chegar ao consumidor final.

É muito comum que boa parte desses produtos que partem do norte para o sul do Brasil cheguem sem condições de consumo. É necessário ter atenção também à higiene e saúde dos seus produtos. A refrigeração tem sido o calcanhar de Aquiles de alguns produtores de carne bovina, pois no momento da descarga alguns entregadores descuidados podem deixar a porta do caminhão frigorífico aberta mais do que devem e comprometer a qualidade do produto.

Fiscalização

De acordo com lei de 1969 todos os veículos envolvidos em atividades de transporte de alimentos precisam ter o licenciamento sanitário concedido pela secretaria de saúde local. A qualidade e a higiene do transporte de produtos alimentícios no Brasil possui fiscalização realizada por técnicos da Vigilância Sanitária que, infelizmente, não tem uma estrutura adequada ao volume dessa logística.

As empresas de médio e grande porte que atuam no segmento de logística de alimentos têm investido cada vez mais em técnicos próprios que fiscalizam o processo tentando reduzir o impacto das perdas. Como, ainda assim, era difícil ter um monitoramento constante da atividade dos trabalhadores envolvidos no transporte, algumas companhias estão utilizando tacógrafos, equipamentos que permitem verificar a velocidade a que o caminhão chegou, distância que percorreu entre outros.

Possíveis soluções para a logística do transporte de alimentos

Para quem tem uma fazenda ou um sítio com foco na produção de alimentos e acha complicado vencer as barreiras impostas pela logística atual recomendamos algumas soluções práticas. Se for financeiramente viável, é interessante ter seus próprios caminhões para o transporte da produção para o destino final, isso permitirá o controle do padrão de qualidade para os seus alimentos.

Trabalhar com distribuidores mais próximos da sua localização também é válido para reduzir o desperdício que se dá pelo deslocamento, no entanto, isso nem sempre é possível. Num cenário sem caminhões próprios e também sem um distribuidor próximo, recomendamos a contratação de uma empresa de logística que preze pela qualidade do seu serviço e que tenha mecanismos de monitoramento dos caminhões. O desenvolvimento da tecnologia remota permite que se tenha o conhecimento de questões como velocidade média dos caminhões, quantidade de paradas, contagem de abertura de portas, entre outras.

Desenvolvendo o padrão de qualidade dos centros de distribuição

Chegamos a um ponto-chave do desperdício de alimentos: o centro de distribuição. Esses locais não têm cuidados de climatização e manuseio com os produtos que recebem, de maneira que é importante estabelecer um diálogo entre os produtores e esses locais. Também é de interesse dos proprietários desses centros preservar uma quantidade maior de alimentos.

Tornar a sua fazenda mais lucrativa com base numa logística mais assertiva não precisa ser complexo, basta focar em processos qualitativos. Você pode entender melhor como administrar uma fazenda com essas dicas.