As máquinas agrícolas que mais vão ajudar sua fazenda
As máquinas agrícolas têm ocupado um lugar cada vez mais importante no dia a dia das fazendas, especialmente por sua evolução tecnológica que torna possível fazer mais com equipamentos mais compactos. Durante o último século, assistimos a uma verdadeira revolução no maquinário, que foi modernizado e passou a contar com maior usabilidade para o campo.
Máquinas agrícolas – as mais importantes para o trabalho na fazenda
Conheça um pouco mais sobre as novidades em máquinas agrícolas que vão tornar o trabalho da fazenda mais simples.
Colheitadeiras
Essa é a máquina agrícola mais importante para quem atua no segmento de grãos, pois automatiza a colheita e separação dos mesmos. Os pequenos e médios produtores podem se beneficiar enormemente com a adição de máquinas S 430 e S 440 da John Deere, colheitadeiras que operam com motores de 201 e 238 cavalos de potência. Dentre os diferenciais estão o rotor para trilha, bem como a separação dos grãos que deixam no passado o sistema de saca de palhas.
Ainda falando sobre colheitadeiras, é importante citar o modelo MF 9695 Trident da Massey Fergusson, que permite ao fazendeiro obter uma economia de até 30% de combustível com o uso ideal. Essa máquina agrícola ainda é capaz de manter a potência de 380 cavalos, mesmo quando o tanque chega à reserva. O sistema de processamento Trident permite uma separação mais qualitativa dos grãos com seu rotor de 70 cm de diâmetro e 3,56 cm de comprimento.
Tratores
Os tratores são de grande importância para a mecanização de algumas das mais importantes atividades agrícolas, como o plantio direto. Esses veículos evoluíram muito ao longo do século passado e atualmente também são empregados para arar, plantar campos e realizar cultivo. Uma das marcas que mais se destaca no setor de tratores é a New Holland, e um modelo interessante para pequenos e médios produtores é o TL 75 Exitus.
A Agrale é outra marca de máquinas agrícolas que merece atenção, especificamente para o trator 575 Super, que tem um design muito mais ergonômico para o operador do equipamento: as alavancas de comando passaram por novo projeto de posicionamento e o novo banco foi pensado para ser mais confortável.
Porém, quando o assunto é modernização, não podemos deixar de citar o Trator Conceito Autonumus da Case IH, que oferece a possibilidade de guiar a máquina por tablet usando um sistema de GPS. A base do modelo são os tratores da série Magnum, da Case.
Plantadeiras
As plantadeiras permitem aumentar significativamente o plantio de sementes, além de proporcionar mais assertividade nesse processo. Um dos modelos de destaque nos últimos tempos dentre os agricultores é a Plantadeira Easy Riser, da Case IH, que possui um reservatório maior e garante uma autonomia de aproximadamente 30% a mais. Esse equipamento é capaz de armazenar cerca de 2,1 toneladas de sementes e de 6 toneladas de adubo, uma ajuda e tanto para as plantações.
A New Holland, marca consolidada no segmento de máquinas agrícolas, investiu no desenvolvimento da sua primeira plantadeira, o modelo PL5000. É interessante lembrar que a máquina foi criada na unidade de Piracicaba, em São Paulo. Esse modelo conta com caixa de sementes com capacidade para uma tonelada e reservatório para adubo com capacidade de 6 toneladas. O objetivo de armazenamento tão grande é poder plantar fazendo menos paradas.
A John Deere também possui uma linha bastante diversificada de plantadeiras, tendo modelos que atendem à demanda de pequenos, médios e grande produtores. Um dos destaques fica para a Plantadeira 2122, que realiza um trabalho de distribuição uniforme de sementes e, assim, oferece um revolvimento menos intenso do solo.
Máquina agrícola 3 em 1
Uma das sensações no âmbito de máquinas agrícolas modernas é a colheitadeira, pulverizador e podador K 3500, um magnífico 3 um 1. O modelo desenvolvido pela Jacto é versátil e pode ser utilizado tanto para a colheita como para a poda e pulverização.
Para fazer o uso de cada uma das funções, basta mudar o complemento acoplado. Uma das grandes vantagens desse tipo de equipamento é poder ser usado o ano todo e não ficar parado, sujeito à deterioração. Vale ressaltar, ainda, que no âmbito da pulverização é uma máquina que trabalha com maior sustentabilidade.
As máquinas agrícolas apresentadas acima são de grande ajuda para quem tem fazenda e, ano após ano, dedica-se a mudanças e adição de novas tecnologias que visam à sua modernização. O meio rural tem muito a ganhar com esse alinhamento tecnológico em termos de produtividade, qualidade e tempo de trabalho.