A imagem nos mostra um dos tipos de pulverizadores do mercado
Agronegócio

Descubra os principais tipos de pulverizadores

Há uma grande variedade de tipos de pulverizadores e saber escolher o mais adequado para cada lavoura é decisivo para o sucesso do cultivo. No artigo a seguir apresentaremos as principais opções e suas aplicações. Boa leitura!

Tipos de pulverizadores: conheça as opções

Os pulverizadores são equipamentos que convertem insumos agrícolas líquidos (fertilizantes ou defensivos) em gotículas pequeninas. Com o uso desses equipamentos se torna possível fazer com que essas gotículas (que contêm os insumos) cheguem à superfície das plantas.

Embora existam diferentes tipos de pulverizadores, é interessante observar que o funcionamento básico deles é o mesmo. Dessa forma, um pulverizador possui os seguintes elementos:

– Tanque;

– Sistema de movimentação da calda no tanque;

– Filtros;

– Bomba;

– Mangueiras;

– Sistema de acionamento;

– Bicos pulverizadores.

Dependendo das características da plantação,podem ser necessários alguns acessórios. É devido a essa necessidade eventual de acessórios que existem diferentes tipos de pulverizadores.

O tamanho e as aplicações para que são utilizados tornaram os pulverizadores especializados. Há desde equipamentos pequenos até equipamentos de grande porte. Confira a seguir mais detalhes sobre os diferentes tipos desses equipamentos.

Pulverizador manual

Esse é o menor pulverizador que existe e, dessa forma, sua capacidade de operação é reduzida. Os reservatórios são da ordem de 0,25 a 1,0 l. Geralmente, são operados com uma das mãos e muito utilizados em viveiros e estufas. Também podem ser bastante úteis para os produtores rurais que precisam fazer tratamentos localizados.

Pulverizador costal

Esse tipo de pulverizador costuma ser usado em áreas pequenas ou em lavouras de menor porte. O nome desse equipamento se deve ao fato de que ele é usado nas costas do operador que espalha as gotículas caminhando entre a lavoura. Nesse modelo, a pressurização da calda é feita de três formas distintas que se caracterizam por:

Costal manual

Nesse tipo o bombeamento é realizado através de uma alavanca que aciona a bomba no reservatório.

Costal motorizado

O acionamento da bomba é feito por um motor que normalmente é a diesel.

Costal pressurizado

Nesse caso, o reservatório com a calda é pressurizado, eliminando dessa forma o bombeamento.

Pulverizador em barra

Esse é um modelo de pulverizador de maior porte e tracionado, ele é acoplado ao trator para cobrir áreas mais amplas. No lugar do bico pulverizador, a calda é levada até uma barra transversal em que são instalados diversos bicos, isso permite a cobertura de uma área de maior porte.

O equipamento é motorizado e conta com diversos acessórios, como filtros, incorporador, sistemas de agitação, entre outros. A tecnologia vem proporcionando seu aprimoramento que, atualmente, já conta com sensores, sistemas de compensação e, em alguns casos, até GPS.

Pulverizador autopropelido

Esse pulverizador realiza o próprio deslocamento, dispensando o uso do trator. Nele, há uma cabine para o operador. É um modelo de grande agilidade e performance que pode empreender diferentes velocidades e rendimentos acima do esperado.

Geralmente, pode operar com barras longas com quase 30 metros e diversos bicos que realizam a pulverização simultaneamente. Esse modelo pode contar com tanque de mais de 2 mil litros de capacidade de calda, algo que permite maior autonomia, uma vez que reduz a quantidade de paradas para abastecimento.

Atomizador

Tecnicamente, atomizadores não são pulverizadores, mas podem ter um uso semelhante. Os atomizadores consistem em equipamentos que durante o seu funcionamento lançam produtos (calda ou pó) devido à sua velocidade de ar gerada. Podem ser usados para cobrir áreas mais amplas, como plantações de laranja e café. São usados também nas áreas em que não é possível acessar com o trator.

Esses equipamentos podem ser usados também para fornecer ração para os peixes em lagos de piscicultura ou ainda para aplicar calcário para corrigir o solo. Pode ser usado na agricultura para aplicação líquida, ideal para lavouras que suportam velocidades do ar mais altas.

Como escolher o melhor pulverizador?

Confira a seguir os critérios que devem ser considerados para escolher o pulverizador mais adequado para cada caso.

Tipo de cultura

O tipo da cultura em que o equipamento será utilizado é o primeiro critério que deve ser considerado. Em culturas de gramíneas, como o arroz e o trigo, é mais indicado um pulverizador de barra. Já no caso de plantas arbóreas, como laranja e café, o mais indicado é o atomizador. Cada tipo de cultura se adéqua a um tipo de pulverizador diferente.

Extensão da área

O tamanho da área a ser pulverizada influencia na escolha. Em uma pequena horta, por exemplo, não compensa usar um equipamento de maior porte como aqueles que são acoplados a tratores.

Capacidade do tanque

No caso das grandes lavouras, é importante observar a capacidade do tanque para evitar a necessidade de paradas de reposição.

Viabilidade econômica

Análise da relação custo e benefício do equipamento, algo determinante antes de qualquer investimento significativo.

Gostou de saber mais sobre os tipos de pulverizadores? Acesse outras postagens do blog da Rodeo West para conferir mais dicas e novidades sobre o universo country!